Aderir à práticas de ESG é imprescindível no franchising

0
417
praticas de esg e imprescindivel no franchising
praticas de esg e imprescindivel no franchising

O que para algumas franquias ainda é um termo desconhecido, para outras, que estão atentas às tendências do mercado, é algo imprescindível. Estamos falando do ESG, sigla de Environmental, Social and Governance.

O ESG trata de uma série de ações sustentáveis que se baseiam em três pilares: o social, o ambiental e a governança corporativa. E o principal intuito é fazer com que as empresas e instituições comecem a pensar como podem contribuir com o cuidado com o planeta, com as pessoas e promover uma gestão mais justa e equilibrada.

As práticas de ESG não só demostram a responsabilidade ambiental e social que as franqueadoras possuem, mas também podem resultar em um crescimento significativo para as redes. Por meio dessas iniciativas, muitas franqueadoras conseguem melhorar sua reputação no mercado, conquistar novos consumidores e fornecedores e até aproveitar linhas de crédito mais atrativas. 

Os brasileiros buscam marcas que cuidem do meio ambiente, tenham responsabilidade social e adotem melhores práticas de governança

Para entender como é possível aumentar a lucratividade da sua rede e alcançar um número maior de clientes por meio do ESG, uma pesquisa elaborada pela agência de pesquisa Union + Webster, e divulgado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) mostrou que grande parte dos brasileiros opta por consumir de empresas que sejam mais sustentáveis. O estudo apontou que 87% da população prefere produtos e serviços de redes que estejam ligadas com a sustentabilidade e demonstrem ter responsabilidade social. 

Além disso, só em pesquisas no Google, por exemplo, a busca pelo termos “ESG” aumentou em torno de 90% nos últimos anos. 

Com isso, não há dúvidas de que os pilares deste movimento devem ser usados nas franqueadoras de maneira estratégica, especialmente porque o público final também têm cobrado esse tipo de postura das marcas.

Vale destacar ainda que as ações de ESG não são exclusividades para grandes franquias, ou com um longo tempo de atuação no seu mercado, pois mesmo as marcas menores e iniciantes neste sistema podem utilizar dessa estratégia imprescindível para sua expansão.

Como as franquias podem aderir às práticas de ESG?

Para adotar ações de ESG na sua rede é importante saber que não existe uma receita única para seguir.

A maneira com que a sua franquia poderá implementar essas práticas depende de como é o seu modelo de negócio, o porte da franqueadora, o segmento no qual ela está inserida e muitas outras questões.

Entretanto, para ilustrar algumas possibilidades, o Solutto elencou abaixo exemplos de iniciativas abaixo que podem te ajudar a tirar ideias do papel.

  • Redução da geração de resíduos; 
  • Plantio de árvores; 
  • Apoiar causas sociais, como ações de caridade e programas de voluntariado que ajudem a comunidade local; 
  • Desenvolvimento da cadeia produtiva de matérias-primas não tóxicas para a confecção dos produtos; 
  • Uso de energia limpa;
  • Oferecimento de oportunidades de ingresso no mercado de trabalho;
  • Avaliação periódica sobre as remunerações e benefícios oferecidos aos colaboradores;
  • Ações de incentivo aos cuidados com saúde física, mental e financeira de profissionais e franqueados;
  • Utilização de materiais recicláveis para confecção dos produtos; 
  • Uso da economia circular; 
  • Transparência na prestação de contas; 
  • Oferecer produtos ou serviços que promovam a sustentabilidade e a saúde, como produtos orgânicos, veganos e sem testes em animais;
  • E muito mais!

Sobre o Solutto 

O Solutto é um ERP especializado no mercado de franchising que, assim como as práticas de ESG, pode contribuir muito com o crescimento eficiente da sua rede.

O sistema possui ferramentas modulares que ajudam franqueadores e franqueados a otimizar seus processos, profissionalizar a comunicação e acelerar a expansão. Entre os módulos estão: consultoria de campo, extranet, universidade corporativa (EAD), central de compras, CRM, indicadores de performance e desempenho, entre muitas outros.

O Solutto é indicado para a gestão de todos os tipos de franquias e oferece aos seus clientes tanto módulos prontas, como a opção de personalização de ferramentas, que se adaptam as necessidades de cada franquia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui