5 estratégias de franquias para se adaptar à crise do coronavírus

0
2889
estrategias franquias coronavirus
estrategias franquias coronavirus

A pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade de que empresas de todos os tamanhos e segmentos se adaptem e repensem estratégias. No franchising isso não é diferente, e muitas redes de franquias já estão se organizando com novas ações para navegar o momento de crise.

Cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para colaborar com o combate à disseminação do vírus e contribuir para a segurança de funcionários e clientes é primordial.

Respeitando as recomendações de distanciamento social, várias redes estão apostando em modelos de trabalho home office, serviços de delivery e no atendimento online como alternativas. Medidas mais rigorosas de higienização também estão sendo incorporadas ao dia a dia.

Já pensando em apoiar os franqueados nesse momento delicado de crise, algumas franqueadoras buscam oferecer isenção de taxas, descontos e suporte na negociação com fornecedores.

Outras marcas já começaram a desenvolver diretrizes para viabilizar a expansão nesse cenário, com ações como parcelamento de taxas e criação de novos modelos de negócio.

A seguir, você confere algumas das principais estratégias que as franquias estão adotando para lidar com a crise.

Foco em comunicação

O grupo Encontre Sua Franquia, detentor das franquias Encontre Sua Viagem, Acquazero, Quisto Corretora de Seguros, Mardelle Moda Íntima e SUAV, está investindo em comunicação interna com franqueados de todas as marcas.

“Estamos realizando videoconferências com toda a rede para comunicação em alinhamento de ações internas, medidas do governo válidas ao negócio para acalmar a euforia dos empreendedores e estreitamento do relacionamento com a rede”, conta Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia.

O grupo também está intensificando o trabalho do marketing em materiais para sustentação das unidades das franquias neste período.

Para a Via Certa Educação Profissional esse é o momento de fortalecer a comunicação com seus contatos. De acordo com Jilo Shimada, diretor de expansão da rede, ter os prospects em casa abre oportunidades para conversas mais detalhadas, geralmente por telefone, sobre o negócio.

Segundo Shimada:

“Os investidores ainda estão temerosos com a situação econômica do país, principalmente quando o assunto é investir em um negócio. Porém, estamos aproveitando para abastecê-los de informações para que, quando houver a reação da economia, esses prospects já tenham as informações suficientes da nossa marca para, se for o caso, optar pelo investimento.”

Flexibilização do investimento

Mesmo em meio ao movimento natural de cautela, algumas franqueadoras estão pensando em soluções e estratégias para manter a expansão ativa dentro da nova realidade.

A Gigatron Franchising, rede especializada em desenvolvimento de software, já oferecia aos franqueados a modalidade de franquias home office. Agora, diante do novo cenário econômico, a rede aposta na redução do custo da taxa de franquia para R$ 2 mil. Também é possível fazer o pagamento parcelado dessa taxa, em até 12 vezes sem juros no cartão.

O parcelamento da taxa de franquia também foi adotado pela TROKZ, rede especializada em permutas multilaterais, e pela Solução Clean, franquia de serviços de limpeza. Ambas as marcas estão oferecendo aos investidores a possibilidade de pagar a taxa de franquia com uma entrada de 30% do valor total, e o restante em nove parcelas iguais.

Suspensão de taxas

Com planos para seguir com a expansão, a SMARTblocks está oferecendo aos novos franqueados a isenção da taxa de royalties durante seis meses. Assim, a primeira parcela da taxa fica prevista apenas para outubro.

Além disso, a rede de franquias especialista em robótica pedagógica estendeu o valor promocional da taxa de franquia e está focando no modelo home based.

Na mesma linha, algumas redes de franquias implementaram a estratégia de suspensão de taxas para reduzir também custos de franqueados que já estão em operação.

A Splash Bebidas Urbanas optou pela isenção dos royalties para os franqueados por um período de três meses. A rede também vai direcionar o investimento em marketing para fomentar a atuação via delivery em aplicativos como iFood, Uber Eats e Rappi.

Em nota à imprensa, Brunna Farizel, sócia-fundadora da Splash Bebidas Urbanas, afirma:

“Nosso papel é ajudar o franqueado a entender essa nova realidade. Percebemos que o coronavírus já mudou a rotina dos consumidores. Conhecer muito bem o nosso negócio nos faz entender a vulnerabilidade deste momento e assim conseguimos sugerir ações de impacto imediato.”

A Detroit Steakhouse suspendeu as taxas de royalties e de propaganda local para todos os franqueados. De acordo com informações da rede, a prioridade é ajudar os franqueados a enfrentar a crise, preservando empregos e a estabilidade monetária das franquias.

Já a UpCharger, rede que trabalha com publicidade em terminais de recarga para celulares e tablets, está oferecendo aos franqueados uma redução de 40% no valor de locação de equipamentos. A franqueadora também oferece, durante a crise, um desconto de 50% na criação de artes para mídias diversas.

Franquias do grupo Encontre Sua Franquia também vão atuar nesse campo, com condições flexibilizadas para quem já é franqueado.

Na SUAV, rede de franquias de estética, os franqueados tiveram desconto de 50% das taxas de royalties e propaganda no mês de março. Para o mês de abril, as taxas serão suspensas.

Os franqueados com lojas físicas da Encontre Sua Viagem e da Acquazero também tiveram desconto de 50% nas taxas no mês de março e recebem isenção em abril.

Já para os franqueados home office dessas duas marcas e da Quisto, a franqueadora está oferecendo a possibilidade de parcelar os próximos vencimentos de royalties e fundo de propaganda (de abril, maio e junho) em seis vezes a partir do segundo semestre.

Ampliação de modelos home office e delivery

Franquia home office, microfranquia e nano franquia: entenda as diferenças

Por possibilitar a prática do distanciamento social, os modelos home office e delivery estão em alta.

Na Chicken In House, rede de franquias de frango frito, o delivery é a aposta da franqueadora para novos negócios. O formato já se tornou o mais procurado por pessoas que estão pesquisando pela marca.

“Nascemos no delivery e só depois viramos franquia, por isso resolvemos trazer essa opção para o nosso público. Atualmente é o modelo mais procurado pelos os interessados em adquirir uma franquia, já que custa menos, traz comodidade e lucro certo”, declara John Lenon, fundador da Chicken In House, em nota à imprensa.

Já as marcas que atuam principalmente por meio de restaurantes e lojas físicas estão concentrando seus esforços em oferecer atendimento delivery.

A Casa Graviola, franquia de alimentação saudável, tem a rede 100% focada em pedidos para entrega e take away nesse momento, atuando principalmente em aplicativos de delivery como o iFood e o Uber Eats.

O Mundo Verde, por sua vez, está recebendo pedidos para delivery por telefone ou WhatsApp, diretamente com a loja mais próxima do consumidor. Mais de 140 unidades da rede de produtos naturais estão oferecendo serviço de delivery. A listagem das unidades e horários de atendimento foram disponibilizadas pelo Mundo Verde no site da empresa.

E não são apenas as franquias de alimentação que se beneficiam com sistemas de delivery nesse período: redes de outros setores também estão se adaptando para atender os clientes a domicílio.

É o caso da MaxiPay. A fintech passou a oferecer serviços bancários em modelo delivery, incluindo empréstimos, pagamentos e abertura de conta. A franqueadora também reduziu todas as taxas em 15% e aumentou o comissionamento dos franqueados em 20%, para apoiá-los durante a crise.

A Strike Brasil, rede de franquias especializada em personalização e performance automotiva, também está oferecendo seus serviços em delivery. Os franqueados vão até os clientes, atendendo com todo o equipamento de segurança (máscaras e luvas). A marca está atuando ainda com vendas online.

O caso das franquias home office é semelhante. A modalidade vem ganhando espaço nos últimos anos e, diante da crise do coronavírus, deve se fortalecer ainda mais.

Redes como a Artes Filmes, por exemplo, estão conseguindo manter o fluxo de trabalho. A empresa, que é especializada em produção de vídeos corporativos, já conta com modelo home office e tem registrado uma boa demanda de trabalho com a necessidade de vídeos informativos sobre o COVID-19.

Bruno Rodrigues, sócio da Artes Filmes, comenta:

“Vimos o nosso modelo de negócio estar totalmente encaixado numa necessidade atual, a de trabalhar de casa, com a mesma eficiência que se estivesse em um escritório.”

Atendimento online

Migrar para o online é outra alternativa para continuar atendendo clientes com segurança, além de permitir que franqueados e funcionários adotem o home office.

Entre as franquias de educação, várias migraram suas aulas para ambientes digitais. A oferta de cursos online faz com que os alunos possam continuar estudando mesmo com o fechamento das escolas, uma das primeiras medidas adotadas para conter a disseminação do coronavírus.

Redes como a Times Idiomas, o Kumon, a Enjoy Inglês Profissionalizante e a LifeCirco já estão disponibilizando cursos e aulas online.

Além de ofertar aulas online, a Jumper!, rede de cursos profissionalizantes e de idiomas, anunciou o lançamento de um novo modelo de negócio focado exclusivamente no ensino a distância.

A franquia EAD da Jumper! permite que os alunos acessem um portfólio com mais de 500 opções de cursos online, pagando uma mensalidade pelo acesso à plataforma. Os franqueados poderão atender milhares de alunos com uma estrutura mínima, sem necessidade de contato presencial.

Já a Royal Face, rede de franquias de beleza, está se adaptando para que os franqueados possam oferecer atendimento remoto nesse período. A rede desenvolveu um sistema de pré-avaliação online, no qual os clientes podem conversar com empresa, tirar dúvidas, conhecer as possibilidades de procedimentos e fazer um orçamento. A avaliação é feita por chamadas de vídeo e adianta o processo, ainda que possíveis mudanças possam ser necessárias pessoalmente.

Confira outras ações que as franquias estão adotando para contribuir com o combate à disseminação do coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui