18 executivos influentes no segmento de franquias de educação

1
3112
carlos wizard martins wizard
carlos wizard martins wizard

Buscar inspiração em que já alcançou é sempre uma boa ideia. Melhor ainda se o empresário de sucesso que você está modelando também pertencer ao mesmo segmento de negócio que você e tiver passado pelos mesmo desafios e problemas característicos do mercado.

A seguir, apresentamos alguns executivos do franchising bastante influentes no setor de franquias de educação para você conhecer, se inspirar e ter insights para alancar sua rede!

1. Carlos Wizard Martins – Fundador da Wizard

Carlos Wizard é um dos grandes nomes do empreendedorismo brasileiro. Em 1987 criou a escola de idiomas Wizard que segue, até hoje, como uma das maiores e mais importantes franquias de educação do país.

No segmento de ensino, o empresário também tem participação nas redes Wise Up e Number One. O grupo Sforza, fundo da família Wizard, ainda conta com marcas de outros setores, como Taco Bell, Mundo Verde e Ronaldo Academy.

2. Martin Oyanguren – Presidente da Pearson Brasil

Sediada em Londres, a Pearson é uma das mais importantes empresas de educação do mundo. E Martin Oyanguren é o responsável pela operação da companhia no Brasil.

O executivo está na Pearson Brasil desde 2013 e assumiu a presidência no ano passado. Nesse meio tempo, ele participou de um dos passos mais importantes da multinacional no país: a aquisição do Grupo Multi e a integração das redes Wizard (que se tornou Wizard by Pearson), Yázigi e Skill.

décio pecin jr CNA3. Decio C. Pecin Jr. – Presidente do CNA

Decio Pecin Jr. é presidente do CNA, uma das maiores franquias de educação do país, com 579 unidades. O executivo iniciou sua carreira no CNA em 2000, como diretor executivo, e assumiu a presidência em 2010.

Décio também já ocupou alguns cargos de prestigio na Associação Brasileira de Franchising (ABF). Foi diretor de capacitação, diretor de treinamentos, cursos e eventos e presidente da comissão de ética da instituição.

4. Marina Fontoura – CEO da Spot Educação

Economista e especialista em negócios pela Universidade de Harvard, Marina Fontoura é CEO da Spot Educação, holding que reúne as operações da Cultura Inglesa, do programa bilíngue Edify e da escola de tecnologia CodeBuddy.

Antes de entrar no universo da educação, Marina foi diretora de grandes consultorias empresariais.

5. Antônio Carlos Perpétuo – Fundador da Supera

Engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Antônio começou a empreender cedo. Ainda na universidade, idealizou um negócio de confecção e venda de carrinhos de batata-frita, depois montou uma fábrica de calçados e até se tornou bicampeão brasileiro de acrobacias aéreas com o avião que ele mesmo construiu.

Mas sua empreitada mais lucrativa veio algum tempo depois, quando Antônio buscava uma forma de ajudar o filho a se concentrar melhor nas aulas. Baseado no ábaco, desenvolveu o método Supera, que estimula o cérebro, eleva a capacidade cognitiva e melhora o aprendizado. Hoje a rede Supera conta com mais de 350 unidades e já treinou 120 mil alunos em todo o país.

Sylvia Barros The Kids Club6. Sylvia Barros – CEO da The Kids Club

Graduada em administração de empresas e formada no Programa de Formação de Executivos em Franchising pela Franchising University em 1995, Sylvia foi responsável pela implantação da master-franquia The Kids Club no Brasil. Ela também é membro do Conselho (Board of Trustees) da escola Lake Forest Academy e Coordenadora do Comitê de Educação da ABF.

7. Clodoaldo Nascimento – Presidente da Yes! Idiomas

Clodoaldo começou a trabalhar aos 12 anos para ajudar no sustento da família. Aos 19 se tornou representante comercial de uma escola de inglês e se apaixonou pelo segmento. Entrou na Yes! Idiomas algum tempo depois como gerente comercial e logo surgiu a oportunidade de abrir uma franquia da rede. A unidade de Clodoaldo prosperou e o levou a abrir outras franquias.

Em 2004, o fundador da Yes! Idiomas deixou o posto de presidente e Clodoaldo comprou a companhia. Assim que assumiu o cargo, criou um processo de expansão que permitiu que a marca saltasse de 17 para mais de 180 unidades.

8. Adolfo Souza – Diretor de marketing e franquias do CCAA

Adolfo é o responsável pelo marketing e pela expansão das franquias CCAA, a 4ª maior rede de educação no país, segundo levantamento da ABF. O executivo já passou pela gestão de marketing de grande companhias, como a Coca-Cola e a OI, e está desde 2009 na diretora do Grupo CCAA.

julio segala - Kumon9. Julio Segala – Diretor de marketing e expansão do Kumon

Júlio Segala é licenciado em matemática e física e começou sua carreira na sala de aula. O ensino tradicional, porém, não estava totalmente alinhado com o que o profissional queria para sua carreira.

Ele ingressou no Kumon em 1995 como coordenador de franquias e passou por diversos cargos de gerência – incluindo a gerência de suporte internacional, de comunicação e pesquisa e de expansão. Em julho de 2017, Segala se tornou diretor de marketing da maior franquia de educação do Brasil.

10. Marco Giroto – Fundador da SuperGeeks

Marco Giroto já tinha empreendido no segmento editorial, no mercado de pets e até aberto uma startup no Vale do Silício, polo de inovação nos Estados Unidos, quando idealizou a SuperGeeks. A ideia surgiu quando ele e a esposa, Vanessa Ban, ainda estavam nos Estados Unidos e começaram a perceber que escolas especializadas no ensino de tecnologia para crianças estavam começando a fazer sucesso por lá.

Como Marco aprendeu a programar desde cedo e Vanessa era professora, os dois uniram seus conhecimentos para criar a SuperGeeks, pioneira no segmento. Atualmente, a franquia de educação fatura R$ 20 milhões por ano e tem 62 unidades.

11. Leiza Oliveira – CEO da Minds English School

Leiza sempre se interessou pela área de educação e pelo empreendedorismo. Aos 16 anos,  começou a produzir e vender lingeries para as amigas para arcar com seus estudos e se tornar professora. Convidou o amigo Augusto Jimenez para ser seu sócio e juntos fundaram a Minds English School. Hoje a franquia conta com mais de 70 unidades.

Arno Krug Maple Bear

12. Arno Krug Junior – CEO da Maple Bear e Sphere Internacional

Graduado em varejo e negócios e especialista em estratégias disruptivas pela Harvard Business School, Arno Krug tem mais de 20 anos de experiência em Multinacionais, como Ambev e Pearson. Atualmente é CEO da Maple Bear na América Latina e da Sphere International School.

13. César Martins – Co-fundador da Happy Code

César Martins é engenheiro de computação por formação e co-fundador da Happy Code, rede de escolas de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes. Atualmente, a franquia de educação tem 130 unidades no Brasil e 16 em Portugal em Angola.

14. Ricardo Leal – CEO da inFlux English

Ricardo Leal é um dos fundadores e atual CEO da inFlux English School. Em 2019, a franqueadora está focada em inovação e deve implementar 7 novas plataformas tecnológicas para dar suporte ao ensino de idiomas para crianças e adultos.

15. Sidney Kalaes – Presidente do Grupo Kalaes

Kalaes é bastante conhecido no mercado de franchising por trabalhar com artistas que querem empreender no mercado de franquias. Ele é sócio da franquia de educação bilíngue Brasil Canadá (que tem o cantor Rogério Flausino como um dos sócios) e presidente do Grupo Kalaes, holding que conta com franquias como Minutri, Maislaser by Ana Hickmann e Odonto Special.

O executivo tem mais de 20 anos de experiência com franquias, tendo adquirido a primeira máster-franquia da Microlins em 1996 e se tornado franqueado do Instituto Embelleze em 2003.

Lucilaine Lima Crédito Fábio Seixo 02
Foto: Fábio Seixo

16. Lucilaine Lima – Sócia-fundadora do Instituto Gourmet 

A bióloga Lucilaine Lima trocou as salas de aula pela venda de doces caseiros para ficar mais perto de seu filho. Os quitutes da empreendedora começaram a fazer sucesso e ela enxergou uma nova possibilidade: além de vender seus doces, ela poderia ensinar outras pessoas à fazê-los.

O Instituto Gourmet nasceu em 2014 e ingressou no franchising 3 anos depois. Atualmente, a franquia de educação tem 50 unidades e projeta um faturamento de R$ 35 milhões até o fim de 2019.

17. André Belz – fundador da Rockfeller Language Center

André foi criado em uma família de dentistas e estava na faculdade de odontologia quando aceitou dar aulas de inglês como forma de gerar uma renda extra. Antes que percebesse, ele já estava envolvido com a área de ensino de idiomas e, junto com mais dois sócios, decidiu abrir a Rockfeller Language Center. 13 anos depois, a rede conta com 43 unidades e atende aproximadamente 10 mil alunos.

18. Ivan Pinna – conselheiro da Microlins

Ivan Pinna ingressou na Microlins como instrutor de informática e, pouco tempo depois, se tornou coordenador pedagógico, gestor e, então, diretor de 4 escolas da mesma franqueada. Para ele, porém, isso não era o suficiente.

Ivan comprou uma unidade da rede que estava quase falindo e conseguiu transformá-la na franquia que mais faturou em 2018. No ano passado, ele ainda se tornou presidente do conselho consultivo de franqueados Microlins e hoje é conselheiro da presidência, consultor e palestrante.

1 COMENTÁRIO

  1. INSPIRADOR!!
    Parabéns ao Guia Franquias de Sucesso por esta matéria que sinaliza que é possível VENCER a despeito das adversidades do mercado! Fico imaginando o que estes empresários farão de extraordinário quando a economia estiver fluindo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui