Queda no faturamento das franquias desacelera em maio, segundo ABF

0
1466
faturamento franquias maio abf
faturamento franquias maio abf

De olho nos impactos da Covid-19 no mercado de franquias, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que a queda no faturamento das franquias desacelerou em maio. Segundo o estudo, realizado mensalmente em parceria com a empresa de pesquisas AGP, a queda média no faturamento foi de 41% em maio. Em abril, a baixa registrada foi de 48,2%.

Para o presidente da ABF, André Friedheim, os sinais de recuperação podem ser atribuídos principalmente à digitalização e ao desenvolvimento de novos canais de venda. Em abril, 83% das redes já operavam com delivery a partir das unidades e 68% contavam com e-commerce próprio da franqueadora.

Entre os segmentos, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços e Outros Negócios, e Serviços Educacionais são os menos afetados, apresentando menos da metade da queda média do setor no mês de maio. Já os segmentos de Entretenimento e Lazer, e Turismo e Hotelaria seguem sendo os mais impactados.

O estudo também apurou que 18,4% das unidades fecharam temporariamente em maio, enquanto 0,5% se encerraram definitivamente.

Em maio, a pesquisa ABF/AGP trouxe pela primeira vez o índice de repasse de unidades de franquia — ou seja, quando um franqueado vende uma unidade já em operação para um novo investidor. O índice de repasses ficou em 0,1% no mês de maio. A previsão, de acordo com Friedheim, é que essa taxa cresça nos próximos meses.

“Temos muitos casos de sucesso, inclusive em outros períodos difíceis, de maneira que o repasse pode ser um instrumento cada vez mais frequente de manutenção de negócios e empregos”, explica o presidente da ABF, em nota divulgada à imprensa.

Quanto à expansão, 33% das franqueadoras declararam ter paralisado e 40% reduziram seus planos durante a pandemia. Já 21% das redes mantiveram os planos de expansão como estavam, e outras 7% ampliaram as estratégias durante a pandemia.

A expectativa da ABF é de que o setor de franquias continue a reduzir as perdas em junho e julho, conforme a atividade econômica vai sendo retomada gradualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui