Quem pensa em abrir uma franquia de roupas pode encontrar nas franquias de camisetas uma ótima oportunidade de negócio. Trabalhando com produtos populares, as redes do segmento conseguem atingir um público diverso, com demanda durante todo o ano.
Peça já considerada um clássico na moda, a camiseta conquista consumidores de todas as idades e classes sociais. As opções de nichos são diversas: há redes especializadas em camisetas voltadas ao público geek; camisetas de times de futebol, que abraça o mercado de torcedores; e camisetas casuais, que conseguem alcançar um público ainda mais abrangente.
➥ Busca franquias no setor de moda? Confira nosso guia de franquias de roupas (com valores de investimento)
“A vantagem desse tipo de negócio é a facilidade de venda, pois há interesse do cliente e os produtos têm preços acessíveis”, aponta Sergio Dias, consultor do Sebrae.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Além disso, esse é um bom momento para as franquias de roupas de forma geral. Recuperando-se da crise econômica, que impactou o mercado da moda, o segmento volta a crescer. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de moda cresceram 5% no primeiro semestre de 2017, registrando um faturamento de 8,9 bilhões de reais.
Na hora de investir, é importante atentar-se à escolha da rede. O mercado de camisetas é bastante competitivo: além das marcas especializadas no produto, é preciso lembrar de outras lojas de roupas, que mesmo não se concentrando especificamente na peça têm em seu mix de produtos opções de camisetas. Com isso, a concorrência vem tanto de lojas físicas quanto de e-commerces.
Portanto, o segmento pede atenção redobrada na escolha da franquia. Procure por marcas que consigam oferecer um modelo de negócio bem estruturado, com lançamentos frequentes, bom mix de produtos e preços atrativos para o público consumidor. Apostar em comunicação e publicidade também é um diferencial que pode ajudar a atrair e a fidelizar os clientes.
“Fuja do convencional. Modelos de negócio diferenciados, tanto para captação do pedido quanto do pagamento, são bem recebidos pelo cliente”, aconselha Sergio.
De fato, é possível encontrar opções de franquias de camisetas em diferentes modelos. Além das tradicionais franquias de loja, que são maioria no setor de moda, há redes que oferecem franquias no formato de quiosque, o que reduz os custos de instalação da unidade.
Segundo Sergio, esse é um segmento que permite ainda que o franqueado trabalhe em home office, com operação online: algumas marcas trabalham com modelos de microfranquias de loja virtual.
“Nesses modelos a taxa de franqueamento é baixa e não há necessidade de infraestrutura, pois a produção das camisetas é centralizada no franqueador. Para o franqueado, basta ter um computador e conexão à internet”, assinala o consultor.
Outro ponto de atenção deve ser as condições comerciais para o franqueado. Em muitas das redes, o principal fornecedor de produtos é a própria franqueadora; portanto, verifique quais são as condições de compras para a manutenção e renovação de estoques.
A seguir você confere algumas opções de franquias de camisetas. Os dados de investimento são divulgados pela ABF ou pelas empresas.