Quem busca por nichos para atuar na prestação de serviços pode encontrar nas franquias de dedetizadora um negócio promissor.
Em um mercado com demanda frequente, as dedetizadoras atendem a demandas tanto de empresas e indústrias quanto de residências, o que abre oportunidades para que esse tipo de franquia seja instalado em cidades com diversos perfis.
➥ Busca franquias no setor de serviços? Confira nosso guia de franquias de serviços (com valores de investimento)
Para Danilo Pinheiro, consultor da Franquear Consultoria, a oferta que existe no mercado é a principal vantagem desse tipo de serviço: a maior parte das empresas executa dedetização periodicamente (inclusive por obrigatoriedade de órgãos reguladores), além do mercado residencial, até mesmo em áreas urbanas.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
A demanda é refletida nos prestadores de serviços nessa área: 4,6 mil empresas estavam registradas na atividade de imunização e controle de pragas em 2016, e mais de 5,5 mil microempreendedores individuais (MEI) atuavam no ramo de dedetização em 2017. Os dados são do Ministério do Trabalho e do Portal do Empreendedor, divulgados pelo Sebrae.
Mas, as boas oportunidades de negócio não são o único atrativo das franquias de dedetização para investidores. Quem sonha em trabalhar sozinho e com base em casa, por exemplo, pode encontrar nessas redes uma alternativa interessante.
“Outra vantagem é o investimento baixo. Mesmo com a necessidade de aquisição de equipamentos e ponto comercial, o franqueado consegue iniciar uma franquia com investimento por volta de 40 mil reais; em alguns casos, algumas franquias oferecem investimento ainda menor”, acrescenta Danilo.
Além disso, o setor de serviços tem registrado um desempenho positivo no franchising brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de serviços faturaram mais de 10 bilhões de reais no primeiro semestre de 2017, o que representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para atuar nesse mercado, porém, é necessário que o franqueado tenha capacidade de gestão de pessoas e perfil comercial bem definido. De acordo com Danilo, geralmente essas franquias têm como característica a necessidade de uma comercialização ativa; ou seja, a empresa (e o franqueado) precisa buscar o cliente para oferecer seus serviços.
Outro ponto importante para prestar atenção nesse segmento é em relação à concorrência. “A concorrência é forte, pela existência de muitas empresas locais que já estão estabelecidas na região que o franqueado irá explorar. Isso pode fazer com que o franqueado tenha dificuldade de penetrar o mercado local, com empresas que praticam preços incompatíveis”, explica o consultor.
Portanto, na hora de escolher uma franquia para investir é necessário pesquisar muito, analisando cada detalhe do modelo de negócio para entender se a rede é a melhor opção para a região em que a unidade será instalada.
Nesse sentido, franquias que ofereçam uma técnica de desenvolvimento de serviços diferente do tradicional do mercado podem ser boas apostas, umas vez que o franqueado ganha um apelo forte para atingir os consumidores. Treinamentos bem estruturados, capacitação de franqueados e funcionários e manuais de operação também são elementos que podem contribuir para o sucesso do negócio.
“Outro diferencial é possuir produtos ou equipamentos que tragam mais facilidade na execução do serviço e façam com que o franqueado possa operar com equipe enxuta e ter melhores resultados”, finaliza Danilo.
A seguir você confere algumas opções de franquias de dedetizadora. Os dados de investimento são divulgados pela ABF ou informados pelas próprias empresas.