Com altas temperaturas durante boa parte do ano, o Brasil tem um cenário convidativo para banhos de piscina – o que também é um bom sinal para quem pensa em investir em um negócio nessa área. Assim, as franquias de piscinas surgem como uma boa alternativa para empreendedores.
De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes e Construção de Piscinas e Produtos Afins (Anapp), o Brasil tem o segundo melhor mercado para se investir em piscinas no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
➥ Busca franquias na área de construção? Confira nosso guia de franquias de construção civil
“Com mais 67 milhões de residências, sendo que delas apenas 2% possuem piscinas, o Brasil se torna um país altamente fértil para este tipo de investimento. Ainda assim, são construídas no Brasil 80 mil novas residências por ano, o que indica para este segmento uma longevidade próspera”, afirma Filipe Sisson, presidente da iGUi, rede especializada na fabricação e venda de piscinas.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
O potencial se abre em um leque que abrange, além de residências, estruturas comerciais como hotéis, pousadas e clubes, em um mercado que extrapola a necessidade e se relaciona diretamente com o desejo do consumidor.
“O segmento de piscinas, entre outras coisas, envolve o sonho do consumidor. Desse modo, empreendedores que buscam a realização profissional pautadas na felicidade e satisfação de seus clientes, podem encontrar no ramo de piscinas todas as idealizações que procuram”, avalia Sisson.
Para quem quer trabalhar com vendas, as franquias de piscinas oferecem modelos de lojas bem estruturados, que contam com catálogos de produtos variados – além das piscinas, é comum que as redes ofereçam aos consumidores outros produtos relacionados ao segmento, como móveis para áreas externas e acessórios.
Já para quem prefere atuar na prestação de serviços, esse segmento também oferece opções de negócios interessantes. É possível encontrar redes de franquias especializadas em serviços para piscinas, oferecendo tratamento de água, limpeza, manutenção e reforma de piscinas de todos os tipos.
Nesse caso, o valor de investimento costuma ser mais acessível que nas franquias de lojas. Sem a necessidade de contar com um ponto comercial de grandes dimensões, nem de compor estoques caros e mostruário de produtos, as franquias de piscinas que focam em serviços têm estrutura mais enxuta e custos reduzidos.
Na hora de escolher a franquia de piscinas ideal para investir, Sisson aconselha que o candidato comece com uma pesquisa padrão para qualquer segmento do franchising: aprofundar o conhecimento na marca de interesse, conversar com outros franqueados da rede e avaliar o capital necessário para investimento.
“No que diz respeito ao produto, um interessado neste ramo deve se atentar à qualidade das piscinas e acessórios a serem comercializados, se certificando da qualidade que vai desde processo fabril até a garantia final”, acrescenta o especialista.
Aqui, vale apontar que é comum que as franquias de piscinas trabalhem com produtos de fabricação própria – ou seja, a própria marca atua como fornecedora das franquias. Portanto, ao escolher uma rede, o candidato deve analisar com atenção quais são as condições comerciais para compra de produtos e renovação de estoque. Também vale chegar qual é a fábrica mais próxima da região e verificar as questões de logística para o abastecimento da unidade.
“Outro fator importante são as parcerias e facilidades que o suporte do negócio pode lhe oferecer. Obter as melhores taxas, condições e agilidade no processo de entrega do produto para o cliente final são pontos-chave na decisão do consumidor na compra desse item”, alerta Sisson.
Por fim, é importante conferir se as vendas de produtos ou serviços são impactados pela época do ano: a demanda por limpeza pode ser mais alta durante o verão, por exemplo. Nesse caso, o franqueado deve estar preparado para manter o negócio funcionando mesmo com a sazonalidade e consultar as políticas e práticas da franqueadora é um grande diferencial.
Ficou interessado? Então, confira a seguir algumas opções de franquias de piscinas. Os dados de investimento são divulgados pela empresa ou pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).