Franquias viram oportunidade para profissionais autônomos

0
1951
franquias oportunidades para profissionais autonomos
franquias oportunidades para profissionais autonomos

Como forma de sobreviver à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, profissionais autônomos que perderam o emprego durante a quarentena estão buscando formas de arcarem com seus custos. Com as franqueadoras oferecendo cortes de até 70% nas taxas iniciais, redução da jornada de trabalho e novas condições de pagamento, com descontos nos fornecedores e no preço do aluguel de shoppings e espaços comerciais, o setor fica ainda mais em evidência.

Por permitir que os empreendedores atuem de forma home office e solicitar investimentos de até R$ 90 mil, as microfranquias chamam a atenção de quem deseja iniciar o próprio negócio.

Apenas para comparação, no ano passado existiam 673 redes nesse modelo de operação no Brasil. Em 2020, a busca por informações desse tipo de trabalho cresceu 14% no Portal do Franchising, banco de dados sobre as franquias associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Durante o mês de abril, os microempreendedores individuais (MEIs) ultrapassaram a marca dos 10 milhões no país, comprovando que em meio ao isolamento social os brasileiros estão correndo atrás dos seus sonhos e percebendo as infinitas vantagens de ter um CNPJ emitido sob o regime, como poder se tornar franqueado de uma rede reconhecida e estabelecida no mercado, uma vez que diversas microfranquias são operadas dessa forma.

Apesar dos benefícios, os empresários precisam controlar a ansiedade e pesquisar bastante sobre as opções de franquias disponíveis no mercado. Ter cautela em períodos de tensão é fundamental para os investimentos não serem feitos por impulso, já que no desespero não enxergamos as situações de forma clara e erros financeiros podem ser fatais. Decidir por um segmento que tenha a ver com o seu perfil e que atenda às suas expectativas e habilidades é indispensável.

A Covid-19 impulsionou a adesão do trabalho remoto, mas também revelou a importância das pessoas serem responsáveis, organizadas e terem foco e dedicação para cumprirem as demandas do dia a dia. Trabalhar com franquia, assim como em qualquer outra área, exige mão na massa, disponibilidade de horário e disciplina para conseguir conciliar a vida profissional e pessoal no mesmo ambiente, já que ficar em casa deixa de ser temporário e passa a ser fixo.

Antes de assinar contrato, vale a pena estudar quais serviços estão descritos na Circular de Oferta de Franquia (COF) e tirar as dúvidas sobre como será o acesso a rede e a aproximação com o negócio. As informações contidas no documento devem ser checadas com especialistas, advogados e entidades do setor para verificar se tudo o que é prometido é de fato entregue. A nova lei de franquias já está em vigor e exige ainda mais transparência do franqueador.

Não sabemos quando a pandemia vai passar nem por quanto tempo vamos colher os frutos dela. Quem tem o sonho de empreender e conta com uma reserva financeira que pode ser utilizada, se encontra diante do melhor cenário.

Estou à disposição para conversar sobre os nichos que ficaram em sinal verde com o coronavírus e trocar uma ideia sobre o atual momento. A expressão “novo normal”, que vem sendo amplamente utilizada, traz centenas de incógnitas e juntos podemos tentar desmembrar o que ela significa. Vamos nessa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui