De uma década para cá, a população brasileira envelheceu. Segundo dados do IBGE, o número de pessoas acima dos 60 anos passou de 17,4 milhões, em 2007, para 26 milhões em 2017. Isso representa um avanço de 50%. Diante desse contexto, apostar em franquias para o público idoso pode ser um ótimo investimento.
Aqui, é importante desmitificar aquela máxima de que idosos vivem de contar histórias para os netos e ficam presos dentro de casa. Muito pelo contrário. Com tempo livre e independente financeiramente, essa turma, cada vez mais, busca por produtos e serviços que atendam às suas necessidades e preferências.
➥ Busca franquias para o público idoso? Confira nosso guia de franquias de cuidadores (com valores de investimento)
Para se ter ideia, pesquisa do Ipea aponta que a população idosa do Brasil movimenta cerca de 400 bilhões de reais em produtos de primeira necessidade, moda, saúde e lazer. Então, esqueça aquele papo de que idosos só têm despesas com medicamentos.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
À medida que a expectativa de vida cresce e a taxa de fecundidade diminui, a tendência é que o número absoluto de idosos supere o de crianças entre zero e 14 anos.
Nos cálculos do IBGE, o Brasil deve ter, em 2050, mais de 66,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos, quase 30% da população. Isso significa que o mercado de franquias para o público idoso ainda tem muito espaço para crescer.
Como os filhos não têm mais condições de abrir mão de suas carreiras profissionais para cuidar dos pais idosos de maneira integral, existe uma demanda muito grande que precisa ser atendida. Enquanto a maioria das empresas ainda focam no público mais jovem, você pode percorrer outro caminho e, assim, fugir da concorrência acirrada.
Gostou? Então, não deixe de acompanhar este texto. Nele, você descobre o que precisa para entrar nesse mercado e ainda conhece opções de franquias para o público idoso.
Perfil de quem investe em franquias para o público idoso
A princípio, quando falamos em franquias para o público idoso, logo pensamos em cuidadores. De fato, esse é o nicho de mercado que mais cresce e movimenta dinheiro entre a terceira idade.
No entanto, existem outros serviços exclusivos para esse público. Aqui, podemos destacar academias, cursos de atualidades, auxílio em tecnologia e por aí vai. Independentemente do nicho que pretende atuar, você precisa gostar bastante de trabalhar com pessoas mais idosas.
Além de muita responsabilidade, isso demanda organização, delicadeza, sensibilidade e paciência. É muito importante, também, que você tenha o contato dos familiares sempre por perto. Em caso de acidentes mais graves, você já sabe a quem recorrer.
Por fim, quando investe-se em uma franquia, você deve respeitar todas as regras da rede. Lembre-se de que se trata de um modelo de negócio que já foi aplicado – e aprovado – pelo mercado.
Por isso, antes de decidir qual marca investir, procure fazer uma pesquisa profunda sobre o funcionamento de cada franquia para descobrir se ela é compatível ou não com o seu perfil. Aliás, vale a pena até conversar com franqueados que já conhecem o modelo da marca na prática.
Franquias para o público idoso
A seguir você confere algumas opções de franquias para o público idoso. Os dados de investimento são divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) ou pelas próprias empresas.