Quem procura por franquias para a região Sudeste encontra boas notícias. Os estados da região compõem o mercado mais forte no franchising do Brasil e são origem ou abrigam a sede de muitas marcas de franquias.
Ainda que o mercado de franquias esteja crescendo em outras regiões do país, o Sudeste continua sendo a região com a maior participação no franchising brasileiro, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No segundo trimestre de 2017, 58,9% do faturamento total do setor correspondia a franquias localizadas no Sudeste.
As duas cidades com o maior número de unidades de franquias do Brasil estão nessa região: São Paulo conta com mais de 11 mil unidades, enquanto o Rio de Janeiro tem mais de 5 mil unidades de franquias ativas. Com quase 2 mil unidades, Belo Horizonte também aparece no topo da lista, sendo o quarto município com o maior número de franquias.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Mesmo com tantas unidades já instaladas na região – especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro – o Sudeste ainda conta com praças a serem exploradas por novas marcas de franquias.
O potencial da região é tão acentuado que, recentemente, tem-se percebido um aumento de franquias em cidades além de capitais. No primeiro semestre de 2017, por exemplo, ainda segundo a ABF, quatro das cidades que apresentaram maior crescimento em quantidade de franquias não são capitais e estão no Sudeste: São José dos Campos, Campinas, Niterói e Uberlândia.
O interior de São Paulo é uma das localidades que mais se destaca para novas oportunidades de negócio em franchising. “A interiorização das franquias é uma realidade, muitas marcas estão chegando nessas cidades, especialmente no interior de São Paulo”, afirma Mércia Machado Vergili, consultora da GSPP.
Com cidades com boa densidade populacional e mercado aquecido, o interior paulista já está na mira de diversas marcas de franquias. Cidades como Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Jundiaí, São José do Rio Preto, Piracicaba, São José dos Campos e Bauru apresentam boas possibilidades para novos franqueados.
“Uma marca quando chega ao interior pode ser atrativa e trazer facilidades para os moradores. Antes de se estabelecer, porém, é muito importante avaliar os hábitos da região e qual a população que aquela cidade atende. No interior e em algumas cidades, por exemplo, as pessoas voltam para casa no horário de almoço; nestes casos, um restaurante de fast food pode ter problemas”, acrescenta Mércia.
A seguir, você confere algumas redes de franquias que buscam por franqueados na região Sudeste. Os dados de investimento são informados pelas empresas ou divulgados pela ABF.
Ola! Boa Noite, eu estou interessado em uma Franquia mais para uma cidade de pequeno porte, exemplo minha cidade tem 30 mil habitantes, não suporta coisas sofisticadas.
Gostei das Franquias apresentadas mais para mim ainda não dar. Vou pesquisar outras oportunidades.
Hoje estou com 60 anos de idade, me considero forte, Aposentado e quero uma atividade não posso ficar parado, estou querendo partir para o comercio, o qual que não sei?
Oi, Edjalma! Temos um material sobre franquias para cidades pequenas que pode te interessar: https://guiafranquiasdesucesso.com/16-franquias-para-cidades-pequenas/
Abraço!