Os treinamentos de franqueados vão muito além de ensinar novos parceiros a trabalhar com a sua marca e garantir a padronização na rede.
Muitas vezes, é através das capacitações promovidas pela franqueadora que os franqueados desenvolvem habilidades, comportamentos e ganham conhecimentos que serão fundamentais para a sobrevivência de seus negócios.
Nem sempre é fácil fazer com que os conceitos sejam absorvidos e aplicados corretamente no dia a dia, mas existem algumas táticas que os franqueadores podem utilizar para facilitar esse processo. E uma delas é a gamificação.
O que é gamificação
Essa técnica consiste em aplicar mecânicas de jogos para potencializar resultados de treinamentos e outros conteúdos educacionais.
Os jogos podem ser virtuais ou físicos, individuais ou em equipe, desenvolvidos especialmente para o treinamento ou baseados em ferramentas que já existem – como tabuleiros e cartas.
Através de desafios, simulações e recompensas, os franqueados têm a oportunidade de aprender conceitos importantes de uma forma muito mais lúdica, dinâmica e interessante.
Entre os vários benefícios que a gamificação pode trazer estão a melhora no engajamento, compreensão dos conteúdos, produtividade e a sensação de pertencimento.
Dessa forma, a gamificação ajuda a franqueadora a transferir seu know how de uma forma muito mais prazerosa para a rede, e ainda pode promover o desenvolvimento de soft skills, como liderança, habilidade para tomar decisões difíceis e negociação.
Como usar a gamificação nos treinamentos da franquia
Para criar treinamentos gamificados que sejam realmente eficientes é necessário passar por alguns pontos:
Defina os objetivos
Para começar a redesenhar os treinamentos e aplicar a gamificação, é fundamental definir quais são os objetivos de cada capacitação.
Os jogos devem manter as mesmas metas originais e são criados em torno do conceito técnico que precisa ser transmitido para os novos franqueados.
Pensando nisso, esse é o momento de determinar quais são os resultados que devem ser alcançados durante o treinamento, como você deseja que o franqueado se sinta ao concluir as tarefas e que lições devem ser aprendidas neste momento.
Entenda o público alvo do treinamento
Existem diferentes ferramentas de gamificação que podem ser aplicadas a um treinamento de franquia, mas para escolher a melhor abordagem é necessário compreender o perfil dos franqueados.
Isso porque certos tipos de jogos podem ser mais adequados para alguns perfis de pessoas do que para outros, e o ideal é ter a atividade certa para o público certo.
Crie a narrativa do jogo
A próxima etapa é criar a narrativa do jogo, ou seja, contar uma história tão boa que seja capaz de engajar os franqueados e ainda passar as mensagens que a franqueadora deseja que sejam absorvidas.
Nessa narrativa, os participantes devem se sentir estimulados a imergir na história, realizar os desafios propostos e alcançar as metas para receber a recompensa prometida.
Estabeleça as regras
Com a base do jogo definida, o próximo passo é lapidar a ideia, estabelecendo a mecânica da atividade e as regras que vão guiar a sua realização.
Normalmente, as mecânicas mais utilizadas nos treinamentos gamificados são os sistemas de pontuação de acordo com cumprimento de tarefas, níveis de experiência baseados na evolução dos participantes e premiação.
As regras precisam ser desenhadas de forma cuidadosa para cada treinamento, e devem permitir o progresso gradual do participante sem deixar que algum tipo de “trapaça” aconteça durante o jogo.
Teste e otimize
Depois de gamificar o treinamento dos franqueados, é uma boa ideia testar e medir os resultados através de indicadores de desempenho e pesquisas de opinião.
Assim, você pode descobrir como é a adesão à narrativa criada, se o tipo de jogo está adequado ao perfil e interesses dos participantes, os resultados obtidos estão dentro do esperado e se o conteúdo técnico é realmente fixado.
Use as informações obtidas com o grupo de testes para otimizar o treinamento e sempre observe as reações aos jogos para melhorá-los, se necessário.
Ah, e se você se interessa por conteúdos para franqueadores, aproveite para navegar na nossa seção Manual do Sucesso e conheça o Instagram do Guia. Nos vemos por lá!