5 formas de otimizar a gestão de estoque com um ERP

0
61
5-formas-de-otimizar-a-gestao-de-estoque-com-um-erp

Fazer uma boa gestão de estoque é fundamental para qualquer tipo de varejo, inclusive em franquias.

Ter um bom gerenciamento de estoque permite que as franqueadoras e franqueados evitem excessos ou escassez, equilibrando a oferta e a demanda de uma forma inteligente e lucrativa.

Quando esse processo é bem feito, as franquias se tornam capazes de atender os clientes com eficiência e agilidade, mantendo a reputação da marca e a fidelidade do consumidor. Além disso, esse processo também auxilia na sazonalidade, já que em determinadas épocas do ano pode ser necessário abastecer o estoque de uma forma diferente do usual.

O interessante é que, por mais que realizar uma gestão simplificada do seu estoque pareça difícil, em meio às outras atividades de uma franqueadora, um ERP pode ajudar muito neste processo, principalmente se ele tiver módulos e ferramentas voltadas para o franchising, como é o caso do Solutto.

Confira a seguir alguns recursos que podem otimizar sua gestão de estoque da sua franquia!

1. Reposição dos produtos 

A ferramenta de reposição de produtos, presente no módulo de gestão de compras do Solutto, permite que os franqueadores configurem uma sugestão de estoque mínimo. Ao atingir um nível crítico de produtos, o sistema faz uma recomendação de compra conforme o estoque ideal de cada unidade.

2. Compra programada

A compra automática também integra o módulo de gestão de compras. Ela permite que o ERP realize o pedido dos itens que identificar necessários, através da lista de fornecedores homologados da companhia.

Esse processo pode ser feito automaticamente, ou, se o responsável preferir, as compras podem ser enviadas para aprovação antes de serem transmitidas para o fornecedor.

3. Atualização automática 

O ERP do Solutto também tem um recurso de atualização automática do estoque. Ela faz uma conferência digital para identificar os itens que precisam de reposição conforme as vendas acontecerem. Dessa forma, as unidades franqueadas nunca ficam desabastecidas!

4. Smart boletos

Outra ferramenta para a gestão de estoque das franqueadoras é o Smart Boletos. Essa é uma solução que automatiza o processo de envio de boletos, baixas de pagamentos e faz notificações de cobrança automáticas.

5. Integração em tempo real com o módulo PDV

As franquias ainda podem usufruir da integração em tempo real com o módulo PDV. O sistema fornece dados precisos sobre as vendas realizadas em cada loja, permitindo um acompanhamento detalhado do estoque em tempo real e facilitando a reposição de produtos conforme a demanda.

ERP do Solutto também pode apoiar outras áreas das franquias

É importante destacar que, além do ERP do Solutto auxiliar as franquias a terem uma gestão de estoque mais otimizada, o sistema conta com outros módulos que contribuem diretamente com o crescimento da franqueadora e dos franqueados.

Os usuários podem ter acesso a módulos como o de consultoria de campo, gestão de royalties e fundo de propaganda, CRM, extranet, universidade corporativa (EAD) e muito mais!

Ou seja, o Solutto tem uma plataforma completa para apoiar a sua rede em todos os departamentos para que ela possa crescer de maneira estruturada e com muito mais qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui