Como e onde buscar informações sobre franquias antes de investir

0
1440
informacoes sobre franquias
informacoes sobre franquias

Sabemos que investimento é coisa séria. E mesmo que você esteja pensando em ingressar no franchising – um tipo de empreendimento mais seguro porque conta com apoio de uma marca que já testou o modelo de negócio – é muito importante descobrir tudo sobre franquias antes de aplicar o seu dinheiro.

Para isso, a melhor opção é se informar o máximo possível sobre o tema, o mercado e, claro, sobre as opções de franquias que lhe interessam.

A grande questão é: onde encontrar essas informações e como analisar estes dados corretamente?

Se você está no time das pessoas que não sabem por onde começar essa pesquisa, não se preocupe! Trouxemos para você dicas que vão facilitar – e muito – esse processos. Confira! 

Informações sobre franquias: procure portais especializados 

Portais especializados em franquias são uma das melhores fontes para quem está iniciando nesse universo e quer saber tudo sobre franquias.

Aqui no Guia Franquias de Sucesso, por exemplo, você encontra muitos conteúdos que podem te ajudar a entender o que é franquia e como o modelo funciona, além de notícias do mercado e, claro, dicas de investimento em diferentes setores e faixas de investimento.

Veja alguns conteúdos que podem ser interessantes para quem está pensando em abrir uma franquia:

Vale a pena navegar pelo portal e tirar todas as suas dúvidas antes de qualquer passo. Afinal, nenhum investidor está procurando dor de cabeça, não é mesmo!? Informação nunca é demais!

Informações sobre franquias: informe-se nos canais do franqueador

Essa dica pode até parecer óbvia, mas nem sempre é assim. Muitas pessoas acabam deixando passar informações importantes que elas poderiam encontrar em algum dos canais do franqueador.

Por isso, antes de se envolver em qualquer tipo de negociação, use e abuse das informações compartilhadas nos canais da rede de franquias do seu interesse.

Pode ser o site da franquia, redes sociais, canal no YouTube e até mesmo notícias referentes à empresa franqueadora. O Google será um bom aliado nessa investigação.

Ficou faltando alguma informação? Surgiu alguma dúvida? Entre em contato com o franqueador! 

José Fugice, CEO da Goakira, consultoria especializada em franquias destaca que é importante questionar o franqueador sobre o que está incluso no valor do investimento inicial, detalhadamente, assim como checar informações sobre periodicidade e como os treinamentos são oferecidos, por exemplo.

Tirar todas as suas dúvidas e não ter medo de entrar em detalhes é importante porque, às vezes, as franquias contam meias-verdades ou acabam omitindo informações. Não significa que elas estão mentindo. Elas acabam omitindo porque ninguém perguntou, ninguém entrou nesse nível de detalhe”, argumenta o especialista.

Informações sobre franquias: contate franqueados e ex-franqueados 

“Não existe, na minha opinião, melhores pessoas para passar informações sobre uma rede de franquias senão os franqueados e os ex-franqueados”, pondera Fugice.

Para o expert, somente os franqueados e ex-franqueados podem ajudar os candidatos a checar os fatos e saber se franqueadora realmente cumpre o que promete. 

E o melhor é que encontrar essa informação é muito fácil.

A consulta pode ser feita na Circular de Oferta de Franquia (COF), já que a Lei de Franquias exige que franqueadores incluam na COF os contatos de franqueados e ex-franqueados dos últimos 24 meses também.

Ao conversar com outros franqueados, tenha em mente que você deve sim considerar as informações compartilhadas, mas, também, esclarecer tudo com o franqueador depois, caso tenha restado alguma dúvida.

Dessa maneira, você conhece os dois lados da história e tem parâmetros para tirar suas próprias conclusões. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui