Mapas de calor: o que são e como usá-los no site da franquia

0
2842
mapas de calor
mapas de calor

O site de uma empresa é uma das melhores porta de entradas para novos clientes, já que é cada vez mais comum que os consumidores façam uma pesquisa na internet quando desejam comprar algo. Com franquias isso não é diferente: é comum que os investidores comecem a pesquisar mais sobre uma franquia checando o seu site.

Nesse momento de pesquisa, é essencial que o usuário encontre um site bem estruturado, com informações relevantes e que atenda às suas expectativas. Mas, muitas vezes, não é isso que acontece.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

No momento da construção, é comum que muitas empresas deem preferência para aquilo que elas gostariam de contar sobre si mesmas e imaginem que toda a informação inserida nas páginas será absorvida pelo público.

Mas, na verdade, os visitantes vão consumir apenas pontos específicos de informação e o site deve ser pensado fazer com que eles encontrem o que precisam mais facilmente, posicionando esses dados de uma forma estratégia.

Uma das melhores formas de entender como o público navega no seu site e o que eles estão vendo, de fato, é utilizando os mapas de calor.

O que são mapas de calor?

Os mapas de calor são um dos principais instrumentos da área que estuda a experiência do usuário – chamada User Experience, ou simplesmente UX – e são representações visuais de como um usuário vê e interage com o seu site, sendo que as áreas com mais interação são mostradas com tons mais quentes, como vermelho e laranja, e as com menos interações com tons frios, principalmente o azul.

Através de um mapeamento das páginas, a ferramenta, também conhecida como heatmap, consegue perceber em que áreas o visitante mais clicou, passou o mouse ou permaneceu com a tela parada por mais tempo. Com equipamentos específicos, é possível, inclusive, apontar para onde o usuário olhou com mais atenção!

Por que  usar mapas de calor no site da sua franquia?

Está se perguntando como saber onde o usuário clica ou olha pode ser importante?  Então veja a seguir as principais vantagens da utilização dos mapas de calor:

Entender como as pessoas navegam 

Quando visitam seu site, o que os usuários procuram primeiro? A barra de pesquisa? O formulário de cadastro da franquia? Informações sobre o histórico da empresa? A maioria das pessoas desiste se não encontra o que precisa em poucos segundo, então entender qual o primeiro movimento dos visitantes e como a navegação segue é fundamental para que você possa fazer ajustes que destaquem o que for mais importante e melhorem a navegabilidade.

Melhorar sua posição no Google 

Se você tem um site provavelmente está empenhado em colocá-lo em uma melhor posição no Google e usar os heatmaps pode te ajudar com isso, mesmo que indiretamente. O gigante das buscas costuma priorizar a exibição de sites que se preocupam com a experiência do usuário e, se você otimiza sua estrutura se baseando nisso, tem grandes chances de subir no ranking do Google.

Identificar os pontos mais interessantes do conteúdo 

Os mapas de calor também ajudam a perceber quais os pontos chave de interesse no seu conteúdo. Assim, se você criou uma página detalhando todos os modelos de negócios da franquia, mas percebe os visitantes só buscam por um formato específico e não leem todo o conteúdo, o melhor pode ser criar um menu de modelos disponíveis e permitir que o visitante só leia detalhes sobre eles se clicar.

Perceber onde há mais ou menos cliques 

Geralmente a intenção de criar um site é fazer o consumidor ter algum tipo de ação; no caso das franquias, o site é uma forma de captar leads de candidatos a franqueados. Esse caminho normalmente exige alguns cliques. Se você utiliza os mapas de calor, consegue determinar quais imagens, links ou palavras estão sendo mais clicadas e identificar se isso está ou não alinhado com suas expectativas.

Além de tudo isso, utilizar novas ferramentas como os mapas de calor no seu site  é fundamental para qualquer empresa que se preocupe em melhorar a performance e os seus resultados.

Se você deseja isso também, outra ferramenta que pode considerar são os sistemas da Solutto. O Solutto é uma solução ERP completa que possui módulos que te ajudam na gestão e expansão do seu negócio e que ainda coloca a sua empresa no mesmo nível de tecnologia de grandes players do mercado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui