A rede de óticas Mercadão dos Óculos teve mais um ano marcado por crescimento em suas operações. Em 2021, a franqueadora faturou R$ 270 milhões e ultrapassou a marca de 550 lojas.
“Dobramos de tamanho desde o início da pandemia. Entre as mais de 3 mil marcas do setor, mostramos que é possível crescer com qualidade, apoiando o franqueado e oferecendo um modelo de negócio rentável mesmo em um momento delicado da economia”, comenta Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos.
Um dos motivadores desse crescimento tem relação com a aposta da rede em multifranqueados. De acordo com o Mercadão dos Óculos, das 170 franquias comercializadas no ano passado, 93 foram para multifranqueados.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
“A vantagem disso é um crescimento de qualidade, pois são franqueados motivados pelo ótimo desempenho da loja anterior”, explica Nadruz, diretor de operações do Mercadão dos Óculos.
Perspectivas em 2022
De acordo com Freitas, a meta para este ano é inaugurar outras 165 unidades e faturar o dobro de 2021. “Queremos ultrapassar a marca de 700 lojas. Nesse ritmo, em até dez anos, seremos a maior rede de óticas do Brasil e 100% nacional”, acrescenta.
Para isso, o CEO do Mercadão dos Óculos conta que a rede investirá em diferentes frentes. Uma delas é a continuidade do modelo FIT, desenvolvido para cidade com até 30 mil habitantes.
“O modelo FIT foi desenvolvido para atender esses pequenos municípios, que são centenas em todo Brasil. Ele é rentável e muda completamente a qualidade dos produtos e serviços de ótica prestados nessas cidades”, acrescenta Freitas.
Além disso, a franqueadora irá ampliar o seu catálogo de lentes próprias, visto que essa produção feita pela marca traz mais lucratividade para as lojas – isso acontece porque a rede não tem que se preocupar com custos altos de importação e impostos.