Qual tipo de negócio abrir em cidades pequenas?

0
1926
qual tipo de negocio abrir em cidade pequena 01
qual tipo de negocio abrir em cidade pequena 01

As cidades pequenas trazem ótimas oportunidades de investimento para quem deseja ingressar no franchising e ter o seu próprio negócio.

Como muitas companhias passaram anos focando nas metrópoles, é comum que haja uma carência de alguns serviços e produtos em pequenos municípios.

Agora, notando o grande potencial de consumo que há nas pequenas cidades, os franqueadores têm direcionado seus planos de expansão para praças menores. Algumas até desenvolveram modelos de franquias específicos para cidades pequenas.

Se você deseja empreender em uma delas, mas não sabe qual a melhor franquia para a região, confira alguns segmentos e tipos de negócio que podem alavancar nas cidades com poucos habitantes. 

>> Aproveite e confira também algumas redes de franquias ideais para cidades pequenas

Produtos diferentes dos tradicionais

A primeira dica de franquia para cidade pequena são as redes que oferecem algum tipo de produto inovador, que ainda não seja popular na cidade.

Essas mercadorias podem estar inseridas em diversos segmentos, como no mercado pet, de alimentação, saúde, beleza, diversão, entretenimento e muito mais!

Como exemplo, podemos citar as franquias de produtos veganos, por exemplo. Elas até são conhecidas nas capitais, mas podem não ter tanta penetração em praças do interior ou litoral.

Trabalhar com itens diferentes dos usuais é interessante porque você não terá concorrência e pode usar a curiosidade como um dos fatores para atrair novos consumidores. Por outro lado, é importante investir em divulgação e, dependendo do caso, em estratégias para convencer os habitantes a experimentarem seus produtos.

Serviços necessários para o local

Outra excelente oportunidade para quem deseja empreender em uma cidade pequena são as franquias de serviços.

E como o mercado de prestação de serviços é muito amplo, é importante observar o local em que você pretende empreender e descobrir que tipo de negócio está em falta na região.

Talvez você descubra que faltam empresas de marketing digital, ou polos de faculdades, ou cuidadores de idosos, por exemplo.

Sabendo quais são os nichos que mais precisam ser atendidos na sua localidade, fica ainda mais fácil escolher um segmento que tenha grandes chances de sucesso.

Novas tecnologias e ferramentas

Cada vez mais, a tecnologia é considerada uma necessidade, seja no campo do trabalho ou do lazer. Por conta disso, quem deseja investir nesse segmento acaba encontrando uma crescente demanda, independentemente do seu local de atuação.

Levar em consideração as franquias que atuam nesse setor é uma grande oportunidade mesmo para os investidores de regiões menores. Esse franqueado pode atuar, por exemplo, em uma franquia de delivery, de mobilidade, de assistência técnica, com desenvolvimento de aplicativos e muitas outras opções.

Também vale a pena considerar o investimento em franquias virtuais, que permitem que o franqueado gerencie o seu negócio em casa e faça vendas pela internet. Nessa dinâmica, você pode atender consumidores em todo o Brasil, mesmo vivendo em uma cidade pequena.

Marcas de sucesso

Tente considerar também as franquias que já são reconhecidas no mercado brasileiro. Certamente, ao levar uma rede conhecida para uma cidade pequena, o número de clientes e consumidores poderá contribuir muito com o sucesso da sua unidade.

Como essas franqueadoras já são famosas, por mais que a cidade ainda não tenha uma unidade dela, os habitantes já conhecem a qualidade e a fama dos seus produtos/serviços.

Vantagens das franquia em cidades pequenas

As franquias são a melhor opção para quem quer ter um negócio contando com a estrutura, credibilidade, treinamento e suporte de uma marca que já tem sucesso no mercado. Por isso, o franchising é tido como uma alternativa mais segura e assertiva para os empreendedores.

E, escolhendo uma cidade pequena para abrir sua franquia, você pode ter muitas vantagens. Veja algumas delas:

Investimento inicial atrativo 

Normalmente, os municípios com número pequeno de habitantes têm um custo de vida menor do que as capitais. Por isso, naturalmente, o investimento para abrir uma franquia em um cidade pequena deve ser mais acessível.

Além disso, os modelos de negócio desenvolvidos para regiões pequenas geralmente exigem um espaço físico menor e uma quantidade enxuta de colaboradores, o que ajuda a reduzir os custos de abertura.

Possibilidade de atuação em home office

Como os formatos de operação para cidades pequenas são mais simples, é possível encontrar muitas franquias home based entre eles.

Escolhendo uma delas, você poderá gerenciar seu negócio em casa – o que elimina gastos como aluguel de ponto comercial, contratação de funcionários, reforma, mobiliário, formação de estoque, entre outros.

Além disso, trabalhar em casa pode ser uma ótima oportunidade para quem busca mais flexibilidade, comodidade e qualidade de vida.

Baixo número de concorrentes 

Devido à carência de serviços e produtos nas regiões mais afastadas, o número de concorrentes tende a ser menor do que nas grande cidades.

Com uma concorrência menor, a sua unidade pode ter mais consumidores do que teria em outras cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui