Nano franquias: menor custo de investimento, mesma dedicação

0
1765
nano franquias modelo
nano franquias modelo

Muito tem se falado sobre as nano franquias, que é nova opção de investimento para quem pretende investir, mas possui pouco recurso financeiro e está ciente que começará trabalhando sozinho, sem uma equipe para auxiliá-lo.

A nano franquia conta com investimento abaixo de 25 mil reais e, por se tratar de um investimento baixo, na maioria das vezes não há uma loja física.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Nas nano franquias, assim como nos demais modelos de franquia, a franqueadora deverá disponibilizar ao candidato a franqueado a Circular de Oferta de Franquia – COF, que deve ser elaborada cumprindo todos os requisitos indicados pela lei de franquia.

O fato de se tratar de uma nano franquia, que requer um investimento menor, não exclui a necessidade da entrega da COF e da minuta do contrato de franquia ao candidato a franqueado, sendo que a falta da entrega da COF pode acarretar nas consequências indicadas pela Lei de Franquia.

Este modelo de franquia é indicado para o candidato que não possui muito capital para investir no seu novo negócio. Contudo, é fundamental que o candidato esteja ciente de que deverá atuar no negócio, sem o auxílio de uma equipe, até porque, normalmente o seu faturamento será baixo, e impossibilita a contratação de equipe.

Assim, é importante a dedicação do franqueado e que o mesmo realize uma boa gestão e administração da sua operação franqueada.

O candidato também precisa ter conhecimento do mercado local onde pretende implantar a nano franquia, para saber se existe demanda para a comercialização do produto/serviço que se pretende comercializar.

A transferência de know how pelo franqueador, na nano franquia, assim como nos demais modelos de franquia, jamais pode ser entendido como a operação do negócio pelo franqueador, sendo que a operação do negócio cabe ao franqueado.

É importante ainda destacar que nos dias atuais, tem sido cada vez mais comum que os treinamentos e suporte ocorram online, virtual ou remotamente; afinal, esse tipo de suporte pode ser mais frequente, havendo ainda uma diminuição dos custos relativos ao suporte.

Apesar de se tratar de uma franquia de baixo investimento, o retorno de investimento pode ser mais demorado nas nano franquias, pois o faturamento normalmente também é mais baixo.

É importante alertar ainda que a nano franquia, assim como as demais operações franqueadas e outras atividades comerciais, guarda riscos, sendo importante a atuação do franqueado, que deve fazer todo o estudo do negócio que pretende adquirir, analisando inclusive a COF e contrato de franquia, discutindo as suas dúvidas antes do ingresso na rede, e depois de firmar o contrato, atuar com muita dedicação ao seu negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui