O que analisar antes de comprar uma franquia?

0
1452
o que analisar antes de comprar uma franquia 02
o que analisar antes de comprar uma franquia 02

O mercado de franchising é muito amplo e é normal se perguntar o que você deve analisar antes de comprar uma franquia. Afinal, como existem centenas de redes, modelos de diferentes e segmentos variados é muito normal ter dúvidas.

Isso, sem mencionar que abrir uma franquia é coisa séria. Muitas vezes, o valor que será investido corresponde às suas economias de uma vida toda, e é fundamental que o negócio no qual você está apostando dê certo.

Então, como aumentar suas chances de acertar na escolha e ter sucesso? Fazendo um estudo detalhado sobre os números, os prós e os contras de cada marca.

Na sequência, vamos te contar, em detalhes, o que observar antes de comprar uma franquia. Boa leitura!

O que analisar antes de comprar uma franquia:

Identificação com a marca

Empreendedores bem-sucedidos precisam ter identificação e a satisfação com o trabalho que realizam. Por conta disso, Milena Lidor, CEO da Franquear Consultoria, explica que é importante que o investidor busque uma franquia que atua com algo pelo qual se interesse.

“Você precisa ser feliz empreendendo, e não dá para ser feliz comprando uma franquia escolhida apenas lucratividade e não por fatores como características do produto e/ou serviço, perfil do público alvo, cultura e conceito, entre outras análises que te aproximam de sentir satisfação no dia a dia”, explica a executiva.

Também é uma boa ideia conferir se a marca se identifica com você. Para isso, vale a pena pesquisar qual é o perfil de empreendedor que a franquia busca. Normalmente, as companhias descrevem quais são as habilidades e características que procuram em um franqueado, e você pode ver se você se encaixa.

Números e tendências do mercado

Outro ponto muito importante a analisar é como está o mercado da companhia que te interessa. Uma boa fonte de consulta são os balanços trimestrais e anuais da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Observando os números do relatório, você consegue saber quais setores vêm crescendo em faturamento e unidades.

Além disso, a CEO da Franquear Consultoria também recomenda que o candidato busque entender quais são as tendências para os próximos anos.

Como exemplo, podemos citar as franquias de delivery. Embora a área de entregas de refeições já venha apresentando crescimento ao longo dos últimos anos, a pandemia contribuiu para tornar o delivery um hábito ainda mais presente na vida dos brasileiros. Pensando nisso, se você tem interesse em franquias de alimentação, vale a pena ficar de olho naquelas que já disponibilizam o delivery.

Investimento x retorno

As informações de investimento e retorno projetado para o negócio são um dos primeiros dados recebidos pelos interessados. Essas estimativas vão te ajudar a entender quanto você vai gastar (incluindo taxa de franquia, capital de giro, instalação de ponto comercial e mais) e quanto pode receber (através do faturamento médio mensal e da taxa de lucro).

Observando esses números, fica ainda mais fácil verificar se, de fato, o retorno prometido pela marca vale a pena. “Para investimentos médios de R$ 200 mil, por exemplo, é desejável que o retorno aconteça entre 24 e 30 meses”, explica a CEO.

Desconfie se o franqueador prometer um retorno muito rápido para um investimento alto e também se o prazo de contrato for menor do que a estimativa do payback.

Reputação da marca 

A reputação da rede que você pretende ingressar é muito importante e tem impacto direto no sucesso da sua unidade.

Para entender como o público e o mercado veem a franquia, uma alternativa é pesquisar sobre a marca nas redes sociais e em sites que medem a satisfação dos consumidores, como o Reclame Aqui. Aproveite também para conferir se a marca já recebeu premiações que atestam a satisfação dos seus franqueados, como o Selo de Excelência da ABF.

Neste aspecto, Milena Lidor dá ainda uma dica que pode ajudar muito a tomar sua decisão: “Fale com outros franqueados para entender como é o relacionamento da franqueadora com a rede, como é o suporte prestado e a disponibilidade em receber as necessidades apresentadas. Sobretudo, questione se o resultado apresentado no momento da negociação realmente aconteceu”, aconselha a CEO.

Gestão de crise

Nos últimos meses, por conta da pandemia, muitas empresas tiveram que se reinventar para continuar faturando e reduzir as perdas de seus franqueados. Obviamente, a pandemia foi uma situação drástica, mas quem quer empreender precisa saber que crises podem acontecer.

No franchising, o ideal é que o franqueador apoie o franqueado em momentos de instabilidade, ajudando-o a criar estratégias e oferecendo alternativas de recuperação.

Tendo isso em mente, além de perguntar diretamente para o franqueador sobre suas táticas de gestão de crise, que tal conversar com os franqueados da rede e perguntar como funcionou o suporte da franqueadora em momentos desafiadores, como a pandemia?

Transparência e profissionalismo

Embora a sinceridade, a coerência e o profissionalismo possam ser características um pouco subjetivas, elas são essenciais para garantir um relacionamento saudável com o franqueador e aumentam as chances da sua unidade ter sucesso. E é por isso que esses fatores também devem ser analisados antes de você comprar a franquia.

Para isso, Milena aconselha que os investidores analisem se os dados são idênticos em todos os materiais que lhes apresentaram, como contrato, Circular de Oferta de Franquia, apresentação e negociação com os consultores.

Qualquer inconsistência pode ser sinal de falta de organização, e pode denunciar que a franqueadora não é tão bem estruturada assim.

Outra tática fundamental é fazer uma reunião com o franqueador e com os consultores para conhecer melhor as pessoas que irão fazer parte da sua gestão. Durante o encontro, não tenha receio de fazer perguntas, pedir mais informações e confirmar todos os seus deveres e direitos como parceiro da marca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui