O que é Open Franchise e como implementar na sua rede

0
2562
open franchise
open franchise

Hoje, inovar é praticamente uma obrigação para as empresas que desejam alcançar o sucesso. Com consumidores cada vez mais exigentes, um mercado extremamente competitivo e profissionais que sabem muito bem o que querem das empresas, apresentar inovações para o público interno e externo é fundamental.

Mas é possível inovar em um formato tão tradicional e estático quanto o franchising? Os fundadores do movimento Open Leaders dizem que não só é possível, como é essencial para alcançar o verdadeiro poder da colaboração e melhorar os resultados das redes.

O que é Open

O Open é uma tendência mundial que tem como objetivo atualizar o franchising para as demandas e desafios dos dias atuais, uma vez que o modelo de franquias utilizado no mercado ainda é, em muitos aspectos, o mesmo criado na década de 50.

O Open entende que muitos pontos desse formato já não atendem as novas necessidades do público, do mercado e dos profissionais, e busca propor novas formas de atuar através de reuniões, palestras e outros encontros.

O princípio básico do Open o trabalho coletivo em substituição a separação entre franqueados e franqueadora. Por meio dessa premissa, as rede que adotam o Open trabalham coletivamente para promover transformações que melhorem o engajamento e a capacidade de solucionar problemas nas franquias. O resultado, além de crescimento das redes, é a realização e satisfação das pessoas envolvidas no franchising, atingindo níveis de colaboração inimagináveis para o modelo tradicional.

Uma das principais características do Open é a simplicidade. Com apenas 3 pilares (Geração de Valor, Colaboração e Transparência) e práticas fáceis de serem implementadas, é possível iniciar uma revolução em qualquer rede, diminuindo conflitos com os franqueados e aumentando os indicadores de resultado.

De acordo com os fundadores do movimento, esses princípios levarão os profissionais do franchising a superar desafios e deixar a rede mais adaptada para trabalharem juntos em prol de um mesmo objetivo.

Os pilares do Open 

O dia a dia das empresas que adotam o Open Franchise é baseado em três pilares. São eles:

Transparência: ingrediente básico para a confiança em qualquer relação, é responsável pela disseminação de informações verdadeiras, comunicação e gestão abertas e acessíveis para a rede.

Colaboração: abertura para participação ativa na organização, desconstruindo a formação tradicional hierárquica para deixar franqueados e franqueador lado a lado dividindo as atividades pela competência e comportamentos mais adequados para realiza-las.

Geração de valor: foco contínuo na avaliação das atividades da rede que trazem maior valor para os clientes e franqueados, eliminando as que não geram valor e terceirizando as que geram baixo valor, liberando tempo de franqueados e franqueador para focar no negócio.

Como adotar o Open

Quem decide adotar o Open deve estar disposto a iniciar uma jornada de mudança interior, desaprender crenças e comportamentos incompatíveis com o nível de maturidade necessário para se trabalhar em rede, em um ambiente seguro para a colaboração se desenvolver.

Por esse motivo, quem adota o Open passa a praticar comportamentos como escuta ativa, empatia e meritocracia dentro de suas redes, deixando a centralização, o controle e as punições para trás, abrindo-se para inovações construídas junto com seus franqueados e colaboradores.

A transição do modelo tradicional para o Open deve acontecer em etapas. Começa pela mudança de mindset da liderança, depois engaja sua equipe e franqueados em uma sensibilização para a necessidade de mudança. A partir do engajamento de todos na mudança, inicia-se um processo de transformação cultural, em uma série de encontros presenciais com grupos de transformação da rede, para promover as mudanças necessárias para melhorar os indicadores das franquias.

Através dessa sequência de ações, a ideia é remodelar a cultura organizacional e criar um ambiente de maior transparência, valorização das pessoas e onde haja espaço para a colaboração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui