Qual a melhor franquia para investir com pouco dinheiro?

0
1017
como escolher a franquia
como escolher a franquia

Além de escolher o segmento de atuação, um dos pontos decisivos para investir em uma franquia é o valor que será investido para abertura da unidade.

Nesse sentido, o franchising é muito flexível: há opções de franquias baratas, que podem ser abertas com pouco dinheiro, como existem franquias que exigem valores acima de R$ 1 milhão, por exemplo.

Quem busca franquias baratas encontra uma grande variedade de marcas que trabalham com valores que vão desde algumas centenas de reais até a faixa de R$ 100 mil. Você pode conferir algumas opções aqui.

Mas, entre tantas possibilidades, como escolher a marca e o modelo de negócio ideais para você? É isso que você vai descobrir neste artigo!

Conhecendo as características das franquias baratas

Para Rogério Gabriel, CEO da MoveEdu, o primeiro passo para entender qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro é compreender o modelo de negócio que elas costumam entregar.

“As franquias mais baratas têm infraestruturas menores e poucos colaboradores. Isso diminui os custos de implantação e as despesas fixos operacionais”, explica Gabriel.

Com isso, é fácil encontrar franquias baratas nos formatos de operação home based (onde o franqueado atua total ou majoritariamente em casa), em quiosque ou unidade móvel. Se você se interessa por esse tipo de modelo, encontrar uma franquia para abrir com pouco dinheiro será mais fácil!

Além disso, o CEO também afirma que as franquias mais baratas costumam ter dois principais fatores em comum: “elas utilizam recursos tecnológicos e automações de processos que permitem, mesmo em um espaço menor, atender públicos iguais ou até maiores que franquias de maior investimento, ou outro fator que justifica faturar e ter margens iguais ou maiores a negócios com investimento maior”.

Como exemplo, podemos citar as franquias de loja virtual, que permitem que o franqueado trabalhe em casa, vendendo produtos para todo o país através da internet. O custo para manter um e-commerce é muito mais baixo do que o de uma loja tradicional, e o empreendedor tem a possibilidade de vender para clientes em qualquer lugar e a qualquer hora.

Isso significa que o franqueado que busca operações de baixo custo também deve estar preparado para lidar com a tecnologia em algum nível, já que ela é uma ferramenta comumente utilizada para reduzir custos e elevar o faturamento.

Aspectos financeiros para considerar na hora de escolher uma franquia

Embora os franqueadores costumem entregar uma previsão de investimento inicial e este número possa servir como um norte para o candidato, Gabriel explica que é preciso considerar outras despesas que podem não ter sido computadas pela marca. Podemos citar:

  • Custos de abertura de empresa
  • Deslocamentos para treinamentos presenciais
  • Capital de giro
  • Aluguel de ponto comercial (se houver)
  • Compra de equipamentos
  • Contratação e treinamento de funcionários (se houver)
  • Licenças de softwares e outras ferramentas
  • Formação de estoque
  • Contas como luz, água, internet e impostos

Além disso, o franqueado também deve remunerar o franqueador com valores de taxa de franquia (paga no fechamento do negócio), royalties e fundo de propaganda. Confira aqui mais custos que devem ser alinhados com a marca.

Da mesma forma, é essencial que o interessado avalie o potencial retorno sobre o seu investimento. “A maior vantagem para quem investe em uma franquia é ter os processos já formatados para não errar (ou não errar tanto, pelo menos) e, com isso, atingir seu ponto de equilíbrio o quanto antes. Mesmo assim, não há milagres no mundo dos negócios. Por isso, é muito importante avaliar, além do investimento inicial, o ramo de atividade, as margens líquidas e o plano de negócios para estar preparado para aportar nos meses iniciais”, explica Gabriel.

Seu perfil como franqueado

Embora os números sejam atrativos, também existem questões mais subjetivas que precisam ser observadas na hora de escolher uma franquia.

Além de ter certeza que você está de acordo com os direitos e deveres de um franqueado, é interessante fazer uma reflexão sobre o que você espera da franquia e o que está disposto a fazer para que a operação seja bem-sucedida.

Por exemplo, não adianta buscar flexibilidade e investir em um modelo de negócio que exija sua presença de domingo a domingo.

Pensando nisso, é importante que suas expectativas estejam alinhadas com o que a franquia pode oferecer para que não haja frustrações ou arrependimentos no futuro. Para isso, o melhor caminho é conversar com o franqueador e franqueados atuais da marca para tirar todas as suas dúvidas.

Então, como escolher a franquia ideal para investir com pouco dinheiro?

Neste momento, você deve ter percebido que não existe uma única resposta para a saber qual a melhor franquia para investir com pouco dinheiro.

Na verdade, a opção ideal é aquela que atende as expectativas do investidor. A marca que você escolher deve ter um bom histórico no franchising, estar inserida em um segmento com o qual você se identifique e ter o formato de operação que você procura. Além, é claro, de caber no eu bolso.

Quando todas essas questões estiverem alinhadas, você saberá que escolheu a franquia certa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui