Guia Franquias de Sucesso

O que esperar do suporte de marketing da franqueadora?

suporte de marketing franquias

suporte de marketing franquias

A aquisição de uma franquia é sempre recheada de expectativas em relação a vendas rápidas e ao forte suporte e padronização da franqueadora. Afinal, entre os principais benefícios de se optar por uma franquia estão entrar em um sistema já testado e aprovado e não estar sozinho, recebendo todo o apoio necessário.

O suporte de marketing é um desses itens fundamentais nas entregas mensais da franqueadora, que deve estar focada em promover ações que projetem a marca e fortaleçam a imagem institucional, facilitando a prospecção e as vendas nas unidades.

O trabalho deve abranger todas as praças em que há franquias e os principais canais de comunicação que atinjam o público-alvo, como as redes sociais, por exemplo.

O pacote básico de marketing deve incluir tudo o que o franqueado precisar para se divulgar e vender, como e-mail próprio, apresentação institucional, catálogos, tabelas de preço, portfólio de produtos e/ou serviços, material de ponto-de-venda, comunicação nas redes sociais e orientação para o processo de vendas, com argumentações e técnicas para converter novos clientes e ampliar o faturamento.

Em muitos casos, por solicitação das franquias, a rede opta também por criar materiais promocionais e até campanhas de mídia na TV, rádio, revistas, outdoor e na internet, por exemplo. Nessas situações, muitas vezes é sugerido um fundo extra e os investimentos são rateados pelas unidades.

O mais importante no processo é utilizar todo suporte de marketing e colocar no ar tudo o que a franqueadora oferece, para ativar ao máximo a marca e as vendas. Outra dica para as unidades é levantar o que mais funciona nas suas regiões, com os concorrentes e marcas que falam com o seu público, e sugerir alguns pontos para a franqueadora avaliar. Com certeza, tudo o que for positivo, trouxer mais vendas e reputação e for viável, terá muitas chances de ser implementado.

Sair da versão mobile