5 dicas para treinar os franqueados no uso de tecnologia

0
1044
treinar franqueados tecnologia
treinar franqueados tecnologia

selopubliIntroduzir novas tecnologias e ferramentas é sempre um desafio. No caso das franqueadoras – que além de seus próprios times ainda precisam atualizar os franqueados e as equipes deles – o trabalho pode ser ainda maior.

Mudar hábitos e processos de trabalho exige planejamento, dedicação e acompanhamento para garantir que os novos recursos sejam parte do dia a dia das franquias e gerem os resultados esperados pela gestão.

Mas, com um bom planejamento é possível treinar os franqueados para usarem a tecnologia a favor do desenvolvimento de suas unidades e da rede como um todo.

Mostre as vantagens

É natural que alguns franqueados demonstrem resistência frente às novidades, principalmente se tiverem um perfil conservador e uma longa história junto à rede de franquias.

O segredo para abordá-los da maneira correta é mostrar que a tecnologia pode ajudá-los a ter processos mais rápidos, gerar novos negócios, agradar o consumidor e também a poupar recursos.

Se for possível, apresente essas vantagens na prática, trazendo cases e estudos reais que ajudem a corroborar que tipo de melhorias os franqueados podem esperar.

Aplique em situações reais

Na hora de planejar o treinamento, uma boa tática é empregar o uso da tecnologia em situações reais. Melhor ainda se conseguir demonstrar que as novidades podem auxiliar na resolução de problemas que atrapalham o desenvolvimento dos franqueados.

Um sistema de gestão de estoque inteligente, por exemplo, pode ser a ferramenta que faltava para as lojas não sofrerem mais com falta ou excesso de produtos.

Use a gamificação

Se você está modernizando a gestão e os processos de sua rede de franquias, não faz sentido estruturar um treinamento arcaico e desinteressante para seus franqueados.

Além de utilizar recursos dinâmicos, como vídeos, apresentação de cases e oportunidades para perguntas, investir na gamificação também é um ótimo caminho para aumentar o interesse na capacitação.

Ao estruturar competições e jogos interativos dentro do treinamento, você aumenta o envolvimento e entendimento dos franqueados sobre o conteúdo, e isso vai fazer total diferença para a forma como eles vão se relacionar com a tecnologia.

Tenha materiais para consulta

Além do treinamento introdutório, é sempre interessante contar com materiais que o franqueado pode consultar quando tiver alguma dúvida ou se esquecer de algo que foi dito durante o treinamento.

Nos casos das capacitações em vídeo, ainda pode ser uma boa ideia gravar o treinamento e disponibilizar os materiais utilizados nele para sua rede.

Use o EAD

Ao introduzir tecnologia para os franqueados, também é importante fazer um monitoramento para entender se eles realmente aprenderam a utilizar as ferramentas e estão aproveitando todos os recursos que sua franquia oferece.

Uma ótima forma de fazer acompanhamento é por meio de plataformas de ensino a distância. Questionários, testes e outros tipos de avaliações podem ser usados para avaliar o quanto o franqueado absorveu do treinamento e se há necessidade de realizar novas capacitações e reciclagens.

Solutto facilita o acesso dos seus franqueados à tecnologia

Pioneira em softwares de gestão para o franchising, a Solutto consegue agregar tecnologia de ponta às suas soluções, mas mantendo uma interface simples, intuitiva e que está em constante evolução.

Com sistemas modulares, que podem ser empregados tanto nas franqueadoras quanto nas unidades franqueadas, a Solutto oferece às redes de franquias a possibilidade de escolher apenas os recursos que mais fazem sentido para suas estratégias e nicho de negócio.

Botão Franquia Empresa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui