Os franqueados multiunidades já se tornaram uma presença forte no mercado de franchising nacional – é o que mostra a pesquisa Franqueados Multiunidades, realizada em parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Grupo de Estudos de Franquias (FRANSTRAT) da USP – Ribeirão Preto.

Divulgada na última quinta (10), a pesquisa abordou a tendência de franqueados multiunidades nas redes de franquias brasileiras e apurou que 84% das redes pesquisadas contam com parceiros com este perfil. Os franqueados multiunidades são aqueles que possuem mais de uma unidade de franquia, sejam elas da mesma marca (os chamados multifranqueados) ou de marcas diferentes (os franqueados multimarcas).

O resultado da pesquisa mostra que esse tipo de investidor se tornou mais comum nos últimos anos: em 2016, 68,5% das redes contavam com franqueados multiunidades; em 2017, esse número era de 74,5%.

Já considerando o todo o setor de franchising no Brasil, 31% das unidades em operação são administradas por franqueados multiunidades.

“Este movimento dos franqueados multiunidades nas redes reflete uma tendência internacional, que é também uma realidade nos Estados Unidos, e reforça, mais uma vez, o amadurecimento do franchising brasileiro”, afirma, em comunicado à imprensa, Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

A Associação atribui o aumento no número de franqueados multiunidades ao maior preparo do empreendedor brasileiro e às vantagens identificadas pelas franqueadoras em incentivar essa prática, que vão desde a agilidade na implantação e conhecimento da franquia até o histórico de bom desempenho.

A pesquisa destaca ainda um aumento no número de franqueados multimarcas – aqueles que administram unidades de duas ou mais marcas de franquias. Nas redes que atuam com esse perfil de investidor, 54% dos franqueados são franqueados multimarcas. Em 2017, esse total era de 43%.

Entre as redes participantes da pesquisa, 81,6% adota alguma forma de trabalho com franqueados multimarcas; e 18,4% não permitem essa prática.

A pesquisa Franqueados Multiunidades foi realizada por amostragem e envolveu 24,33% das redes em operação no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA