Final de ano chegou, mês do consumidor com 13º no bolso, e disposição para gastar. E por mais que as pesquisas sempre mostrem que as pessoas têm a intenção de encerrar o ano quitando dívidas, ninguém nunca me apresentou alguém que não esteja disposto a pelo menos uma comprinha de Natal, seja para si próprio, seja para um ente querido.

Acabamos de sair da Black Friday, que já deu um prenúncio do que esperar para as vendas de Natal. Essa edição do período promocional bateu recordes de transações bancárias efetuadas, ou seja, as pessoas compraram, e não foi pouco. E ainda comprarão mais.

As projeções dos economistas são de um período de vendas mais expressivo do que o do ano passado, e apesar das vendas subirem, os custos da operação também crescem e se não estiver bem atento, pode acabar vendendo mais, e saindo com menos dinheiro no bolso.

Por isso, organização e planejamento são as palavras chave para que você possa terminar 2019 feliz e comemorando um bom período de vendas. Abaixo, destaco cinco pontos muito importantes que merecem a sua atenção:

1. Horário de atendimento estendido

É essencial aproveitar ao máximo a presença dos consumidores no ponto de venda. Isso significa que muitas vezes, vale a pena sim estender ou adaptar o horário de funcionamento das lojas.

Nessas horas, antes de tudo, faça as contas de quanto vai custar para manter a loja aberta (funcionários, segurança, entre outros). Se o acréscimo de vendas superar os investimentos extras, é hora de aproveitar a oportunidade para ter mais algumas horinhas no dia para vender. Em shopping centers, isso já é uma obrigatoriedade em diversas cidades.

2. Reforço na equipe

Se no seu PDV o horário estendido não é obrigatório, permitido ou mesmo vantajoso, avalie se precisa aumentar a equipe mesmo assim, porque loja lotada e dificuldade de atendimento espantam qualquer consumidor.

Esse é o período do ano em que mais se contratam temporários, e muitos acabam ficando depois do período para até mesmo substituir funcionários ou cobrir férias. Além de atender melhor seu cliente e vender mais, reforçar a equipe pode ser uma excelente oportunidade para encontrar talentos que estão em busca de uma oportunidade.

3. Decoração

Quem é que não se encanta com uma linda decoração de Natal? O visual festivo das fachadas, vitrines e interior das lojas, quando bem feito, chama muito a atenção dos passantes e possíveis consumidores. Vale investir em algo bonito, de bom gosto, que sirva de chamariz e oportunidade de interação com as pessoas. Fuja do exagero, mas não deixe de entrar no clima.

4. Dose extra de motivação

Não é fácil trabalhar no ritmo acelerado do final do ano, em meio a muito movimento, muita agitação, e muita pressão também. Sendo assim, programas de metas e bonificações são uma dose extra de motivação para deixar a equipe focada e justamente recompensada.
Crie metas simples, claras e cumpra os acordos de premiação e bonificação firmados com a equipe, acompanhando o dia a dia das vendas, e dividindo o resultado com todos que se esforçaram e atingiram os objetivos.

5. Descanso e qualidade de trabalho

Esforço e dedicação em nada tem a ver com desrespeito às leis trabalhistas e condições de trabalho com qualidade. Nada de diminuir intervalos de almoço, ou suprimir folgas. As pessoas precisam estar bem, física e psicologicamente, para exercer seu trabalho. Respeitar a equipe é condição primordial para que se possa esperar comprometimento e dedicação.

Que 2019 seja um ano de excelentes resultados para você!

E até o ano que vem!

COMPARTILHE
Artigo anteriorBMZ Auto Brokers concede período de 7 dias para consumidor testar veículo
Próximo artigoContainer Segurança adota sistema “ganha-ganha” para franqueados
Camila Pacheco
Consultora Empresarial e sócia da Blue Numbers Consultoria. Pós graduada com MBA em Gestão de Negócios pela ESPM Business School SP, Formada em Comunicação Social e Design Gráfico, dirige e desenvolve projetos de marketing, varejo e franquias da Blue Numbers, ao lado do sócio Márcio Iavelberg. Professora em cursos da ABF, escreve sobre os temas do mundo corporativo que acompanha em seus projetos, treinamentos e palestras.

DEIXE UMA RESPOSTA