Você já deve ter ouvido o termo “empreendedor de ocasião” – ele se refere a pessoas que não tinham a intenção de empreender, mas que em um momento de crise se veem direcionadas a empreender.
A situação é bastante comum sempre que existe uma crise econômica, como a que estamos vivendo agora junto com a pandemia da Covid-19: muitas empresas precisam cortar custos e demitem profissionais. Estes recebem valores referentes à rescisão contratual e, com dificuldade em encontrar um novo emprego e o tempo passando, encontram no empreendedorismo a saída para ter novamente uma renda. São esses valores provenientes da rescisão contratual que permitem, muitas vezes, o investimento no novo negócio.
E nesse cenário de um futuro empreendedor inexperiente, investir em uma franquia pode sim ser uma excelente saída.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Se você está vivendo esta situação, seguem algumas dicas importantes para que você possa investir com mais segurança e não criar um problema ainda maior para sua vida familiar e financeira:
1. Estude muito, mas não apenas as informações públicas ou as que a própria franqueadora te fornece. Busque suas próprias fontes: converse com os clientes, franqueados atuais e ex franqueados da marca.
2. Não assine nada sem a ajuda de um bom advogado para ajudá-lo na leitura e interpretação da Circular de Oferta e Contrato.
3. Tenha bastante clareza do quando pode investir, pois não há garantia de sucesso e como em qualquer outro negócio, você pode perder os valores investidos se o negócio não prosperar. Além disso, saiba que o investimento vai muito além das taxas iniciais, você precisa de reservas para sustentar pelo menos seis meses da operação.
4. Busque segmentos com os quais se identifica e tem aptidão. Não entre na onda de especialistas que vendem tendências que nada tem a ver com você. A franquia exigirá muita dedicação e sua vida pode se tornar bem difícil trabalhando muitas horas por dia com algo que não gosta.
5. Lembre-se que ter um negócio próprio é bem diferente de ser funcionário, e acredite, você vai trabalhar muito mais. A franqueadora deve transmitir know how e dar suporte, mas o responsável por fazer a operação “acontecer”, é você. E isso inclui gerir o negócio todo: vendas, atendimento, pessoas e finanças.
Escolhendo com cuidado e tomando uma decisão consciente, um novo caminho profissional pode ser trilhado, ainda melhor do que o anterior que foi finalizado.