No mundo dos negócios, uma situação de aperto pode ser impulsionadora de uma transformação total de carreira. Foi o que aconteceu com a fonoaudióloga Renata Marcolino: um momento de complicação financeira levou Renata a começar a revender sapatilhas no carro. Hoje, a empreendedora lidera uma rede de franquias que faturou 40 milhões de reais em 2018.

O que é hoje um negócio de sucesso surgiu de uma necessidade. Com dívidas acumuladas, Renata precisava de uma alternativa para aumentar a renda e ajudar o marido com as despesas da família. Na época, ela era funcionária pública e atuava como fonoaudióloga, mas o retorno que tinha já não era suficiente para as demandas da casa. Assim, surgiu a ideia de empreender.

“Como sempre gostei de sapatilhas decidi vender o calçado para minhas amigas próximas. O sucesso foi tanto que apostei mais neste segmento. Passei a vender as sapatilhas no porta mala do meu carro, ia para todos os lugares comercializar o produto”, lembra Renata Marcolino.

A estratégia da empreendedora para se destacar no mercado foi apostar em preços populares, comercializando as sapatilhas em um sistema de valor único. A experiência trouxe um excelente retorno: em dois meses trabalhando com a revenda das sapatilhas em seu próprio carro, Renata conseguiu vender mais de 1 mil pares do calçado.

“Sempre gostei de sapatilhas, acho que é um calçado confortável para o trabalho, confraternizações e para o dia a dia. A partir desta identificação com o nicho de mercado, percebi que era nesta área que eu deveria investir todas as minhas fichas”, conta a empresária.

Foi assim que em 2015 Renata abriu as portas da primeira unidade da Mil e Uma Sapatilhas. A loja foi aberta no bairro de Tatuapé, em São Paulo, e contava com equipe de 13 revendedoras.

Histórias como a de Renata, de pessoas que empreendem em momentos de necessidade, são comuns, especialmente em tempos de crise. O chamado “empreendedorismo por necessidade” fez com que 11,1 milhões de empresas fossem criadas no Brasil nos últimos anos, de acordo com dados do Sebrae divulgados em 2017.

A Mil e Uma Sapatilhas entra nesse contingente como uma das empresas que deu certo. Já no primeiro dia, a loja contabilizou a venda de 500 pares de sapatilhas.

Desde então, a marca cresceu em ritmo acelerado. Hoje, a Mil e Uma Sapatilhas conta com mais de 150 unidades em funcionamento no Brasil, além de uma operação na Colômbia. Para dar conta da demanda, a empresa abriu também uma fábrica própria e atualmente trabalha com um amplo mix de calçados e lançamentos constantes.

“As vantagens no âmbito pessoal foram as melhores possíveis. Hoje, me sinto realizada no que faço. Além disso, posso proporcionar para outras pessoas que passaram pelo o que eu passei, uma nova forma de recomeçar”, afirma Renata.

De acordo com empresária, a franquia já conseguiu atingir suas metas de expansão. Todos os locais mapeados disponíveis para a abertura de uma loja já foram comercializados e o principal objetivo da marca agora é fortalecer a fidelização de clientes e disseminação de produtos.

Quer conhecer mais histórias inspiradoras? Confira os conteúdos a seguir:

DEIXE UMA RESPOSTA