Engajar os franqueados é um passo importante para o sucesso de uma rede de franquias. Afinal, o desempenho individual de cada unidade constrói os resultados da rede como um todo e impacta tanto no faturamento da marca quanto na expansão.

Ter franqueados engajados na busca por resultados, na captação e na fidelização de clientes ajudam a consolidar a reputação da marca entre os consumidores. Além disso, esses franqueados se tornam embaixadores da franquia, atraem atenção de outros investidores e fazem com que a rede cresça – tanto internamente, com um bom número de multifranqueados, quanto na conquista de novos investidores.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

O processo para engajar os franqueados não precisa ser tortuoso. Práticas e estratégias aplicadas na rotina da franqueadora podem render excelentes níveis de engajamento e transformar a rede. A seguir, você confere algumas dicas de como trabalhar o engajamento dos franqueados na sua rede de franquias.

Caprichar nos treinamentos

Você pode começar a engajar os franqueados já no treinamento inicial. Aproveite o momento para transmitir, além das recomendações de gestão e operação próprias do negócio, conteúdos e informações que tragam o novo franqueado para o universo da marca.

Conhecer a visão, a missão, os valores, as metas e a história da empresa inspira identificação e pode fazer com que o franqueado enxergue a marca de uma forma mais profunda. Acreditar na marca e se sentir parte dela são coisas tão importantes para motivação e o engajamento quanto os resultados práticos, como o retorno do investimento ou o faturamento.

Ter uma programação de capacitação contínua também é uma boa forma de cultivar o engajamento dos franqueados, mantendo-os próximos e envolvidos. Esses treinamentos podem ser feitos tanto presencialmente quanto a distância, em plataformas digitais.

Apostar na comunicação

Garantir canais de comunicação eficientes é outra ação fundamental para engajar os franqueados.

Não conseguir contatar a franqueadora para esclarecer uma dúvida ou resolver alguma questão pode despertar uma forte insatisfação. Disponibilizar meios de conversar e tirar dúvidas com praticidade permite a construção de um relacionamento mais próximo, essencial para o sentimento de pertencimento.

Tenha em mente que a comunicação é uma via de mão dupla. Assim como a franqueadora transmite informações para os franqueados, é preciso que a empresa também ouça o que cada franqueado tem a dizer.

Sentir que é ouvido e que sua opinião importa é algo valioso para despertar o engajamento, e o feedback dos franqueados pode ser muito útil na hora de planejar ações para a melhoria de processos da rede. Conselhos de franqueados, por exemplo, são um ótimo recurso para aplicar esse conceito.

Investir em consultoria de campo

A consultoria de campo é uma excelente ferramenta para mostrar ao franqueado que o negócio é uma parceria, mostrando que a franqueadora também está empenhada no sucesso da unidade.

Aproveite as visitas para, além de garantir que as regras e padrões são cumpridos, reforçar a cultura da marca e desenvolver ações para motivar o franqueado a crescer. Esse contato cara a cara ajuda a fortalecer o elo entre franqueadora e franqueado.

Promover eventos de franqueados

Investir em um relacionamento próximo entre franqueadora e franqueado é crucial, mas proporcionar contato entre os franqueados também é um meio de estimular o engajamento.

Eventos de franqueados, como convenções anuais, por exemplo, ajudam a envolver toda a rede e cultivar o sentimento de comunidade.

Reconhecer bons resultados

Desenvolver formas de reconhecimento para franqueados que estão indo bem é um recurso poderoso para engajar os franqueados.

Premiações e programas de excelência podem ajudar muito a motivar a busca por melhores resultados, fazendo com que os premiados continuem se esforçando para manter o posto e despertando o interesse do restante da rede.

Investir em tecnologia

Colocar todas essas ações em práticas exige o apoio de recursos eficientes de tecnologia. A Solutto, fornecedora de software especialista em franchising, tem soluções ideais para ajudar as franqueadoras a engajar os franqueados.

Com o Solutto é possível acessar módulos que facilitam o treinamento contínuo, com a criação de uma universidade corporativa, que permitem a implementação de um sistema de comunicação prático e eficaz e que tornam a consultoria de campo mais organizada e completa. Tudo isso por meio de uma plataforma centralizada, que possibilita o acesso ao histórico de cada franqueado e reduz erros.

DEIXE UMA RESPOSTA