EcoBike Courier cresce com franquia de delivery sustentável

0
79
franquia ecobike courier principal

Alternativas sustentáveis para a mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras, pegando carona na expansão das possibilidades dos serviços de entregas: essa é a proposta da EcoBike Courier, empresa especializada em logística sustentável.

Com sede em Curitiba, a marca pretende oferecer serviços de entrega que vão no contrafluxo dos problemas associados à mobilidade urbana, investindo em expansão por franquias.

Atualmente, são três unidades próprias e outras cinco franqueadas. Até o final de 2020, a EcoBike Courier pretende contar com 20 unidades ativas em diferentes localidades do país.

De acordo com pesquisas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a cidade de São Paulo, por exemplo, tem como a principal causa da poluição atmosférica, os gases lançados pelos meios de transporte. A capital paulista apresenta a maior frota de automóveis de passeio do Brasil: 9 milhões de veículos.

Um levantamento realizado em 2012 pelo Cetesb apura que, caso toda a frota de motos, automóveis e ônibus parassem por um dia, a São Paulo deixaria de emitir cerca de 535,4 toneladas de monóxido de carbono.

O Observatório das Metrópoles aponta que, entre os anos de 2001 e 2011, nas 12 principais cidades brasileiras o número de motos e automóveis saltou de 11,5 milhões para 20,5 milhões.

Pensando em alternativas sustentáveis para realizar serviços de entrega, a EcoBike Courier foi fundada em 2011, em Curitiba. O principal objetivo é, a partir de entregas sustentáveis, minimizar os problemas de mobilidade das principais cidades brasileiras.

Assim, a marca realiza entregas exclusivamente por bicicletas, fornecidas de acordo com a demanda dos clientes, ou a partir de contratos e pacotes de entrega. Os clientes encontram possibilidades de entregas de documentos em cartórios ou em bancos, de encomendas dos correios e de delivery de comida, por exemplo.

Atualmente, os serviços da EcoBike são responsáveis por mais de 250 mil entregas, realizadas somente em Curitiba. Presente em cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, os ciclistas da EcoBike Courier já pedalaram mais de 20 voltas ao redor do mundo e, por meio das entregas, evitaram que fossem lançados na atmosfera mais de 17 toneladas de gás carbônico.

Em 2012, a marca foi eleita como um das três organizações mais sustentáveis do Brasil, pelo Prêmio Greenbest.

Modelo de franquia EcoBike Courier

Os franqueados que apostam em um modelo de negócio da EcoBike encontram serviços de entrega que se destacam entre as concorrentes, por meio da agilidade e na proposta sustentável. Os serviços oferecidos pelas unidades são mais econômicos, por exigir menos custos se comparado com as entregas realizadas por um motoboy.

A EcoBike Courier trabalha com modelos de franquias baratas que variam de acordo com o porte da localidade em que a unidade será instalada.

Para cidades com até 500 mil habitantes, o investimento necessário é de 25 mil reais. Para cidades que apresentam mais de 500 mil habitantes, o valor de investimento é de 35 mil reais.

O faturamento médio gira em torno de 20 mil reais a 30 mil reais, com lucratividade prevista de 40%. O prazo de retorno de investimento é curto, ficando entre oito e dez meses.

A marca busca por novos franqueados em todo o país, dando prioridade para quem já tenha empreendido anteriormente. A EcoBike também aposta em empreendedores que tenham interesse pelos temas de mobilidade urbana, economia compartilhada e sustentabilidade, e que desejam atuar em um modelo de negócio que visa promover ações positivas para o social.

Treinamento e suporte

Os franqueados EcoBike recebem treinamento completo, que pode ser feito presencialmente ou online. No formato presencial, é importante que o empreendedor vá à sede da rede, em Curitiba, para receber capacitação com duração de dois dias. No formato online, o treinamento tem duração de cinco horas, divididas em cinco dias.

A franqueadora garante suporte para a implantação da unidade, com apoio operacional, treinamentos de venda, gestão e marketing, além de sistema integrado para gerenciamento de corridas, entregadores e financeiro. Os franqueados encontram ainda suporte em marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui