2018 é um ano cheio e o segundo semestre deve chegar com eventos que impactam diferentes ramos do mercado. A Copa do Mundo e, principalmente, as eleições presidenciais prometem ocupar o foco da atenção dos brasileiros na segunda metade do ano – e isso significa que já é hora de preparar sua rede de franquias para continuar crescendo em meio a esse cenário.

De modo geral, o ano guarda boas expectativas para o franchising nacional. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a projeção é de que o setor cresça até 10% em 2018 – número maior do que o registrado em 2017, ano em que o setor de franquias cresceu 8% e faturou 163,319 bilhões de reais.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

“Em 2018 teremos melhoras significativas nos principais indicadores econômicos. A inflação tende a manter seu ritmo de desaceleração e os juros demonstram forte tendência em permanecerem na casa de um dígito. Tal cenário se mostra favorável para uma retomada do varejo e para a geração de boas oportunidades para quem quer empreender”, diz Roberto Vautier, especialista em varejo da AGR Consultores.

Segundo dados do relatório de mercado financeiro Focus, feito com base em pesquisa do Banco Central, a expectativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresça 2,9% em 2018. Já a expectativa do mercado para a expansão da economia é de 3%.

Para as franqueadoras, essa retomada na economia significa um bom momento para a expansão das redes. Os indicadores positivos podem impulsionar as oportunidades de negócios, abrindo caminho para novos investidores e aquecendo a venda de franquias.

Esse contexto promissor tem força principalmente no primeiro semestre do ano. Isso porque, na segunda metade de 2018, as eleições presidenciais podem acabar reacendendo o sentimento de insegurança dos empreendedores.

Para Milena Lidor, diretora da Franquear Consultoria, as eleições podem impactar e muito o mercado de franchising. “São vários motivos: insegurança com o risco no Brasil, histórico do cenário econômico… Não tem como prevermos nada para essas eleições, um cenário incerto que carrega alguns segmentos nessa incerteza também”, avalia a especialista.

Segundo o gerente de expansão do Grupo Afeet, Rodrigo Faria, o período de eleições sempre gera expectativas no mercado em geral, com impactos em diferentes frentes, inclusive na economia. “Não temos como avaliar, nesse momento, quais serão esses impactos, mas torcemos para que seja o mais positivo possível, uma vez que expandir significa gerar empregos e este, por sua vez, depende de uma economia sólida, frente a um mercado confiante”, comenta.

Levando em conta tudo isso, é preciso se planejar para manter a expansão de franquias forte até o final do ano. Mesmo com as expectativas positivas para o cenário econômico, vale se preparar para um cenário mais desafiador, que pode vir com as novidades na política do país.

Como preparar sua expansão para o segundo semestre?

A melhor dica para preparar sua equipe de expansão para os impactos das eleições, que podem tumultuar os negócios no segundo semestre, é aproveitar ao máximo o primeiro semestre do ano.

“Estamos intensificando muito com nossos clientes o planejamento de expansão no primeiro semestre, aumentando o investimento em mídia digital, para aumentar a visibilidade da marca”, conta Milene.

Apostar em estratégias digitais (posicionamento no Google, anunciar em portais especializados e redes sociais) para alavancar a prospecção de novos candidatos nessa primeira metade do ano pode ser crucial para ver os resultados lá na frente. Afinal, esse é um momento que tende a gerar mais interesse por parte dos investidores.

Além disso, mantendo um relacionamento com esses contatos (através da nutrição de leads, por exemplo), a franqueadora pode construir a confiança do empreendedor no negócio, convertendo mais franqueados e seguindo com a expansão mesmo com uma eventual baixa nos leads no segundo semestre.

Milene conta ainda que outra estratégia adotada é definir características bem específicas do perfil de franqueado de cada marca de franquia atendida pela empresa. “O objetivo é chegarmos diretamente no investidor em potencial. É diferente de só fechar o funil; é abrir, mas, para um público extremamente definido. Isso diminui os leads, mas aumenta as chaves de fechamento de negócio”, explica a consultora.

Aqui, vale focar em estratégias para segmentação de contatos, além de anunciar de formas mais específicas, concentrando-se em interessados no nicho de atuação da franquia ou mirando em cidades ou regiões pré-definidas.

Outra alternativa para otimizar a expansão no segundo semestre é investir em uma estratégia para incentivar a cultura de multifranqueados. Assim, ao invés de buscar novos investidores, que podem estar hesitantes por conta do cenário político, a ideia é se concentrar em quem já conhece e faz parte da sua rede.

Segundo Milene, essa também será uma tática das marcas atendidas pela Franquear Consultoria. “Para o segundo semestre vamos intensificar a expansão dentro das próprias redes, oferecendo condições especiais aos franqueados que quiserem inaugurar mais lojas”, conta a consultora.

Já Rodrigo conta que uma das estratégias para o Grupo Afeet no segundo semestre também está relacionada ao trabalho com quem já está na rede.

“Vamos dar sequência ao plano de reformulações/revitalização dos pontos de vendas das nossas marcas, Magic Feet, ArtWalk, Authentic Feet, Tennis Express; e a continuidade do trabalho de prospecção de mercados potenciais para o nosso novo modelo de negócios, a Authentic Feet Express”, pontua o profissional.

Como o Guia Franquias de Sucesso pode ajudar a vender mais franquias no segundo semestre

Criado por jornalistas com passagem pelas redações de grandes veículos, como Exame e Pequenas Empresas Grandes Negócios, o Guia Franquias de Sucesso já é um dos maiores portais especializados em franquias no Brasil.

Com mais de 3 mil conteúdos posicionados na primeira página dos resultados do Google, o Guia é uma espaço que atrai cerca de 130 mil leitores interessados em franquias todos os meses. Para as marcas de franquias, é uma oportunidade de aumentar a visibilidade no mercado, atingindo um público qualificado.

Anunciando no Guia, as franqueadoras têm a chance de captar leads exclusivos interessados na marca e pessoas interessadas no segmento em que atuam, gerando oportunidades de negócios e fechando contrato com novos franqueados. Essa é uma boa forma de manter a prospecção de candidatos ativa, trabalhando os contatos para aproveitar o bom momento da economia e não ser pego desprevenido com o eventual impacto das eleições no segundo semestre.

Quer saber mais sobre como anunciar no Guia? Clique aqui e preencha o formulário na nossa página ou envie um e-mail para [email protected] e descubra como anunciar conosco!

DEIXE UMA RESPOSTA