Com a virada do ano se aproximando a passos largos, quem tem uma franquia já deve estar atento a um momento importante para o desenvolvimento da rede: as estratégias de expansão para o ano novo.

Há quem diga que o ano só começa depois do carnaval, mas, para quem quer manter um plano de expansão forte, é preciso começar muito antes do feriado de festas – antes até do início do ano de fato. O final do ano é o melhor momento para plantar as estratégias que farão com que a floresça no primeiro semestre.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

“Quem planeja erra menos! No segundo semestre, entre outubro e novembro, o ano seguinte deve estar planejado para que sejam apresentadas as inovações, os desafios e o plano de expansão para a rede de franqueados”, aponta André Luis Soares Pereira, fundador e consultor da GSPP.

Ainda que esse seja um momento de balanço e avaliação do ano que está para terminar, os investimentos no futuro não podem ficar para depois. A razão para investir já é poderosa: janeiro é o mês mais importante para quem quer vender mais franquias no primeiro semestre.

Já deve ter acontecido com você. Os últimos momentos de dezembro são, para muita gente, a hora de listar as resoluções para o ano seguinte e planejar mudanças e projetos que devem entrar com força total assim que as comemorações da virada ficam para trás. Isso significa que essa é a hora em que as pessoas aproveitam também para colocar o sonho de empreender em prática.

Além disso, em janeiro, muitas pessoas estão de férias do trabalho, o que permite tempo disponível para dedicar em pesquisas e planejamentos para empreender. Esse pode ser o único momento do ano em que as pessoas conseguem, de fato, parar para descobrir mais sobre o universo de franquias, estudar opções de redes e conversar com as empresas franqueadoras.

“No início do ano é o momento em que pensamos e planejamos muitas coisas, sejam elas pessoais ou profissionais. Algumas pessoas adotam o lema ‘ano novo, vida nova’ podendo avaliar novas possibilidades, além de familiarizar-se com uma nova rotina. Dessa forma, a demanda de interesse aumenta e o setor de franquias tem tido um crescimento expressivo”, reforça André.

Basta uma análise de dados de buscas para notar que muita gente pensa assim, fazendo com que janeiro seja um mês decisivo para franqueadores: o mês revela o maior volume de buscas por franquias em todo o primeiro semestre do ano.

Observando o gráfico do Google Trends, ferramenta que revela tendências de busca, pegando o primeiro semestre de 2017 como exemplo, podemos perceber que o ponto alto do interesse por  franquias aconteceu logo nas primeiras semanas de janeiro.

Depois disso, o nível de buscas pelo termo “franquia” seguiu em nível mais moderado, sem voltar a alcançar o mesmo desempenho do primeiro mês do ano.

No Guia Franquias de Sucesso esse aumento no interesse também foi sentido. Analisando o número de visualizações de página no gráfico do Google Analytics, vemos que no mês de janeiro a audiência praticamente dobrou:

Ou seja, janeiro é o melhor mês para captar leads de interessados, seus potenciais novos franqueados. Ainda que franquias não sejam um negócio fechado imediatamente, os leads captados em janeiro podem ajudar a alavancar as vendas e a expansão de todo o primeiro semestre.

Mais uma vez, os dados do Guia Franquias de Sucesso são um bom termômetro para esse aumento na captação de leads. Janeiro foi o mês com o maior número de novos cadastros na primeira parte de 2017:

Esse pico de interesse é refletido nos números do setor. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o início do ano tem demonstrado um excelente momento para o franchising. Em 2017, o faturamento do setor de franquias cresceu 9,4% no primeiro trimestre. O número de unidades também cresceu nesse período, fechando com um saldo positivo, em um aumento de 1,3%.

Estratégias para vender mais franquias no primeiro semestre

A melhor aposta para vender mais franquias no primeiro semestre do ano é estar preparado para aproveitar o boom de buscas por franquias e novas oportunidades de negócios em janeiro. Afinal, perder a onda de potenciais franqueados e interessados em empreender que aparecem nos primeiros dias do ano pode significar uma expansão em ritmo lento até meados de maio e junho, quando o número de candidatos deve voltar a crescer.

Há diversas formas de preparar o terreno e uma das mais eficazes é investir em estratégias de marketing. Para André, divulgar a marca para atrair investidores ao negócio é essencial para o crescimento da franquia.

“O marketing da franqueadora é fundamental para desenvolver as ações, ferramentas e materiais que vão dar todo o suporte para a expansão. Algumas ferramentas e ações – como o site estruturado com o link ‘seja um franqueado’, mídias sociais, mídia offline, Google Adwords, comunicação no ponto de venda, assessoria de imprensa, participação em eventos e feiras – podem ser utilizadas para atrair leads qualificados, em termos de volume e qualidade”, afirma o especialista da GSPP.

Na hora de planejar suas estratégias de divulgação, o que mais vai fazer a diferença é marcar presença onde todas essas pessoas que começam a pesquisar por franquias.

Em muitos casos, o primeiro passo é recorrer ao Google. De acordo com uma pesquisa da Mashable, o Google recebe mais de 100 bilhões de buscas todos os meses – é pelo buscador que as pessoas começam a descobrir mais sobre o mercado de franquias, reunindo informações e conhecendo opções de redes.

Portanto, conseguir destaque nos resultados das buscas deve ser uma meta importante no planejamento de ações para potencializar a expansão. Isso pode ser feito de duas formas: através dos anúncios de links patrocinados, pelo Google Adwords, ou com posicionamento nas buscas orgânicas.

Embora a ideia de que pagar um anúncio para subir nos resultados das buscas pareça mais fácil, o desempenho de uma página com bom ranqueamento orgânico tende a ser superior. Enquanto a taxa de cliques média em anúncios do Google é de 1,91%, de acordo com a WordStream, os primeiros lugares orgânicos contabilizam 34% de cliques, conforme dados do Advanced Web Ranking. Como resultado, melhorar as estratégias de SEO (otimização para buscadores, em tradução livre) e aumentar a presença orgânica de uma marca é apontada como a maior prioridade de 61% dos profissionais de marketing, segundo o Hubspot.

Para chegar ao primeiro lugar do Google, investir em conteúdo é a alternativa mais eficaz – 72% dos profissionais de marketing afirmam, em uma pesquisa da Ascend2, que a criação de conteúdo é a tática mais efetiva de SEO.

Materiais relevantes e de qualidade, que consigam responder a dúvidas de interessados em franquia e empreendedorismo e que mostrem sua franquia como uma opção para investir, aliados a boas práticas de captação de leads vão fazer toda a diferença na sua base de contatos.

Vale reforçar que tudo isso não acontece de uma hora para outra. Portanto, quanto antes você iniciar as ações, mais chances de conseguir bons resultados no primeiro trimestre. É preciso organizar a produção de conteúdo com antecedência para que tudo esteja pronto e indexado pelo Google para receber a onda de visitantes.

Como o Guia Franquias de Sucesso pode te ajudar a impulsionar sua expansão

Com mais de 1,5 mil conteúdos posicionados nos primeiros lugares dos resultados do Google, o Guia Franquias de Sucesso atinge uma audiência de cerca de 100 mil visitantes interessados em franquias todos os meses.

O Guia foi criado por jornalistas com passagem pelas redações de veículos como Exame, Valor Econômico, Reuters, Galileu e Pequenas Empresas Grandes Negócios e todo o conteúdo é produzido por profissionais de comunicação. Com textos novos publicados todos os dias da semana, o portal consegue oferecer conteúdo de qualidade para quem busca informações sobre o universo de franchising e é um ambiente em que os visitantes encontram novas oportunidades e negócios.

Anunciando sua franquia no Guia, você consegue fazer com que sua marca seja vista por quem realmente importa, capta leads mais qualificados e aumenta as chances de conquistar novos franqueados.

Além de contarem com a produção de materiais exclusivos, os clientes do Guia também são inseridos em conteúdos estratégicos que já estão posicionados nos primeiros lugares, prontos para receber pessoas interessadas em investir em franquia.

Quer saber mais sobre como divulgar sua rede no Guia Franquias de Sucesso para vender mais franquias no primeiro semestre? Clique aqui e preencha o formulário na nossa página ou envie um e-mail para [email protected] e descubra como anunciar conosco!

DEIXE UMA RESPOSTA