É seguro dizer que se perguntássemos a franqueadores de diferentes segmentos quais são suas prioridades, a expansão apareceria como uma das respostas mais frequentes. Afinal, essa é a essência de uma franquia: expandir. Construir uma expansão eficaz, porém, não é tão simples assim.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), embora o Brasil tenha um alto número de redes de franquias – quase 3 mil -, o país ainda tem muito a crescer em número de unidades. Enquanto o mercado de franquias brasileiro apresenta uma média de 48 unidades por rede, outros países chegam a ter mais de uma centena de franquias para cada rede: nos Estados Unidos, a média é de 208; no Japão, de 196; e, nas Filipinas, de 100.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Ampliar o número de unidades de uma rede envolve muitas variáveis, desde o planejamento da franqueadora até a atração de candidatos interessados e captação de leads, passando por todo o trabalho da equipe de expansão e estratégias para manter os processos ativos e funcionando sem problemas.

Pensando nisso, separamos alguns elementos essenciais para uma expansão eficaz e que vão fazer toda a diferença no crescimento da sua franquia. Confira!

Planejamento

Um bom planejamento deve ser o ingrediente principal de qualquer processo. Com a expansão de franquias isso não é diferente.

Para ter uma expansão eficaz, o primeiro passo é fazer um planejamento completo, que dê conta de todas as necessidades e expectativas da sua rede. Onde você quer chegar? Quantas unidades deseja abrir? Que tipo de franqueado quer ter trabalhando com sua marca?

Além disso, o planejamento deve levar em consideração também a realidade do negócio e do mercado. Isso quer dizer que uma expansão eficaz é aquela que acontece de uma forma controlada e inteligente: pouco adianta crescer de forma desenfreada, vendendo novas franquias para todas as regiões do país, se essas unidades não tiverem condições de prosperar. Afinal, o desempenho geral da rede depende muito do desempenho individual de cada franquia.

Assim, é preciso identificar não só as áreas em que você gostaria de atuar, mas também aquelas em que isso é possível. É importante analisar se o local tem público para consumir seus produtos ou serviços, se você consegue prestar um suporte funcional para aquela região nesse momento, se os modelos já formatados se adequam às particularidades do novo território.

O planejamento ainda precisa dar conta de todas as estratégias e ferramentas que podem ajudar a alcançar esses objetivos. Ainda que seja possível desenvolver novas estratégias no futuro, é importante elencar alternativas possíveis que possam servir como base para as ações e mostrem no que vale a pena investir tempo e dinheiro.

Uma parte importante do planejamento é estruturar um processo seletivo funcional. Todo o processo de contato, análise e preparação do candidato deve ser cuidadoso para garantir o sucesso da rede no longo prazo. Aqui, você deve definir como os interessados na franquia podem entrar em contato, como você e sua equipe darão retorno, as formas de avaliação de perfil e região.

Por fim, é importante lembrar: depois de preparar um planejamento completo e bem estruturado, não é para esquecê-lo no fundo da gaveta! O planejamento deve ser um documento vivo, presente no dia a dia do negócio e usado como uma bússola permanente para todas as ações e decisões.

Equipe

Não dá para deixar o crescimento da sua rede nas mãos de qualquer um, certo? Contar com uma equipe de expansão competente e engajada é crucial para manter tudo funcionando como se deve.

Na hora de contratar ou de treinar a equipe, procure destacar características importantes para o trabalho – saber lidar com pessoas e ter perfil comercial, por exemplo, são dois pontos que fazem a diferença em um profissional que vai trabalhar com vendas.

Além disso, cabe a você definir bem os processos e metodologias para a equipe: a hora certa de abordar um candidato, que informações devem ser transmitidas e destacadas, como conduzir entrevistas e avaliações, que tipos de investidores são buscados e em que regiões é interessante focar.

É necessário ainda que a equipe de expansão conheça a fundo a sua marca e os modelos de franquia – isso pode até parecer óbvio, mas nem sempre é. Vale a pena dedicar um tempo a mais para capacitar os funcionários nesse sentido, uma vez que um conhecimento capenga sobre a franquia pode acabar prejudicando as vendas.

Imagine tentar comprar um carro em uma concessionária e ser atendido por um vendedor que não sabe te dizer qual é o tipo de motor do modelo desejado, ou telefonar para um corretor imobiliário que não sabe responder se a casa que você tem interesse em comprar tem dois ou três quartos. Você vai ficar mais receoso de fechar a compra, certo? Com franquia isso também acontece.

Lembre-se de que essa é uma decisão que exige muita ponderação e avaliação por parte dos potenciais franqueados; portanto, é natural que eles cheguem até sua marca cheios de dúvidas ou com outras opções de redes. A equipe de expansão deve estar preparada para esclarecer dúvidas dos candidatos, passar informações corretas e precisas e explicar com clareza cada detalhe do negócio.

Site da franquia

O site da franquia é sua principal vitrine, então, é preciso caprichar! Ter um site fácil de navegar, com boa usabilidade, com informações organizadas de forma clara e maneiras eficazes de captar leads é imprescindível para a expansão da rede.

O cadastro de interesse é uma das partes mais fundamentais do site; afinal, através dele você vai captar leads interessados na franquia. Crie um formulário inteligente: em um primeiro momento, o mais acertado é pedir apenas informações básicas, visto que exigir o preenchimento de dados sensíveis (como o número do CPF) ou incluir campos em excesso pode acabar afastando os candidatos.

Não deixe de incluir outras formas de contato para que as pessoas consigam te encontrar para tirar dúvidas ou pedir mais informações. Além do formulário, vale disponibilizar pelo menos um número de telefone e e-mail. Se quiser ficar ainda mais acessível, um contato de Whatsapp pode ser uma boa pedida.

As informações disponíveis no site também devem ser pensadas com cuidado. É preciso deixar à vista todos os dados que são importantes para o candidato entender melhor o modelo de negócio – isso ajuda não só a atrair mais pessoas interessadas, mas também a filtrar o perfil delas, aumentando as chances de converter esses leads em franqueados no futuro.

Para que as pessoas encontrem o seu site, trabalhe técnicas de SEO para otimizar seu posicionamento nos resultados de buscadores e crie um link visível dentro do site da marca levando para a página de franquias.

Franqueados satisfeitos

Não existe propaganda melhor para sua franquia do que franqueados satisfeitos com o negócio. A compra de uma franquia costuma envolver muita pesquisa; e se durante esse processo de compilação de informações o candidato se deparar com um monte de comentários negativos de outras franqueados? Certamente o interesse não será mais o mesmo.

Além disso, a Circular de Oferta da Franquia deve, obrigatoriamente, conter uma listagem completa de todos os franqueados da rede para que novos candidatos possam entrar em contato e esclarecer dúvidas. Se seus franqueados disserem, nesse momento, que o suporte não funciona, que os números informados no projeto não conferem com a realidade e que se arrependeram da decisão, é bem possível que o candidato acabe desistindo do negócio.

Portanto, não se esqueça de que estabelecer métodos de suporte e acompanhamento das unidades franqueadas é tão importante quanto abrir novas franquias. Procure manter um bom relacionamento com quem já faz parte da rede, garantindo que as promessas feitas na negociação sejam cumpridas e fazendo sua parte para que a unidade seja bem sucedida.

Tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada no processo de expansão. Contar com ferramentas e plataformas que ajudem a otimizar os processos faz com que a equipe seja mais produtiva, além de reduzir custos, evitar erros e simplificar tarefas.

Contando com uma ferramenta de acesso online, por exemplo, você consegue disponibilizar informações e recursos de trabalho para toda a sua equipe, possibilitando o acesso em qualquer lugar, sem ficar refém de equipamentos específicos. Assim, além de ter todos os dados mais seguros, visitas de campo e acompanhamento de atividades são facilitados.

Uma das ações possíveis é usar uma ferramenta que permita organizar itens do planejamento de forma visual. Metas e números do negócio, por exemplo, podem ser colocados em painéis com gráficos para serem acessados por toda a equipe de expansão. Com isso, fica mais fácil acompanhar o desempenho e manter o foco.

Integrações que ajudem a organizar os leads captados, ferramentas que possibilitem a criação de ciclos de e-mails de nutrição, recursos que permitam qualificação de prospects, gestão de fichas de pré-qualificação e plataformas de controle podem fazer toda a diferença na rotina de trabalho e, também, nos resultados.

Divulgação

Você tem um excelente planejamento, conta com uma equipe competente e um site bem construído, investe em tecnologia e seus franqueados atuais estão indo bem, mas a expansão ainda está mais lenta do que você gostaria – o que falta para começar a vender mais franquias? A resposta pode estar na divulgação.

Para atrair os candidatos certos para sua franquia, a divulgação é uma peça chave e que não deve ser deixada de lado no processo de expansão. Afinal, se sua franquia não é conhecida no mercado, como potenciais franqueados vão te encontrar nesse universo que apresenta tantas outras opções?

Aqui, vale investir nas estratégias de divulgação que mais se adequem a seus objetivos, público e orçamento – links patrocinados nos buscadores, trabalho em redes sociais como Facebook e Linkedin, criação de um blog especial para tratar das franquias, estratégias de SEO, parcerias e anúncios em portais especializados.

Guia Franquias de Sucesso: uma forma de potencializar sua expansão

Marcar presença em portais especializados é a melhor forma de divulgar sua franquia. Assim, você consegue se inserir em um ambiente que já tem um público cativo, que atrai pessoas que já estão interessadas em franquia (e que, por isso mesmo, são oportunidades mais qualificadas para seu negócio) e conquista mais credibilidade para sua marca.

O Guia Franquias de Sucesso é uma excelente opção para anunciar sua franquia. Com pouco mais de um ano de atividade, o Guia já conquistou o posto de principal portal especializado em franquias.

Criado por jornalistas que já passaram pelas redações de Exame, Pequenas Empresas Grandes Negócios e Reuters, o Guia publica novos conteúdos diariamente – tudo produzido por profissionais de comunicação. Hoje, o site conta com mais de 1,5 conteúdos posicionados nos primeiros lugares de resultados do Google em termos de busca estratégicos, e recebe cerca de 100 mil visitantes todos os meses.

Quer saber como anunciar o Guia Franquias de Sucesso e potencializar a expansão da sua franquia? Clique aqui e preencha o formulário na nossa página ou mande um e-mail para [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA