Com pouco mais de um ano no franchising, a Quisto Corretoras de Seguros pode ter muito a ensinar até mesmo para as redes de franquias que já tem décadas de expertise neste segmento.

Em agosto de 2018, a marca iniciou no franchising com 10 operações e em outubro deste ano já soma 90 unidades, um crescimento de 800% em pouco mais de um ano.

Nesta edição do Franchise Insider, Henrique Mol, diretor executivo da Quisto, conta como a marca se estruturou para alcançar este resultado em tão pouco tempo.

O marketing digital como força de expansão

A Quisto foi fundada em 2012 como marca própria e entrou no franchising em 2018, depois de ser adquirida pelo grupo Encontre Sua Franquia.

“A Quisto já tinha credibilidade no mercado mineiro e contava com um modelo altamente escalável, o que é perfeito para o franchising e nos permitiria ter melhores acordo comerciais com as seguradoras”, explica Henrique Mol.

A junção entre a credibilidade da Quisto, enquanto marca própria, e a estrutura que a Encontre Sua Franquia poderia prover, resultou em um lançamento de sucesso no franchising.

A Encontre Sua Franquia já tinha desenvolvido um modelo próprio de agência digital interna que cuida de todas as suas marcas, inclusive da Quisto.

Essa operação tem um foco muito grande em marketing digital, e foi uma das principais responsáveis por divulgar a companhia e garantir uma expansão acelerada logo no primeiro ano.

Até 2017 o marketing das franquias da Encontre Sua Franquia era terceirizado. Mas a holding percebeu que internalizar essa operação era necessário para garantir mais controle e qualidade.
Atualmente, o time de marketing do grupo tem mais de 20 pessoas, incluindo redatores, designers, programadores, especialistas em mídias sociais, e mais.
A equipe gera materiais para a franqueadora e também conteúdos específicos que o franqueado precisa. O contato entre as duas frentes acontece por meio de uma plataforma digital, onde o franqueado pode solicitar um material e recebe-lo pronto.
“Quando trouxemos essa operação para dentro do negócio ganhamos mais agilidade e um conhecimento maior sobre os negócios, já que os profissionais conhecem profundamente as necessidades e as dores dos franqueados através da vivência do dia a dia”, explica Mol.
O executivo também conta que essa estrutura arrojada só é possível por conta da holding. Como marca independente, não seria tão simples comportar uma equipe desse tamanho apenas na Quisto. Mas, como os profissionais atuam todos os negócios do grupo, é possível entregar pra todas as marcas um alto nível de serviço.

O primeiro passo da Quisto no digital foi criar um site dinâmico e atrativo, com uma cara mais jovem, já que esse público vem também pode buscar um negócio próprio. Somente através deste canal, a Quisto atrai cerca de 300 leads por semana.

A partir do recebimento desses leads, cabe a equipe de expansão selecionar os contatos e encontrar os investidores que realmente possuem perfil para se tornar franqueados.

Depois, a agência digital começou apostar a em redes sociais, mais precisamente o Instagram, em que o perfil oficial da rede tem quase 7 mil seguidores.

As unidades Quisto também podem ter perfis nas redes para facilitar o trabalho de divulgação local, mas elas seguem os mesmos padrões definidos pela franqueadora.

“Incentivamos que o franqueado seja proativo em seu trabalho e não fique tão dependente da franqueadora. Buscarmos ‘alimentar’ demais franqueados nas ações que estamos realizando e os resultados têm sido positivos”, avalia o diretor executivo.

A marca também atua em conjunto com portais especializados em franquias, assessoria de imprensa, inbound marketing, Google Adwords e mais.

A Quisto ainda conta com uma gráfica própria que abastece todas as redes do grupo com materiais gráficos, como banners, menus, painéis, panfletos e cartões de visita. Dessa forma, a holding garante mais agilidade na entrega e uma padronização desses suplementos.

“Para ter sucesso, o marketing digital é importante, mas também é preciso conhecer o público, ter uma boa imagem online e conteúdos interessantes”

Além disso, a credibilidade que o grupo tem também foi fundamental para dar suporte à nova rede.

Prova disso é que as primeiras 10 franquias foram vendidas rapidamente para franqueados que já tinham operações de outras marcas da Encontre Sua Franquia e que confiavam nos negócios da holding.

Com isso, a Quisto conseguiu iniciar muito bem no franchising e usou as estratégias de marketing para potencializar seus resultados.

A importância da satisfação dos franqueados

Somado ao alto investimento na estrutura de marketing, Mol conta que também existe uma atenção muito grande com a satisfação dos franqueados e com a situação financeira das unidades.

Ele explica que, além de oferecer um bom atendimento e suporte, um dos principais fatores para garantir que os franqueados estejam realmente satisfeitos e motivados em avançar com o negócio são os resultados financeiros.

Pensando nisso, o grupo Encontre Sua Franquia tem, dentro do departamento de vendas, uma gerente de contas que acompanha a gestão financeira das franquias Quisto. Essa profissional ajuda os franqueados a traçar estratégias e os apoia em caso de dificuldade financeira.

“Se o franqueado não gera resultado, ele fica desmotivado e pode sair da operação. Então batalhamos muito para fazê-lo vender”, conta.

“Nenhuma expansão avança sem uma base de franqueados satisfeitos”

Ainda abordando os aspectos financeiros das franquias, o executivo conta que até mesmo a formatação do negócio foi desenvolvida para ser um uma operação econômica e lucrativa.

O investimento para uma franquia Quisto é de R$ 17 mil para o modelo de franquia home based e de R$ 30,6 mil para loja física. São valores bastante competitivos e que permitem a entrada de empreendedores que tem orçamento reduzido, mas muita vontade de trabalhar e crescer. O prazo de retorno é entre 6 a 18 meses.

Trajetória e dicas do executivo

Administrador por formação, Henrique iniciou no franchising em 2011 com a franquia de turismo Encontre Sua Viagem.

Com o tempo, Henrique fundou a Encontre Sua Franquia e liderou a aquisição de novas redes, como Fórmula Pizzaria, Suav, Acquazero e, finalmente, a Quisto.

Atualmente, o trabalho do executivo está bastante ligado ao desenvolvimento de pessoas dentro do grupo e acompanhamento das equipes.

“Conforme e companhia cresce, é fundamental ter bons profissionais ao nosso lado. Por isso, hoje eu atuo muito mais direcionando o trabalho e os profissionais”, explica.

Para quem também quer se desenvolver atuando no mercado de franchising, Mol indica focar na satisfação e crescimento da rede de franqueados. Segundo ele, quando o franqueado prospera, a marca cresce e os profissionais envolvidos na operação também.

A Quisto tem 90 unidades em operação e projeta chegar a cerca de 300 unidades em até o fim de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA