Na hora de escolher uma franquia para investir, é comum que o empreendedor tenha muitas dúvidas. Uma delas surge logo no início do processo: é melhor investir em uma franquia na minha área ou encarar o desafio de uma área diferente?

Não existe uma única resposta para essa pergunta. Para cada perfil de investidor há um caminho mais adequado a se seguir, o que tem muito a ver com os objetivos do empreendedor com o novo negócio, suas expectativas, realidade do mercado da região e disponibilidade para se dedicar à empreitada.

➥ Busca franquias na área de saúde? Confira nosso guia de franquias odontológicas

Se você está com essa dúvida, essa matéria pode te inspirar a tomar uma decisão e escolher a franquia certa! Conheça a trajetória de sucesso de dois franqueados de uma rede de franquias odontológicas – uma formada na área e outro que apostou na mudança de setor. Boa leitura!

Dentista aposta em franquia para atuar na área formação

A parceria de sucesso entre Malina Crepaldi e a Odontoclinic, rede de franquias odontológicas, tem início nos primeiros passos de Malina em sua carreira como dentista.

Tudo começou há duas décadas, quando a dentista era ainda recém formada em odontologia. O ano era 2001, e Malina conquistou sua primeira oportunidade de trabalho em uma das unidades franqueadas da Odontoclinic, instalada na cidade de Americana, em São Paulo.

Um ano mais tarde, a dentista resolveu transformar sua carreira e se tornar, além de dentista, empreendedora. Já por dentro da rotina de trabalho e entendendo os modos de atuação da rede no segmento de Saúde e Bem-Estar, Malina decidiu adquirir sua própria unidade da franquia e abriu uma clínica em Piracicaba, interior de São Paulo.

Com rápido retorno de investimento e contando com suporte completo da rede, Malina não parou por aí. A dentista e empreendedora decidiu abrir uma segunda unidade, na mesma cidade em que já atuava como franqueada.

“Quando eu montei a Odontoclinic em Piracicaba, eu fui praticamente pioneira. Tinha um concorrente menor só neste setor. E a gente cresceu muito rápido”, relembra Malina.

A empreendedora continuou apostando nos projetos de expansão das próprias unidades e, em 2010, inaugurou a terceira franquia sob seu comando, desta vez em Campinas.

Para 2019, os projetos são a contínua expansão dos empreendimentos: no segundo semestre, deve ser inaugurada a quarta unidade de Malina, que garante que o suporte da franqueadora é essencial para concretização dos projetos pessoais.

“Nenhuma das outras redes de clínicas odontológicas têm o mesmo modelo e a força comercial da Odontoclinic. A gente tem reconhecimento pelo bom atendimento e pela nossa credibilidade. Recentemente fomos certificados com o selo RA1000, do Reclame Aqui, e isso mostra o nosso diferencial, já que nenhuma outra rede de franquias odontológicas têm o selo”, afirma a franqueada.

Malina Crepaldi Franqueada Odontoclinic
Malina Crepaldi – Franqueada Odontoclinic

Empresário do ramo de construção transforma carreira ao investir em uma franquia de saúde

A história de Leandro Nunes, franqueado Odontoclinic em Indaiatuba, surpreende no potencial de transformação na vida profissional de quem aposta em franquias.

Antes de se tornar franqueado, Leandro tinha experiência em empresas do ramo de materiais de construção. Após quase duas décadas de atuação nos setores de gestão comercial e financeira de distintas empresas, o empreendedor resolveu levar em frente o sonho de gerenciar o próprio negócio.

Como todo franqueado, Leandro pesquisou dentre os diversos segmentos do franchising para encontrar aquele que apresentava informações em comum com seu perfil pessoal e profissional. O segmento de serviços na área de saúde foi o escolhido por Leandro, que entrou em contato com a possibilidade de investir em uma franquia com foco em odontologia.

“Tomei a decisão da odontologia por causa da rentabilidade. Quando decidi investir em odontologia eu pesquisei todas as empresas e vi que a Odontoclinic era a melhor, principalmente em termos de tecnologia, qualidade, seriedade e modelo de negócios”, explica Leandro.

Um ponto positivo, que auxilia no destaque da unidade no mercado, é a ajuda da esposa de Leandro, que é dentista e opina a respeito do gerenciamento da unidade e posicionamentos no segmento de saúde. Ainda assim, Leandro comenta que não é necessário que o franqueado da rede seja formado em odontologia, uma vez que a franqueadora garante suporte completo e fornece treinamentos iniciais para quem estará à frente da unidade

“A Odontoclinic teve alguns diferenciais que chamaram a minha atenção. Ao visitar as franqueadoras, ela foi a que me passou mais segurança, com um corpo de diretores atuando de verdade e com executivos que possuem bagagem de mercado”, finaliza Leandro.

Leandro Nunes Franqueado Odontoclinic
Leandro Nunes – Franqueado Odontoclinic

Mesma área x área diferente: como decidir

Continuar na mesma área ou optar por uma área diferente na hora de investir em franquia pode não ser uma decisão tão simples. Para escolher o melhor, colocar na balança os pontos positivos e negativos de cada alternativa é uma boa forma de ter clareza dos caminhos que terá pela frente.

A especialista em franchising e consultora da GSPP Mércia Machado Vergili explica que o ponto positivo de se investir em uma rede de franquias, é contar com treinamento e suporte completo da franqueadora, independente do empreendedor possuir formação ou experiência prévia na área de atuação da rede.

Entretanto, existem alguns pontos positivos quando o empreendedor já carrega na bagagem conhecimentos de um determinado segmento, uma vez que “ter um franqueado com formação e conhecimento prévio da área de atuação da franquia escolhida pode ajudar se for este o conceito da franquia”.

“Porém, muitas franquias já tem seus métodos de operação todos formatados e o que precisa realmente do franqueado é ser um bom gestor. Por exemplo, não é necessário ser professor de línguas para ter uma franquia de curso de inglês, o franqueado fará a gestão da escola e contratará professores. O franqueado, em muitas franquias, não precisa nem ter conhecimento da língua inglesa, pois a franquia terá os testes para seleção do professor e roteiros de aulas”, pondera Mércia.

A especialista reflete que, em alguns casos, o franqueado ser um especialista na área pode até complicar a operação, ao querer alterar processos que já foram definidos, testados e aprovados pela rede franqueadora.

Para quem nunca atuou no segmento odontológico, como é o caso do Leandro, pode existir uma série de vantagens ao se estrear em um ramo de atuação. Mércia comenta que cada franquia tem uma necessidade específica de perfil de franqueado mas, a grande maioria, investe em treinamento para os franqueados administrarem com completa segurança as unidades em que estão à frente.

“Em franquias odontológicas, por exemplo, o franqueado ficará responsável pela contratação de dentistas para a clínica e atuará na gestão da unidade como um todo. O franqueado pode ter um papel importante no relacionamento com os clientes, assim como nos controles administrativos da clinica. A preparação para esta nova tarefa é através do treinamento ao franqueado oferecido pela franqueadora”, exemplifica a consultora da GSPP.

Para saber se o aconselhado é investir em uma franquia em que se tem formação ou conhecimentos prévios, ou se o melhor é se lançar em um novo ramo, a especialista aconselha que o melhor é saber se existe afinidade entre o perfil da franquia e o perfil do futuro franqueado, uma vez que é importante sentir segurança com a marca.

O interessante de apostar em franchising é não ter a necessidade de se prender à experiência de formação para decidir investir em uma franquia, a não ser que seja o modelo de negócio em que o empreendedor sentiu mais afinidade.

“Uma das grandes vantagens das franquias sobre os negócios independentes é esta, a franqueadora ensinará o que deve ser feito e o restante será recebido pronto. Um bom gestor, que saiba coordenar uma equipe, fazer controles administrativos e se ainda tiver carisma para atender os clientes é o franqueado ideal para qualquer franquia”, finaliza Mércia.

DEIXE UMA RESPOSTA