Um mercado que movimenta, anualmente, mais de 1 bilhão de dólares: a exportação e venda de açaí, fruto tipicamente brasileiro, é um universo promissor para quem sonha em apostar em um negócio próprio. E é uma das oportunidades de atuação dos parceiros da Milk Shake Mix.

A Milk Shake Mix é uma empresa especializada em sorvetes e milk shakes, e também tem em seu mix de produtos o açaí, que já se tornou um dos queridinhos dos consumidores brasileiros. A marca trabalha com um modelo de negócio diferenciado e de baixo investimento.

Um ponto interessante na venda de açaís é que o produto costuma não enfrentar problemas de sazonalidade, como explica o Sebrae. O consumo do creme de açaí por todo  Brasil tem se intensificado ao longo dos anos, pegando carona na onda de hábitos e alimentação mais saudáveis que os brasileiros estão buscando cada vez mais.

Nos últimos anos, o mercado de alimentação saudável vive uma maré de crescimento no país. De acordo com pesquisas da Euromonitor, o Brasil é o quinto maior mercado de alimentação saudável do mundo. Em 2018, por exemplo, o faturamento registrado do setor foi de 63,5 bilhões de reais.

Franquias de açaí: um mercado em evidência

O gosto dos brasileiros por alternativas mais saudáveis coloca as franquias que trabalham com açaí em um cenário otimista para investimentos.

Sozinho, o estado do Pará é responsável por 95% da produção do açaí que é vendido no Brasil e exportado para mercados internacionais, tendo os Estados Unidos como mercado internacional principal. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Frutas e Derivados (SINDFRUTAS), o estado do norte conta com quase 50 empresas responsáveis pela distribuição do fruto para o restante do país: ao todo, são comercializados todos os anos mais de 1,2 milhão de toneladas do fruto.

O alto número de distribuição é responsável por injetar mais de 1,5 bilhão de dólares na economia do Pará. Do total de produção da região, 60% do açaí permanece no estado, 36% é enviado para as demais regiões do Brasil e 5% é destinado para exportação, tendo os Estados Unidos como principal comprador do fruto, seguido por países da Europa. O estado do Amazonas é considerado o segundo maior produtor de açaí, com montante anual de 52 mil toneladas.

Para os estados brasileiros e mercado internacional, o açaí é comumente vendido em forma de polpa. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os principais estados consumidores de açaí, depois do Pará. De acordo com a Embrapa, o açaí está presente em diferentes alimentos consumidos no país, o que confirma o fato de que o fruto não é consumido somente na forma de polpa, estando presente 22% em sucos, 12% em bebidas energéticas e esportivas, 9% em lanches, 7% como sobremesa e sorvetes, 5% em alimentos lácteos e 3% como balas e doces.

Ainda que a região Norte concentra a maior parte da venda do açaí, o Sebrae identificou crescimento no consumo nas demais regiões do país, em que o potencial popular do fruto é sustentado pelas redes de franquias de açaí, que apostam na venda do produto.

Os formatos dos empreendimentos especializados na venda do fruto, seja em forma de creme de açaí, sorvete, picolé, ou outros tipos de sobremesas geladas também variam, o que demonstra as diferentes possibilidades de investir e, ainda assim, continuar apostando na venda do fruto tão famoso no país.

A Embrapa afirma que marcas que apostam na produção e venda da polpa de açaí estão inseridas em um mercado em expansão, devido à fama que o fruto encontrou entre os brasileiros, os valores nutricionais, o entendimento como um alimento funcional rico em antioxidante, além da inserção do fruto em cosméticos e outras formulações alimentícias, o que atua positivamente na produção e venda brasileira do fruto.

Diferenciais da Milk Shake Mix entre franquias de açaí

Atuando há uma década no segmento de alimentação, a Milk Shake Mix se destaca no mercado ao se posicionar como especializada na venda de sobremesas geladas, entre elas o creme de açaí.

Para se diferenciar dos concorrentes, ao atuar em um dos segmentos mais tradicionais do mercado, a Milk Shake Mix aposta em modalidades de negócio em que os empreendedores são entendidos pela marca como parceiros da rede, e não somente como franqueados associados a uma rede.

Os parceiros investem em um modelo de negócio em que existem todas as praticidades e pontos positivos de se tornar franqueado. A marca garante suporte, treinamento, padronização dos produtos e procedimentos das unidades e identidade visual. Os modelos de negócio podem ser em modalidade de loja premium ou convencional, diferenciando por um modelo de loja mais moderna, com equipamentos tecnológicos, ou modelo de loja mais enxuto. Além disso, também há opção de negócios de quiosque.

Os clientes da marca encontram cardápio variado com foco em sobremesas geladas: milk shakes, sorvetes e cremes de açaí. O milk shake é o carro chefe da marca, podendo ser preparado em 40 diferentes sabores, a partir de receita própria desenvolvida pela empresa. Há ainda as opções de sundaes e casquinhas de sorvetes.

O creme de açaí também ganha destaque no cardápio da marca, podendo ser vendido em diferentes apresentações, além do tradicional creme de açaí na tigela. Os clientes têm a opção de experimentar o açaí em forma de shake, sundae e casquinha. Para acompanhar a sobremesa, há as opções de toppings de banana, ovomaltine, morango, confete, leite em pó, granola e leite condensado.

Além das sobremesas, a marca também aposta na venda de outras opções de lanches que complementam o cardápio: salgados, pastéis e sanduíches, que são uma boa pedida para os meses em que a temperatura não está tão quente e as sobremesas geladas ficam como segunda opção dos clientes.

Como abrir um negócio de açaí com a Milk Shake Mix

Para quem quer navegar no mercado de açaí e trabalhar com o produto como carro chefe, a Milk Shake Mix tem um modelo de negócio especial.

Chamado de Açamix, o modelo é disponibilizado em formatos de loja ou quiosque, com investimento a partir de 37 mil reais.

O investimento em uma máquina de açaí expresso fica entre 18 mil reais e 25 mil reais. O restante do investimento é voltado para comunicação visual da unidade, adaptação e estrutura do ponto comercial. Para as lojas, o investimento varia entre 37 mil reais e 44 mil reais. Já os quiosques têm custo estimado de 42 mil reais a 69,5 mil reais.

Os empreendedores tornam-se parceiros da marca, por meio de um acordo comercial com a Center Mix Sorvetes e Açaí. A empresa não cobra taxa de franquia nem de royalties. Os investidores também contam com a possibilidade de financiamento para a máquina de açaí e parcelamento do investimento em comunicação visual.

DEIXE UMA RESPOSTA