5 tendências do mercado de franquias

1
2054
Fotolia 104005805 Subscription Monthly M
Fotolia 104005805 Subscription Monthly M

Você está pensando em investir em uma franquia, mas anda ouvindo algo do tipo: cuidado, pois com o país em crise isso pode ser um alto risco. Ledo engano! As franquias, como mostrou pesquisa recente da ABF – Associação Brasileira de Franchising –, registraram um crescimento de 8,1% no 2° trimestre de 2016.

Isso significa que apostar neste tipo de negócio é, sim, uma boa pedida quando você estuda o segmento em que vai atuar e possui o perfil solicitado pelo franqueador para mandar bem nos negócios.

E para que você se destaque no mercado, é preciso estar atento às tendências deste segmento. Por isso, o Guia Franquias de Sucesso com a ajuda de especialistas do ramo reuniu algumas dicas nesse sentido, para você ficar ligado. Confira:

1. Serviços: um mercado em alta

Se tem um segmento de franquias que não está sentindo a crise passar, ele está ligado aos serviços. Essa área sempre chama a atenção do brasileiro e, dependendo do serviço, ainda se tem investimentos relativamente menores. “Por isso, apostar em serviços continua sendo uma pegada boa”, diz Ana Vecchi, diretora da Vecchi Ancona Consultoria Empresarial.

Os negócios de serviços envolvem áreas como lavanderia e serviços domésticos, por exemplo, sendo algo que vai crescer muito ainda aqui no Brasil. “A população precisa cada vez mais desses negócios, assim como aqueles voltados para a saúde, bem-estar e qualidade de vida, principalmente na terceira idade”, avalia Claudia Bittencourt, sócia da Bittencourt Consultoria.

Mas, fique esperto, pois a especialista alerta para o fato de que esse mercado também desperta muito interesse dos oportunistas. “Nunca se viu tantas coisas novas entrando no mercado de serviços, sem estrutura, sem consistência, sem testar modelo de negócio”, ressalta.

2. Aposte nas necessidades básicas

Estética e alimentação são ótimos setores para investir, pois são serviços imprescindíveis. “As pessoas não têm tempo de voltar para casa para comer e precisam se arrumar. Isso ainda é uma necessidade”, conta Ana.

Para Lucio Teixeira, sócio da HM Consultoria, essa questão é ainda mais duradoura. “O setor de alimentação se mantém e tudo que diz respeito a cuidados com o corpo também. Essas áreas perduram por mais tempo, não temos perspectivas de que acabem, diferente de outros setores”, conta.

3. Fique de olho nas microfranquias

Cada vez mais, as microfranquias têm tomado espaço no mercado, principalmente àquelas voltadas para os segmentos de necessidades básicas, como foi citado acima.

“Isso acontece porque são franquias com investimentos menores e não se dá só pela questão de recessão do mercado, mas também para a segurança do investidor que prefere adquirir e diversificar com uma microfranquia, do que investir um capital grande em outro negócio”, afirma Teixeira.

4. Multifranqueados

Com essa mesma linha de raciocínio surgem os multifranqueados, que tanto podem ter mais de uma franquia da mesma marca como diversificar as redes.

“Hoje o franqueado quer ter uma renda maior, então é importante que ele esteja aberto para isso e que o franqueador dê condições para ele, possibilitando que se tenha mais unidades da sua marca. Ou, então, o franqueado procura novos negócios, o que é bem natural”, diz Claudia.

5. Mudança de comportamento empresarial

A mudança de comportamento do próprio franqueador com gestões mais leves e colaborativas faz parte da nova geração de franquias e é uma tendência que vem ganhando espaço.

“As pessoas estão resistentes a atitudes muito rígidas. Essa é uma mudança que está começando no varejo, sendo uma consequência,também, no mercado de franquias”, pondera Claudia.

*Com apuração de Daniela Moreira, editora chefe do Guia Franquias de Sucesso.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui