E se eu me arrepender de abrir a franquia?

0
1805
confused 2681507 1280
confused 2681507 1280

Certamente, ao escolher uma franquia para investir, o pensamento de “e se eu me arrepender?” deve ter vindo à cabeça.

Essas inseguranças são normais, principalmente para quem está começando nesse mercado e ainda não sabe muito bem como funciona a dinâmica entre franqueador e franqueado.

De fato, é impossível garantir o sucesso de uma franquia. Ainda que tudo indique que o negócio vai prosperar, o desempenho da sua franquia vai depender de uma série de fatores, incluindo como o franqueador vai apoia-lo e qual será a sua dedicação à unidade.

Mas existem algumas ações que você pode tomar antes de abrir uma franquia que vão te ajudar a se sentir mais seguro de que está fazendo a melhor escolha. Com isso, as chances de se arrepender no futuro diminuem bastante.

A seguir, vamos ver algumas atitudes que podem evitar arrependimentos na hora de escolher a rede de franquias na qual vai investir.

Entendendo o mercado de atuação 

O primeiro passo é estudar sobre o que é uma franquia e como funciona esse modelo de negócio. É fundamental tirar um tempo para entender quais são os custos envolvidos em abrir uma franquia, as vantagens e também os desafios que pode enfrentar.

Em seguida, se aprofunde nos dados sobre o mercado no qual que está querendo ingressar. Descubra como foi o crescimento dele nos últimos anos e, em especial, no período atual.

É importante verificar como esse segmento da franquia foi afetado durante a pandemia. Entenda se houve queda ou crescimento na crise e quais foram as principais ações do setor para contornar os efeitos da crise.

Investigue o franqueador

O processo de negociação de franquias costuma demorar algumas semanas, e esse tempo é muito importante para que você não só tenha tempo de pensar se está realmente fazendo a escolha certa, mas possa “investigar” o franqueador.

Busque entender como a marca se posiciona diante do mercado, quais são seus princípios éticos e seus planos para o futuro. Verifique também quais são os tipos de benefícios oferecidos, principalmente no que diz respeito ao treinamento e o suporte à rede.

Aproveite também para conversar com franqueados e ex-franqueados para verificar se a franquia cumpre o que promete aos novos candidatos.

Por fim, não economize nas perguntas! Tire todas as suas dúvidas sobre o operação do negócio antes de assinar o contrato.

Leia a COF

Outra dica que vale tanto para quem deseja ingressar no mercado de franchising como para quem está e se arrependeu de ter aberto uma franquia, é ler cada clausula da Circular de Oferta de Franquia e do contrato.

É importante destacar que, assim como em outros tipos de contrato, a quebra de acordo entre franqueadora e franqueado prevê algumas penalidades, conforme salienta o Roberto Vautier, consultor de varejo da AGR Consultores.

“O rompimento de um contrato de franquia, assim como qualquer outro contrato, prevê penalidades que podem ser traduzidas em multas ou restrições pós rompimento, como a não concorrência (o franqueado fica proibido de ingressar em uma empresa concorrente por x meses)”, afirma Vautier.

Pensando nisso, mesmo que você esteja totalmente seguro sobre o investimento, é muito importante ler com atenção o contrato e entender que tipo de implicações legais você pode sofrer caso peça se arrependa do negócio e queira desistir da franquia.

Me arrependi de abrir a franquia. O que posso fazer? 

Se você realmente quiser fechar ou repassar a franquia, é necessário fazer o destrato.

Mesmo que a dissolução seja amigável, é importante que você conte com o auxílio de um advogado para iniciar esse processo, porque ele vai preparar uma notificação apresentando os pontos e argumentos para justificar o desacordo.

Mediante a esta ação, é possível que seu advogado se prepare em relação a contra notificação formalizada pelos advogados do franqueador.

Ou seja, é muito importante ter um motivo claro pelo qual deseja fazer o destrato e o porquê se arrependeu de abrir a franquia daquela rede.

Isso é também o que alerta o consultor de varejo da AGR Consultores. “O franqueado deve demonstrar de forma clara o motivo do destrato, principalmente se ele se faz pelo descumprimento de alguma obrigação por parte do franqueador”.

Outro ponto que deve considerar com seu advogado são as clausulas do contrato, pois dependendo do acordo vale uma revisão do juiz.

Muitos contratos apresentam, por exemplo, multas exorbitantes no caso de uma rescisão, e isso pode ser revisto pelo juiz no momento do destrato.

De qualquer forma, recomenda-se fazer uma análise minuciosa do contrato com um advogado antes de começar a operação, assim como citamos anteriormente.

Prazos para o destrato

Algo que pode gerar muitas dúvidas no franqueado que deseja encerrar a parceria com a marca é em relação aos prazos para o destrato.

Esse também é um item especificado no contrato, e o franqueado deverá estar ciente sobre os prazos de notificação e aviso a serem cumpridos, sobre as multas e indenizações cabíveis, bem como as penalidades que possam ser aplicadas.

Como exemplo disso, a clausula que delimita o território no qual o ex-franqueado está proibido de montar um novo negócio que siga o mesmo ramo de atuação do que a franquia estava, entre outras penalidades.

Conclusão

Para evitar que você se arrependa por ter aberto uma franquia, é muito importante conhecer o mercado de atuação que está entrando e também consultar qual foi o sucesso dos outros franqueados com a marca.

Além disso, não subestime o treinamento oferecido pelo franqueador, algumas dicas podem ser aliadas para que o seu negócio seja lucrativo e obtenha sucesso.

Por mais que a franquia já tenha um modelo de negócio especificado, você deve ter em mente que ela não vai crescer sozinha, e a sua dedicação e trabalho são importantes para que isso ocorra.

E o mais importante de tudo, se atente a cada detalhe especificado em contrato com o franqueador. Isso irá fazer com que você não tenha surpresas negativas, caso se arrependa da abertura da unidade e queira desistir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui