Por conta de um licenciamento da Turma da Mônica, a rede Ensina Mais Turma da Mônica, do grupo MoveEdu, obteve um crescimento muito significativo na sua receita entre os anos de 2016 e 2022. A franqueadora registrou aumento de 72% na sua receita e o faturamento com material didático cresceu 390% entre esses mesmos anos.
“Oferecer ensino interativo, com conteúdos didáticos ilustrados pelos personagens criados por Mauricio de Sousa, tornou as aulas mais lúdicas e atrativas. Como consequência, a rede ganhou visibilidade em todo o território nacional”, conta Leonardo Andreoli, gerente nacional da Ensina Mais Turma da Mônica.
De acordo com o gerente, depois do licenciamento, o número de leads orgânicos cresceu 190%, fortalecendo ainda mais a estratégia de expansão da marca.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Certamente, além do conceito que os personagens da Turma da Mônica possuem entre os brasileiros, outro motivo que contribuiu muito com esses resultados foi o fato da companhia estimular o aprendizado por meio da linguagem de quadrinhos.
Nesse sentido, a Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções, afirma que essa é uma maneira eficaz dos professores estimular a leitura dos alunos.
Importância de ser criterioso na hora de se unir a uma marca
Apesar de a estratégia de licenciamento ter dado certo para a Ensina Mais Turma da Mônica, é muito importante que as marcas estejam atentas na hora de fazer esse tipo de união.
Rogério Gabriel, CEO da MoveEdu, sinaliza que é necessário que as empresas agreguem benefícios uma para a outra. “É preciso que ambas as marcas compartilhem dos mesmos princípios. No nosso caso, buscamos uma marca com visibilidade para o setor de ensino, considerando a preocupação com a educação inclusiva e acessível para todos. Essa sinergia é primordial para que o negócio dê certo”, explica o empresário.
Para 2022, a expectativa da rede é manter essa vertente de crescimento e superar a marca de 100 escolas ativas.