Franquias home office: como escolher a ideal

0
2453
franquia home office como escolher
franquia home office como escolher

As franquias home office vêm ganhando cada vez mais força no mercado nos últimos anos. Ter horários flexíveis, liberdade para fazer a própria agenda e o conforto de casa são pontos que chamam a atenção nesse tipo de trabalho

“O baixo investimento inicial também aponta para o fato de ser uma boa pedida de investimento, assim como a oportunidade de algumas franquias se instalarem em cidades menores, o que antigamente não fazia parte do plano de expansão das franqueadoras com modelos de loja tradicionais”, explica Henrique Munhoz, gerente de Franchising da CI Intercâmbio e Viagem.

Outro ponto importante a se saber sobre franquias home office é que elas também podem ser uma oportunidade para testar o mercado e forma de trabalho com a empresa para, em seguida, migrar para um modelo de loja.

Pela definição do mercado, existem três principais formas de trabalho home office: freelancer, que é o trabalho autônomo, prestando serviços a uma empresa ou indivíduo; trabalho fixo, que normalmente conta com contrato ou carteira assinada; e o empreendimento próprio home based.

Existe uma enorme variedade de trabalhos que podem ser realizados desta forma, sendo os mais comuns focados na prestação de serviços. Como saber, então, como escolher o modelo ideal para você? Se pretende investir em franquias home based, é muito importante levar em consideração os seguintes detalhes:

Avaliação do perfil do empreendedor

Antes de investir em uma franquia home office, você precisa fazer uma autoavaliação sobre as suas características para saber se você possui um perfil empreendedor ou não. Lembre-se: por mais que tenha de seguir as regras da marca franqueadora, você não é um simples funcionário. Pelo contrário, é você quem está à frente dos negócios. Na prática, isso significa ter ótimo relacionamento interpessoal, bom conhecimento administrativo e muita vontade de crescer.

Pontue, também, como você pretende encarar sua rotina. Isso é importante para que você possa filtrar as marcas que oferecem o modelo de negócio que vai de encontro ao seu desejo. “E lembre-se que esse modelo de negócio necessita de sua atuação direta e não de uma equipe que pode ter o trabalho delegado”, avalia Munhoz.

É indicado, também, que você seja um profissional em fase de transição de carreira, deixando seus empregos formais para realizar o sonho de empreender. Além disso, pessoas com experiência em gestão e vendas também se destacam nesse mercado. Esse tipo de trabalho é indicado também para quem busca por um trabalho com horários flexíveis e deseja ficar mais próximo da família.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados para não acabar comprometendo o desempenho da franquia, já que você vai trabalhar em casa. É preciso ter disciplina para manter-se focado no andamento do negócio, além de planejamento constante para gerir a empresa e, ao mesmo tempo, as atividades pessoais.

É importante, também, você se questionar sobre alguns pontos importantes:

  • Qual é o capital disponível que você tem para investir?
  • Quanto tempo você terá para se dedicar ao negócio, caso essa não seja sua atividade única?
  • Você tem disciplina para trabalhar em casa?
  • Quais são suas habilidades e conhecimentos profissionais mais fortes?
  • Quanto você pretende faturar?

Respondendo a essas perguntas, você começa a desenhar o seu perfil empreendedor. Dessa forma, fica mais fácil encontrar franquias que se enquadrem à sua realidade profissional.

Seleção do segmento que pretende atuar

O mercado de franchising cresceu muito nos últimos anos, o que fez com que as franquias de serviços também crescessem de maneira significante. Assim, é possível encontrar marcas home based dos mais variados segmentos: de imobiliárias e agências de viagens até escolas de idiomas.

Por isso, o ideal é que você escolha o segmento em que tenha mais afinidade e interesse em trabalhar. Embora muitas marcas não exijam do franqueado experiência profissional no setor de atuação, ela pode ser um importante diferencial. “Pense que essa escolha deve ser alinhada com as experiências e com o que o interessado gosta de fazer e tenha vontade de atuar. De nada adianta um excelente modelo de negócio e mercado, se o franqueado não tiver prazer de atuar nele e se dedicar aos resultados”, aconselha Munhoz.

Como entrar no mercado de franquias é um investimento, vale a pena, também, ficar de olho nos histórico de faturamento de cada segmento. Assim, você consegue identificar quais mercados são mais promissores. De tempos em tempos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) fornece dados de desempenho de cada setor, tanto de unidades abertas quanto de faturamento obtido em determinado período.

“Mas é importante nesse segmento não confundir franquia home office com e-commerce. Alguns interessados infelizmente entendem que por não existir uma loja ou equipe, que podem apenas aguardar o resultado chegar sem grande dedicação para ativação de mercado, atendimento e vendas. A franqueadora deve deixar claro a necessidade de dedicação para obtenção de resultados e, o interessado, possuir tempo disponível para dedicação ao negócio. Os padrões e procedimentos da marca devem ser seguidos da mesma forma”, explica Munhoz.

Levando isso em consideração e levantando todas essas informações, você já consegue tomar uma decisão mais consciente em relação ao setor em que pretende atuar. Aí você já pode dar o passo seguinte.

Escolha da franquia home office

De acordo com números da ABF, o Brasil possui mais de 3 mil redes franqueadoras. No entanto, fazendo um filtro por empresas home based e pelo segmento, é possível reduzir bastante esse número. Mesmo assim, você ainda vai ficar em dúvida entre algumas marcas de franquias home office.

Por isso é tão importante compará-las. Mas, nessa hora, mais do que analisar os valores de investimento, é muito importante levar em consideração as vantagens e desafios que elas apresentam. Assim, procure por marcas que sejam conhecidas na região onde você mora e pretende trabalhar, pois desta forma você consegue saber mais ou menos se haverá demanda.

O suporte que a marca dá ao franqueado também deve ser analisado. Como a franquia é home based, é importante saber quais são os canais para entrar em contato com a franqueadora e, claro, se eles são eficientes.

“Essa etapa de escolha segue o mesmo critério para escolha de qualquer modelo de franquia. Procure aquelas que têm reconhecimento de Selo de Excelência em Franchising, que contem com vários anos de atuação e reputação no mercado, assim como ofereçam treinamento e suporte aos franqueados”, enumera Munhoz.

Verifique, ainda, o que os clientes estão falando sobre a marca. Redes sociais e sites como Reclame Aqui funcionam como um ótimo termômetro para ter esse conhecimento. Neles, os clientes costumam avaliar o trabalho das empresas, fazendo elogios, críticas e sugestões.

Vale a pena, também, conhecer o atendimento da franquia na prática. Solicite um serviço e tire suas próprias conclusões. Tendo uma experiência como consumidor, você identifica se o atendimento e o produto ou serviço ofertado vão de encontro ao seu perfil.

Por fim, você ainda deve conversar com mais de dois franqueados. Como eles conhecem a marca na prática, você pode tirar suas últimas dúvidas. Nessa conversa, pergunte se os treinamentos e suporte realmente funcionam e se a empresa, de fato, ajuda o franqueado no dia a dia.

Agora basta fazer o processo de seleção, assinar o contrato e trabalhar muito para que a sua franquia tenha sucesso. Clique aqui para conferir opções de franquias home based.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui