A Ice Cream Roll é uma franquia de sorvetes fora do comum: especializada em sorvete tailandês, a rede atrai consumidores pelo produto diferente que é novidade no Brasil.
Foi em uma viagem para a Tailândia que o empresário Roger Alex Rodrigues conheceu o sorvete tailandês, uma sobremesa bastante popular no país, mas que é bem diferente de tudo o que já tinha visto no Brasil.
O sorvete é preparado sobre uma chapa de metal fria, que pode chegar a -25ºC. Nela são colocados uma base de sorvete e os ingredientes escolhidos pelo cliente. O profissional, habilidosamente, usa espátulas de metal para misturar os ingredientes sobre a superfície gelada. Em poucos minutos, a base se solidifica e, com a espátula, são feitos rolinhos de sorvete. Como resultado, o consumidor recebe um produto delicioso, aerado e cremoso.
Fascinado pelo novo modo de fazer sorvete, Roger começou a estudar como poderia trazer a técnica tailandesa para o Brasil e criar um novo negócio de franquias. Como possuía experiência em adaptar projetos de outros países para o público brasileiro e já tinha atuado como franqueado no segmento de alimentação, a Ice Cream Roll já nasceu com um know-how precioso para fazer dar certo.
A unidade piloto da marca foi inaugurada em agosto de 2017 em Indaiatuba, e em poucos meses de operação a Ice Cream já tem quiosques nas cidades Campinas e Santa Bárbara d’Oeste. Nelas, o cliente pode escolher entre 144 combinações de massas de sorvete premium sem conservantes, 10 toppings e 8 coberturas.
Modelo de franquia
A Ice Cream Roll trabalha exclusivamente com franquias no formato de quiosques, que podem ser alocados em shoppings centers, e estão disponível em dois tamanhos: 3m x 3m e 3m x 2,5m. Ambos podem receber mesas e cadeiras para acomodar melhor os consumidores.
A franquia dá total suporte ao franqueado na hora de escolher o local onde instalar o seu quiosque, garante a implementação da franquia em até 60 dias e oferece a opção de entregar o quiosque pronto para funcionar.
A rede também oferece treinamento inicial para o franqueado, que contempla capacitação relacionada a atendimento ao cliente, instruções sobre venda, apresentação dos produtos, negociação com clientes corporativos e funcionamento da loja e processos de produção.
Os franqueados ainda recebem visitas periódicas de um supervisor da rede, que tem como objetivo auxiliar na resolução de problemas operacionais e verificar o desempenho do quiosque.
Perfil do franqueado
Até o fim de 2018, a rede pretende ter 12 unidades ativas, e, para isso, busca franqueados que tenham espírito empreendedor e seja mão na massa, independente da idade, e que se identifiquem com o mercado de alimentação e atendimento ao cliente.
De acordo com a franqueadora, o ideal é que o interessado não tenha outra ocupação, e se dedique integralmente à franquia durante os primeiros meses, para que possa ganhar experiência na gestão do negócio. Essa dedicação é essencial para o sucesso da franquia.
Depois disso, o franqueado pode passar a visitar o quiosque periodicamente para garantir que o desempenho está de acordo com o esperado e fazer pequenos ajustes na operação.
O investimento total para iniciar o negócio é de 90,2 mil reais, já incluindo equipamentos, insumos, abertura do CNPJ do franqueado e primeiro aluguel do espaço onde o quiosque será alocado.
O faturamento médio mensal de uma franquia Ice Cream Roll fica por volta de 32 mil reais e a taxa de lucro é de 22%.