As franquias de baixo investimento estão a todo vapor. Com oportunidades diversas para quem quer abrir um negócio com pouco dinheiro, as franquias baratas são ótimas apostas para trabalhar em casa ou ter uma renda extra.
Nesta matéria, você encontra opções de franquias de baixo investimento, que pedem capital inicial de até 100 mil reais. Além disso, falamos também sobre como está o mercado de franquias de baixo custo e damos dicas para ter sucesso nesse setor. Boa leitura!
A busca por franquias cada vez mais baratas é uma tendência do franchising. Segundo um estudo realizado pelo Guia Franquias de Sucesso, o percentual de interessados em franquias com investimento de até 10 mil reais cresceu 17,8% no primeiro bimestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
A pesquisa aponta ainda que a maioria esmagadora dos interessados em investir em franquias baratas em 2019 procuram por modelos de negócio com investimento de até 100 mil reais: mais de 95% dos interessados estão nessa faixa de investimento.
Não por acaso, as redes franqueadoras estão se adaptando para captar esses investidores e têm lançado novos modelos de franquias de baixo investimento no mercado.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de microfranquias cresceu 8% em 2018. Atualmente, são 589 redes oferecendo modelos de microfranquias para expansão. Vale lembrar que a ABF classifica como microfranquias modelos de negócio com investimento de até 90 mil reais.
“Há um imenso aumento de redes de franquias que adequaram seus modelos de negócios, criando um que seja bem mais barato, mas com outros formatos. Como por exemplo, uma rede com modelos tradicionais como shopping e rua, desenvolve um modelo home ou office”, comenta Milena Lidor, diretora da Franquear Consultoria.
Os dados da Associação mostram ainda que é possível encontrar opções de franquias de baixo investimento em todos os segmentos do franchising. Os setores que mais contam com a presença de microfranquias são Saúde, Beleza e Bem Estar; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Serviços educacionais; Serviços e outros negócios; e Alimentação.
Buscando franquias de baixo investimento
Com tantas opções disponíveis, decidir entre as franquias de baixo investimento não é uma tarefa tão simples assim. Para acertar na escolha é preciso avaliar os números para além do valor do investimento.
Embora algumas franquias baratas consigam oferecer aos franqueados uma alta rentabilidade, é comum que esse tipo de negócio tenha ganhos mais modestos em comparação com os modelos mais tradicionais. Portanto, vale conferir com atenção quais são as estimativas de faturamento médio mensal, lucratividade e prazo de retorno da franqueadora e cruzar esses dados com suas expectativas para ter uma ideia clara do que vai encontrar pela frente.
Além disso, as taxas periódicas também podem fazer a diferença. Verifique os valores de royalties e fundo de propaganda cobrados pela franqueadora e estude como isso vai impactar na rentabilidade mês a mês.
Outro ponto importante é avaliar se seu perfil é compatível com o modelo de negócio da franquia. Muitas franquias de baixo investimento têm formato home based, o que elimina os custos iniciais de instalação e reduz consideravelmente o valor do investimento. Além disso, as franquias home office prometem uma rotina de trabalho mais flexível, ideal para quem quer conciliar o negócio com outras atividades.
Por outro lado, trabalhar em casa pode não ser a melhor escolha para todo mundo. Em franquias para trabalhar sozinho, é preciso que o franqueado tenha perfil de gestor e operador, além de ser capaz de se automotivar. O home office também exige concentração e organização, para criar uma rotina de trabalho produtiva e saudável – tanto para o negócio quanto para o próprio franqueado, sem que haja escassez ou excesso de trabalho.
Procurar outros franqueados da rede pela qual você se interessa pode fazer toda a diferença na hora de tomar uma decisão. Aproveite para conversar e esclarecer dúvidas, perguntando sobre a rotina de trabalho, demanda pelos serviços ou produtos, retorno e suporte da franqueadora.
Lembre-se que as franquias de baixo investimento também devem estar adequadas à Lei de Franquia. Isso significa que, antes de fechar contrato com a franqueadora, é necessário ter acesso à Circular de Oferta da Franquia, assim como, depois do processo de franqueamento concluído, a rede deve oferecer treinamento e prestar suporte ao franqueado.
Opções de franquias de baixo investimento
Selecionamos a seguir opções de franquias de baixo investimento em diferentes segmentos do franchising, com modelos de negócio variados. São franquias home based, de quiosque, delivery e até de lojas mais enxutas, todas com investimento inicial de até 100 mil reais.
Os dados de investimento são divulgados pela ABF ou foram informados pelas empresas.
presciso de um franquiador de auto peças que o meu ramo e ja tenho o ponto comercial
Oi, Walter! Temos um material sobre esse segmento, dá uma olhada: https://guiafranquiasdesucesso.com/franquias-de-auto-pecas/
GOSTEI MUITO DA MILK SHAKE MIX, GOSTARIA SE POSSIVEL DE MAIS INFORMAÇÕES.
A CIDADE PARA MONTAR SERIA MANAUS
Oi, Joseanne! Você pode saber mais sobre o negócio entrando em contato com a marca, no site: https://www.milkshakemixsorvetes.com.br/
Bom dia!vc tem alguma franquia ,de acessórios de carro e que presta serviços
Oi, Wallace! Temos uma galeria sobre esse assunto que pode te ajudar a encontrar opções. Dá uma olhada: https://guiafranquiasdesucesso.com/franquias-de-auto-pecas/
Nossa post bastante completo, obrigado por compartilhar. Estou ainda estudando sobre minha primeira franquia e tirei algumas dúvidas aqui. Abraço.