Empreender em uma cidade pequena é uma estratégia muito interessante para quem deseja se destacar no seu segmento de atuação.
Além de um custo de operação normalmente mais baixo do que o das capitais, muitas cidades enfrentam uma concorrência menor, o que pode favorecer os empreendedores.
É válido destacar ainda que as franqueadoras, normalmente, possuem modelos estrategicamente voltados para essas regiões. Em alguns casos, as unidades são mais compactas, ou contam com serviços e produtos pensados especialmente para aquele público.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Já os ganhos costumam ser satisfatórios e há muitas chances dos novos franqueados se consolidarem na região, alcançando o sucesso que almejam. Isso acontece especialmente se eles escolherem uma franqueadora experiente em seu ramo.
Pensando nisso, o Guia elencou abaixo uma série de franquias de beleza e estética que podem ser abertas em cidades pequenas. Confira!
30 franquias de beleza e estética para abrir em cidades pequenas
O mercado das franquias de beleza e estética
De modo geral, o segmento de beleza e estética é muito atrativo para quem sonha em empreender. Isso porque há uma demanda muito considerável de brasileiros que buscam por produtos e serviços deste setor com frequência.
A demanda é tão alta que coloca o Brasil na quarta posição entre os países que mais consomem itens de cosméticos, higiene e cuidados pessoais ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Os dados são do Euromonitor Internacional.
Informações da Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), reforçam esse consumo significativo no país, pois mostram que, entre os anos de 2018 e 2022, o crescimento desse setor foi de 560% em relação aos períodos anteriores.
No franchising, a alta procura pelo segmento não é diferente. As redes de Saúde, Beleza e Bem-Estar são as que mais faturaram no primeiro trimestre de 2023, acumulando um montante de R$ 12,3 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. O valor corresponde a 27% a mais do que no mesmo período de 2022 e, certamente, demonstra que as oportunidades de investimento são atrativas para quem deseja ingressar na área.
Para esses investidores, o leque de oportunidades é enorme, com valores de aportes diferenciados e formatos de atuação em todos os modelos possíveis.
É válido lembrar que, justamente por conta do segmento de beleza e estética encontrar demanda em todo o Brasil, os empreendedores podem ter sucesso em todas as regiões, inclusive ao optar por abrir sua unidade em uma cidade pequena.
Vantagens de abrir uma franquia em uma cidade pequena:
Quem escolhe por abrir uma franquia de beleza e estética em uma cidade pequena pode encontrar muitas vantagens. A seguir listamos algumas das principais. Veja!
Influência da comunidade
Ter um negócio em uma cidade pequena permite que você desempenhe um papel ativo na comunidade, apoiando eventos locais, causas e iniciativas sociais. Essa influência na comunidade não só fortalece sua presença, mas também cria uma imagem positiva para sua franquia.
Custos menores
Geralmente, as cidades menores oferecem custos menores para a implantação e gestão das franquias. Valores de aluguel, reforma, mão de obra e até de certos insumos podem ser significativamente mais baixos do que os praticados nas capitais.
Fidelidade dos clientes a marca
Sua franquia instalada em uma cidade pequena também deve ter um alto índice de fidelidade dos clientes. Nos municípios menores, pode ser mais fácil estabelecer um relacionamento próximo com os consumidores e consolidar sua credibilidade, o que favorece a fidelização.
Atendimento personalizado
Por fim, com uma franquia em uma cidade pequena, você pode oferecer um atendimento personalizado e mais próximo aos clientes. Isso pode aumentar a satisfação do consumidor e fazer com que ele indique seus serviços e produtos a outras pessoas.