Se você está pesquisando o mercado de franquias para saber em qual deve investir, deve ter percebido que nos últimos anos tem crescido no Brasil a procura por serviços de limpeza. Por conta disso, muitas franquias de limpeza surgiram com a proposta de oferecer esse tipo de serviço e com um bom custo-benefício.
Assim, franquias de limpeza surgem como uma boa opção, mesmo em momentos de instabilidade econômica.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de limpeza e conservação faturou R$ 512 milhões no primeiro trimestre de 2024, o que representa um crescimento de 13,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
➥ Busca franquias de serviços? Confira nosso guia de limpeza e manutenção (com valores de investimento)
“As franquias de limpeza englobam diversos serviços, desde limpezas de peças especiais da casa à limpeza de roupas. Nesse caso, a proposta aos empreendedores é ampla e possibilita aderir ao que acredita ter mais sintonia para gerir. Um fator importante é o know how da franqueadora, isto é, o histórico e as expectativas servem como índice de avaliação”, avalia Claudia Coifman, gerente nacional de expansão e gestão de lojas do Grupo Acerte.
Além disso, a demanda dos consumidores é alta, principalmente em relação às lavanderias, por exemplo, um serviço doméstico que todo mundo precisa e que, por vezes, é mais fácil e econômico realizar em uma lavanderia. Alinhado a isso, ainda está a relação de retorno versus investimento, que tende a ocorrer em um prazo menor comparado a outros segmentos
O valor de investimento, no entanto, se diversifica pelos diferentes formatos. “Há franquias nesse setor que são consideradas microfranquias e têm o valor mais baixo, já outras possuem o valor que vai de acordo com as ferramentas necessárias. Mas, esse ramo já se destaca por ter um investimento mais baixo quando comparado com outros setores, como o varejo, por exemplo”, avalia Claudia.
Lembre-se que para abrir uma franquia a maioria das redes conta com o valor do negócio (investimento inicial) e a taxa de franquia, destinada à concessão de uso da marca. Esse valor é cobrado logo após a assinatura do contrato. “Há também os royalties, ou seja, a remuneração periódica pelo uso da marca e a troca de serviços com o franqueador; e o fundo de propaganda, que também é periódico e destina-se às ações de publicidade e marketing realizadas pela franqueadora, visando impulsionar a visibilidade das unidades”, lembra, ainda, a profissional.
Nesse cenário, para ter uma boa gestão, é importante atuar de forma generalista. Claudia aponta: “além do apoio da franqueadora, o empreendedor passa a aprofundar seu conhecimento no ramo de negócios, ganhando aptidões em diversas esferas como financeira, gestão de pessoas, marketing, comunicação, inteligência comercial e assim por diante”.
Assim, para apostar nesse setor, é preciso de um bom plano de negócio do franqueador e um apoio constante para fazer valer o investimento.
Ficou interessado? Então confira, a seguir, algumas opções de franquias de limpeza. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) ou informados pela própria franqueadora.