Não tem como negar que alugar objetos e equipamentos em tempo de crise é uma boa opção para que as pessoas economizem. Por isso, também, investir em franquias de locação de objetos e equipamentos é uma boa opção, uma vez que a procura por esse tipo de serviço aumenta nesse cenário.
Muito embora o mercado possibilite a compra de uma enorme gama de produtos e equipamentos a quem esteja disposto a gastar, o consumidor, na atual conjuntura econômica, pode levar em conta a real necessidade de utilização daquilo que também poderia somente ser alugado por um curto período, assim suprindo a necessidade da compra.
➥ Busca franquias na área de construção? Confira nosso guia de franquias de construção civil
Pensando nisso, há no mercado de franquias uma boa gama de franquias que atendem essa necessidade momentânea. Existem desde franquias especializadas no aluguel de carros até aquelas que alugam itens mais específicos, como malas de viagem e equipamentos para construção civil.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
“Os principais atrativos desse tipo de franquia são investimento inicial abaixo da média no mercado de franquias e a possibilidade de lucro com um produto que será utilizado por diversas vezes, desde que em plenas condições, assim alavancando a lucratividade”, aponta Marina Richter, sócia do escritório NB Advogados e autora do livro “A Relação de Franquia no Mundo Empresarial e as Tendências da Jurisprudência Brasileira”.
Mesmo diante desse cenário positivo é preciso, no entanto, estar atento a alguns pontos importantes, que às vezes podem apontar dificuldades encontradas neste mercado. “As principais delas estão intimamente ligadas ao estoque dos produtos ou equipamentos que venham a ser locados, já que para permanecer em perfeitas condições, devem constantemente passar por revisões e manutenções (maquinário ou equipamentos que possuam uma finalidade específica), ou a constante reposição (louças, utensílios de cozinha etc., possuem uma vida útil)”, pondera a advogada.
Outro ponto de importância é o suporte e atenção ao cliente final, que poderá necessitar de auxílio na utilização de utensílios de finalidade específica, como é o caso dos cortadores de grama ou máquinas de limpeza de alta precisão, por exemplo.
Outros desafios desse mercado são os mesmos das outras áreas de franchising, já que, como todo empreendimento no Brasil, investir em franquia também possui riscos, altos impostos e necessidade constante de supervisão e dedicação daquele que pretende alavancar seu negócio. “E lembre-se de que franquia não é investimento, e sim uma forma de empreender”, assinala Marina.
Aliás, se você ainda não faz parte do mundo do franchising, saiba que este é um mercado bom para sentir como este universo de locação de produtos se comporta.
“A maioria das redes de franquias de locação possui baixo valor de investimento, e em alguns casos não exige que o franqueado abra uma unidade franqueada, bastando que ele possua um local adequado para o armazenamento dos produtos ou equipamentos que vai locar através de um site. Desta forma, o franqueado atua em uma determinada região preferencial ou exclusiva a depender da negociação que fizer com a franqueadora”, explica Marina.
Ficou interessado? Pois a seguir você confere opções de franquias de locação, com redes que trabalham com produtos de diversos ramos. Os dados de investimento são divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) ou fornecidos pelas próprias empresas.