No setor de serviços, as franquias de serviços para empresas surgem como uma alternativa interessante para empreendedores que desejam começar o próprio negócio. Com modelos enxutos e para trabalhar em casa, essa pode ser uma ótima aposta para investir com pouco dinheiro e conseguir uma boa rentabilidade.
“Essas franquias apresentam algumas vantagens para o investidor e as principais são as de serem muito mais baratas e acessíveis do que as franquias de varejo tradicionais – franquias de serviços normalmente se enquadram entre as de menor investimento e com maiores possibilidades de retorno”, aponta Sergio Dias, consultor do Sebrae.
➥ Busca franquias de serviços para empresas? Confira nosso guia de franquias de negócios e finanças
Nesse cenário, é possível encontrar redes com modelos de franquias a partir de 10 mil reais. Sem a obrigatoriedade de contratar funcionários, alugar uma sala comercial, manter estoques ou comprar equipamentos específicos, esse tipo de negócio tem um custo operacional bastante reduzido, o que contribui para a lucratividade do franqueado.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Além disso, o mercado de serviços para empresas tem apresentado um bom terreno. Segundo dados do Sebrae, 99% das 6,4 milhões de empresas ativas no país são micro e pequenas empresas – um número que revela o potencial do mercado de serviços empresariais, visto que esse perfil de empreendimento tende a buscar outros profissionais para suprir demandas. A pesquisa Perfil da Consultoria no Brasil aponta que as MPEs estão entre as que mais buscam serviços de consultoria, junto aos setores de comércio, indústria, empresas familiares e serviços.
No franchising, as redes que integram o segmento de serviços e outros negócios também têm mostrado um desempenho positivo. As franquias desta categoria faturaram R$ 29,5 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 11,1% em comparação com 2020. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Mas, nem tudo são flores. Para fazer sucesso no setor, é preciso estar preparado para oferecer qualidade aos clientes e se destacar dos concorrentes. “Os desafios surgem pelo fato de haver uma maior concorrência no setor de serviços e das exigências de conhecimento profissional do negócio pelo investidor. A maioria dos serviços está baseada em atividades técnicas profissionais onde o conhecimento é o recurso mais importante”, ressalta Sergio.
Assim, Sergio aconselha que, na hora de escolher uma franquia de serviços para empresas, o candidato busque por opções em áreas nas quais já tem conhecimento. “Dificilmente um negócio baseado em conhecimentos que não sejam do domínio do empreendedor consegue sobreviver”, pontua o consultor.
Redes de franquias de consultoria, por exemplo, são opções bacanas para quem já tem experiência profissional com outras empresas. Já franquias que atuam em áreas mais específicas, como a tributária, podem exigir franqueados com formação especializada.
Porém, quem não tem experiência prévia ou formação na área também encontra opções para investir em franquias de serviços para empresas. “Existem franquias que requerem menor aprofundamento de conhecimentos profissionais, como as de serviços domésticos e de escritórios para limpeza e arrumação, onde os desafios estão concentrados na qualidade e na confiança da mão de obra empregada”, comenta Sergio.
Na seleção da franquia ideal para investir, vale ainda atentar-se às tendências do setor, que podem ser um diferencial na hora de prospectar clientes.
“Franquias de marketing digital estão sendo bem demandadas uma vez que essa é uma área nova e poucos empresários dominam. As franquias de serviços de consultoria, e outros que de uma forma geral ajudam as empresas a venderem mais ou a reduzirem custos, sempre terão um apelo maior, ainda mais em períodos de instabilidade econômica”, indica o consultor de negócios Sandro San.
Para Sandro, a reputação e a experiência da franqueadora no mercado também são pontos importantes. Aqui, vale conferir o histórico e o portfólio de clientes da marca para entender qual é a aceitação e o público com a qual a rede costuma trabalhar.
“Também recomendo que o candidato converse com outros franqueados da rede para ver se eles estão satisfeitos com o apoio fornecido pela franqueadora, se ela oferece treinamento adequado e, principalmente, ajuda para conseguir os primeiros clientes”, finaliza Sandro.
A seguir você confere algumas opções de franquias de serviços para empresas. Os dados de investimento são divulgados pela ABF ou informados pela marca.
Queria mais informações sobre a franquia da consigas
Oi, Vanilda! Você pode se cadastrar na página para receber mais informações sobre a empresa: https://guiafranquiasdesucesso.com/franquia-consigaz-quanto-custa/
Ola, gostaria de saber mais sobre Franquia Planos de Saúde
Oi, Carlos! Essa matéria pode te ajudar: https://guiafranquiasdesucesso.com/franquias-de-plano-de-saude/