Mesmo em um ano em que o cenário econômico do país exige cuidados e gera incerteza para muita gente, os empreendedores do segmento de Tecnologia da Informação têm bons motivos para permanecerem confiantes – e isso inclui as franquias de TI.
Em momentos de crise econômica, muitas empresas enxergam em produtos e serviços oferecidos por franquias de tecnologia, uma saída para potencializar a gestão dos negócios, automatizar processos e reduzir custos adicionais.
➥ Busca franquias na área de TI? Confira nosso guia de tecnologia (com valores de investimento)
Grande parte dos modelos de negócio do segmento de Tecnologia da Informação atuam no modelo de microfranquia, e se posicionam no mercado como uma das melhores opções para se investir: unindo o potencial das microfranquias ao mercado aquecido do segmento. É o que informa a consultora do Grupo Soares Pereira & Papera (GSPP), Mônica Fernandes.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
“Os dois modelos mais comuns para investimento em franquias de TI são o de home based, que normalmente tem investimento mais barato, e o modelo de loja física, quando a franquia oferece serviços atrelados à venda ou aluguel de equipamentos de informática’’, comenta a especialista.
Mônica explica que o mercado relacionado às franquias de TI se encontra em plena expansão e, cada vez mais, é possível perceber um aumento na demanda por serviços de pequenas e médias empresas.
“Há um interesse das empresas de TI em atender as necessidades de empresas de diversos segmentos que estão geograficamente mais afastadas dos grandes centros. A melhor forma para isso é alcançar o mercado por meio de expansão via franchising”, afirma a consultora.
Com bons números de atuação e boa presença no mercado do país, investir em uma franquia de TI também se mostra como ótima opção para o empreendedor brasileiro. Para isso, Mônica aconselha que, antes de investir em uma franquia do segmento, é importante que o empreendedor conheça e goste de tecnologia.
Ainda segundo a consultora, este é um mercado de inovações constantes, que irá exigir do franqueado que esteja sempre antenado às tendências e lançamentos tecnológicos.
“O operador do negócio deverá ter um perfil bastante comercial, visto que em muitas das franquias, o papel do franqueado é apenas comercializar um software de gestão”, pondera.
As vantagens de se investir em uma franquia de TI estão nos números de um crescente mercado, em que cada vez mais as empresas se empenham em melhorar e se diferenciar no atendimento ao cliente.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de eletrônicos e informática cresceram 5% no primeiro semestre de 2017. O faturamento superou a marca de 2,3 bilhões de reais.
Um ponto que pode se travar como um desafio para o franqueado na área de TI é tentar convencer empresários de pequenas e médias empresas, que muitas vezes desenvolvem métodos de administração tradicionais, a investir e apostar em tecnologias para potencializar a gestão do negócio.
Opções de franquias de TI
A seguir, listamos algumas opções de franquias de TI, em diferentes nichos do mercado de tecnologia, para você conferir. Os dados de investimento são divulgados pela ABF ou pelas próprias empresas.