Imagine o cenário: você levanta pela manhã, toma café tranquilo, sem se preocupar com atrasos, e não precisa encarar o trânsito para chegar ao trabalho. Isso faz parte da rotina de quem faz home office – e você pode trazer essa realidade para seu dia a dia apostando em franquias para trabalhar em casa.
Abrir uma franquia em casa é uma proposta bastante atrativa. Primeiro, por conta do baixo investimento: operações home based são, geralmente, franquias baratas.
Trabalhar em casa elimina a necessidade de uma boa parte dos investimentos típicos de um ponto comercial. Nessa modalidade, não é preciso gastar com reformas ou compra de mobiliário, nem arcar com custos fixos mensais extras, como aluguel e conta de luz – afinal, essas serão as mesmas despesas da casa. Com isso, o investimento inicial na franquia cai consideravelmente e fica restrito à taxa de franquia, paga à franqueadora, e ao capital de giro, que é a reserva financeira do próprio franqueado.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Além da possibilidade de abrir uma franquia com pouco dinheiro, a modalidade home office também atrai empreendedores pela praticidade de trabalhar em casa. Nesse sistema, é possível ter mais flexibilidade de horários, o que permite conciliar o trabalho na franquia com outras atividades, seja passar mais tempo com a família ou mesmo um emprego formal.
A qualidade de vida é outra vantagem das franquias para trabalhar em casa. De acordo com a pesquisa “O futuro do trabalho”, realizada pelo Portal TD, Rock Content, Trello e Opinion Box, 61,5% dos profissionais acreditam que o trabalho remoto aumenta a qualidade de vida dos funcionários. Outro benefício apontado pelos entrevistados na pesquisa é o aumento da produtividade, citado por 56,2% dos profissionais.
Tudo isso tem aumentado o volume de pessoas que trabalham em casa. O home office é uma tendência global: segundo um estudo da empresa IWG, em uma escala mundial, 70% dos profissionais trabalham remoto pelo menos uma vez por semana. No Brasil, esse tipo de atuação também cresce e, de acordo com um levantamento do Ibope de 2018, 20% dos profissionais brasileiros fazem trabalho remoto.
No franchising, o trabalho home office também vem ganhando espaço. Com a crise econômica enfrentada pelo país nos últimos anos, várias franqueadoras buscaram manter a expansão lançando modelos de franquias baratas, o que, muitas vezes, surge em conjunto com a oportunidade de trabalhar em casa.
Como ter sucesso em franquias home based
Trabalhar em casa pode ser ótimo, mas não é para todo mundo. É preciso ter em mente que esse tipo de operação exige muito do empreendedor. Afinal, as distrações e tentações do ambiente doméstico são muito maiores do que em um escritório ou outro ponto comercial.
Para ter uma franquia de sucesso trabalhando home based é fundamental saber construir uma rotina saudável para o negócio, sem comprometer a produtividade. Uma boa dica é definir uma espécie de “banco de horas” para cumprir durante a semana, estabelecendo um compromisso de tempo para se dedicar exclusivamente ao trabalho na franquia mesmo sem fazer um horário fixo todos os dias.
Outra coisa importante é ter um local próprio para trabalhar. Separe um cantinho em casa para ser seu “escritório” – um lugar silencioso, confortável, com tudo o que precisa para trabalhar e no qual você consiga se concentrar nas tarefas profissionais. Isso vai ajudar não só no seu próprio processo de separar trabalho de momentos de lazer e outras atividades domésticas, mas também vai ajudar as outras pessoas da casa a perceberem quando você está trabalhando e não deve ser interrompido.
Lembre-se que a maior parte das franquias para trabalhar em casa são, também, franquias para trabalhar sozinho. Isso significa que você, como franqueado, é o maior responsável pelos resultados do negócio e que vai precisar dar conta de todas as atividades da franquia – desde atividades comerciais, como vendas, prospecção de clientes; até tarefas administrativas, como cuidar das finanças e burocracias; passando pela parte operacional, de colocar a “mão na massa”, que pode ser a prestação do serviço comercializado pela rede, por exemplo.
Outro desafio de franquias home office é que o franqueado pode acabar trabalhando em excesso. Isso também não é bom, visto que pode sobrecarregar o empreendedor. Aqui, a criação do banco de horas também pode ajudar a fixar os limites entre trabalho e descanso.
Além disso, as franquias home based também pedem uma atenção redobrada para ações de divulgação e marketing. Sem contar com um ponto comercial para atrair consumidores espontaneamente, é preciso trabalhar em campanhas de prospecção de forma constante para garantir que os negócios aconteçam. Dessa forma, investir em marketing local é muito importante.
Tipos de franquias para trabalhar em casa
Se você chegou até aqui decidido a investir em franquias para trabalhar em casa, uma boa notícia: há opções nessa modalidade em praticamente todos os segmentos do franchising. Com isso, fica muito mais fácil encontrar um negócio com o qual você realmente se identifique, além de multiplicar as oportunidades de investimento.
As franquias home based mais comuns são as que atuam na prestação de serviços. As possibilidades de franquias de serviços são muitas e se adequam a diferentes perfis de investidores. Há opções para quem deseja atuar em trabalhos “de escritório”, como serviços administrativos, financeiros, seguros, consultoria empresarial e planejamento tributário; e opções para quem busca serviços mais operacionais, como limpeza, manutenção, construção civil e reparos.
O setor de tecnologia também apresenta opções variadas para trabalhar em casa. Franquias de marketing digital, de software e assistências técnicas são bons exemplos.
Já quem busca por opções para atuar no varejo é possível apostar tanto em franquias de loja virtual quanto em redes que oferecem modelos de venda direta. Nesse sistema, o franqueado consegue trabalhar com um estoque de produtos reduzido ou mesmo sem estoque, no caso de lojas virtuais, o que reduz os custos do negócio.
Para escolher a melhor opção, vale pensar nos ramos com os quais você mais se identifica, nas necessidades e demandas da sua região e, também, no desempenho do setor, que pode ser um bom termômetro para tomar a decisão.
A escolha da franquia ideal deve levar em conta ainda o suporte disponibilizado pela franqueadora. Avalie como é feito o treinamento, se há canais de atendimento ao franqueado para esclarecer dúvidas, manuais operacionais e acompanhamento da franqueadora. Diferenciais como plataformas centralizadas para captação de clientes também podem falar mais alto na hora de selecionar uma franquia.
Conversar com outros franqueados, que também trabalhem em casa, e perguntar como funciona o relacionamento com a franqueadora na prática é fundamental. Aproveite o contato para perguntar sobre retorno, rotina de trabalho e aceitação do público consumidor.
Opções de franquias para trabalhar em casa
Agora que você já sabe tudo sobre franquias para trabalhar em casa, confira opções de redes que oferecem modelos de franquias home based, em diversos segmentos do franchising e com diferentes faixas de investimento.
Os dados de investimento foram informados pelas empresas ou são divulgados pela ABF.