O churros é um quitute queridinho dos brasileiros e, quem busca formas de atuar nesse mercado, encontra modelos de negócio de baixo investimento e alto potencial de retorno. É o caso da La Churreria Gourmet, rede em franca expansão.
Fundada em 2015 na cidade de Natal (RN), a La Churreria Gourmet nasceu como um food truck especializado na venda de churros. O primeiro mês de atuação do negócio superou as expectativas dos fundadores, consolidando a marca no mercado e conquistando o paladar dos consumidores.
A partir disso, a La Churreria Gourmet estruturou-se para expansão por franchising com modelo de franquia de baixo custo: para tornar-se franqueado da marca, o investimento é de 65 mil reais, com prazo de retorno a partir de 12 meses.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Para se destacar no segmento de alimentação, a La Churreria Gourmet aposta em conceito diferenciado na preparação e venda dos churros. A aposta na qualidade da receita dos churros, além das estratégias de atuação no mercado, garantiram a conquista de mercado da marca. Com conceito gourmet, os churros são preparados com massa diferenciada: os clientes experienciam maciez e leveza dos recheios, mantendo a crocância por fora.
A rede trabalha com seis opções de venda de churros, com variações de coberturas e recheios: churros brasileiro, espanhol, churros gourmet, quadradinhos de churros, churros gelatto (vendido junto com sorvete) e mini churros brasileiro.
A massa e os recheios são receitas próprias e exclusivas, feitas artesanalmente para manter o sabor caseiro, que é um dos grandes diferenciais da La Churreria Gourmet.
Franquia La Churreria Gourmet
Com investimento a partir de 65 mil reais, o interessado em uma franquia La Churreria Gourmet encontra três modelos para investimento: franquia de quiosque, loja ou container. O valor do investimento inicial inclui a taxa de franquia, capital de giro e máquinas.
A taxa de royalties é de 1,3 mil reais mensais, fixos. Já a taxa de publicidade fica em 500 reais mensais. A franqueadora recomenda que o empreendedor invista em divulgação na região em que a unidade será instalada. A rede também recomenda que o quiosque seja instalado em locais com grande fluxo de pessoas.
O retorno é atrativo: já no primeiro ano da franquia o faturamento médio mensal é previsto em 35 mil reais. A partir do segundo ano, essa estimativa passa a ser de 50 mil reais a 70 mil reais. A lucratividade fica entre 20% e 22%.
O sistema de franquias da La Churreria Gourmet foi estruturado com o objetivo de potencializar o sucesso dos franqueados e, ao mesmo tempo, o crescimento da rede. A franqueadora atua junto com empreendedor, fornecendo suporte completo para aspectos estratégicos e operacionais de cada unidade.
Em cidades de até 100 mil habitantes, a La Churreria Gourmet permite que o franqueado atue com exclusividade territorial. Em localidades com população superior a 100 mil habitantes, é analisado a necessidade de instalação de mais de uma unidade, de acordo como potencial do mercado local. A La Churreria Gourmet busca por empreendedores que apresentem perfil alinhado com o conceito da marca e se proponham a crescer junto à empresa.
Suporte e treinamento
A La Churreria Gourmet investe em treinamento, capacitação e desenvolvimento de forma contínua. O franqueado tem acesso a treinamentos iniciais e reciclagens, sempre que a franqueadora julgar necessário. O treinamento inicial acontece de forma presencial e o empreendedor entra em contato com informações e conteúdos relevantes para o sucesso do negócio.
O suporte operacional ao franqueado inclui atendimento às unidades de forma remota, por telefone, e-mail ou videoconferência, ou consultoria presencial, focada na melhora da performance da unidade franqueada.
Expansão em foco
Com foco em expansão pelo país, principalmente para as regiões Sul e Sudeste, a La Churreria Gourmet espera inaugurar 35 unidades franqueadas até o final de 2019.
Atualmente, são quatro unidades em Natal (RN) e uma em Mossoró (RN). A rede também conta com duas fábricas das massas de churros, instaladas em Natal e na cidade do Rio de Janeiro. A fábrica do Rio é uma das novidades da marca, projetada para atender às demandas de expansão no Sul e no Sudeste.
Para contribuir com os projetos de expansão, a La Churreria Gourmet tem a seu favor um mercado forte no Brasil. Inserida em um dos segmentos mais tradicionais do franchising brasileiro, as redes que trabalham com alimentação vivem bons momentos no país.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ano de 2018 foi momento de destaque para as franquias que atuam no segmento de alimentação, com registro de faturamento de mais de 45,8 bilhões de reais. E as franquias de doces, como a La Churreria Gourmet, têm um ótimo desempenho dentro deste segmento: em 2018, as redes de doces cresceram 13,17%, segundo a ABF.
Gostei muito dessa franquia