Mercado de franquias cresceu 6,9% em 2019

0
1576
mercado de franquias cresceu 2017
mercado de franquias cresceu 2017

Apesar dos desafios, 2019 foi um ano positivo para o franchising. O mercado de franquias brasileiro cresceu 6,9% em comparação com 2018, de acordo com balanço prévio divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além da alta no faturamento, o setor registrou um crescimento de 5,1% no número de unidades em operação e de 1,4% no número de redes de franquias.

Já o total de empregos diretos do franchising subiu 4,8%, chegando a 1,34 milhão. A estimativa da Associação é de que cada nova unidade de franquia inaugurada em 2019 gerou, em média, nove postos de trabalho formal.

Para a ABF, a melhora de indicadores como o Índice de Confiança Empresarial e o PIB contribuíram para o bom desempenho do franchising em 2019. A entrada de novas redes no mercado e abertura de unidades com novos modelos de negócio também impactaram o setor.

“2019 foi um passo importante para o reaquecimento da economia brasileira que teve início no fim de 2018. Nem por isso deixamos de encarar alguns desafios e os altos e baixos típicos de um período de recuperação. O setor mostrou sua solidez, expandindo sua base instalada, aprimorando sua eficiência, adequando seu mix de produtos e serviços de forma a atrair e reter um consumidor com renda ainda comprimida”, afirma André Friedheim, presidente da ABF, em nota divulgada à imprensa.

Quanto ao crescimento dos segmentos em 2019, os que mais se destacaram foram Casa e Construção e Comunicação, Informática e Eletrônicos.

Internacionalização de franquias

O movimento de internacionalização das franquias brasileiras continuou crescendo em 2019.

De acordo com o estudo consolidado da ABF, 163 redes de franquias nacionais contavam com operações em 107 países no ano passado. Em 2018, esse número era de 145 redes em 114 países.

O principal destino para as marcas brasileiras no exterior continua sendo os Estados Unidos, com 67 redes brasileiras. Em seguida, aparecem Portugal (44 redes), Paraguai (36), Bolívia (25) e Argentina (17).

As franquias de moda são as mais representativas na interiorização: 35 marcas do segmento atuam no exterior. Os segmentos de Saúde, Beleza e Bem Estar (32 marcas) e Alimentação (25 marcas) também se destacam nesse movimento.

O estudo da ABF aponta ainda que o Brasil continua sendo alvo de expansão para marcas estrangeiras. São 214 redes estrangeiras atuando no mercado brasileiro.

Essas marcas são originárias de 30 países, sendo a maioria dos Estados Unidos: 81 marcas são de origem estadunidense.

Projeções para 2020

Para 2020, a previsão da ABF é de que o franchising brasileiro continue crescendo, acompanhando a tendência de retomada econômica do país.

A projeção é que o setor feche com alta de cerca de 8% no faturamento em 2020.

O número de unidades deve apresentar crescimento de 6%, e o de redes pode subir 1%. Já para o número de empregos diretos do setor, a projeção é de um aumento de 6%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui