Mix Potato: franquia de alimentação barata, a partir de R$ 5 mil

0
878

Destaque no segmento de alimentação, atuação home based, modelo de negócio de boa rentabilidade e baixo valor de investimento: essas são as características da Mix Potato, rede de franquias de alimentação especializada em batatas recheadas.

A marca traz ao franchising um modelo inovador no setor de alimentação, no qual os franqueados atuam de dentro da própria casa e realizam os atendimentos via delivery. Com  mais de 140 unidades franqueadas espalhadas pelo país, a Mix Potato busca expansão pelo Brasil, além de focar na internacionalização da marca.

A fundação da Mix Potato teve como propósito transformar o segmento de franquias de alimentação. O empresário Ademir Carvalho, que já atuava no franchising desde 1999, criou a Mix Potato em 2005, na cidade de Votuporanga (SP), a partir do conceito da batata suíça. Ademir percebeu que a receita era comumente vendida em shopping centers, de forma gourmetizada e a preços mais elevados.

A proposta da Mix Potato era de penetrar no segmento de alimentação, com a venda das famosas batatas suíças pelas ruas das cidades, oferecendo produtos com preços justos. O início do negócio foi modesto: Ademir atuava em uma cozinha nos fundos de casa, e o atendimento era exclusivamente por delivery.

Com a grande aceitação do público e o sucesso da Mix Potato já sendo percebido, o empresário decidiu ampliar o modelo de negócio e abrir a primeira loja no interior de São Paulo. Logo nos primeiros meses, o constante faturamento indicou o sucesso do negócio, movimentando 60 mil reais por mês.

O intuito do empresário era projetar o modelo de negócio que já registrava sucesso em Votuporanga em outras cidades do país. Durante cinco anos, Ademir formatou a marca para iniciar a expansão por franchising, oferecendo aos clientes o melhor da batata suíça e, aos futuros franqueados, um modelo de negócio de fácil operação e bons rendimentos.

Em janeiro de 2011, o projeto de expansão saiu do papel e foi colocado em prática. Hoje, a marca está presente em 18 estados brasileiros, com mais de 140 franqueados.

Diferenciais no mercado

Com a batata recheada como carro chefe, a Mix Potato atua no segmento de alimentação oferecendo aos clientes lanches feitos com insumos de alta qualidade. O tempero é exclusivo, desenvolvido por fórmula própria.

Os franqueados atuam em um modelo de negócio de baixo custo de operação, com bom retorno de capital. A franqueadora garante suporte completo, e transferência de know-how de 15 anos de atuação no franchising brasileiros.

Outro diferencial é a garantia da franqueadora. A Mix Potato garante que o modelo de negócio apresenta baixo risco e, se em 12 meses o franqueado não recuperar o capital investido, a rede devolve 70% do valor da taxa de franquia.

Modelo de franquia Mix Potato

A Mix Potato trabalha com único modelo de franquia, com valor de investimento total de 5 mil reais. A modalidade é de home delivery, na qual os empreendedores trabalham em casa em horários fixos: das 19h às 23h30. O modelo permite que os franqueados conciliem a atuação na franquia com outros trabalhos.

Não há necessidade de ponto comercial, nem de arcar com custos de instalação: o franqueado pode utilizar a cozinha da própria casa, e os atendimentos são realizados via delivery.

É importante contar com uma equipe de dois a quatro funcionários, dependendo do volume de vendas. A franqueadora recomenda que esse trabalho seja realizado em família, o que permite reduzir ainda mais os custos operacionais e otimizar a rentabilidade do negócio.

O faturamento médio mensal da franquia gira em torno de 10 mil reais a 20 mil reais, com taxa de lucro de 25% a 35%. O prazo de retorno é curto, de três a 12 meses.

Suporte e treinamento

A franqueadora realiza treinamento presencial em uma de suas unidades com mais de três anos de operação. O treinamento tem duração de um a dois dias, e é direcionado ao franqueado e à equipe que atuará na nova unidade franqueada.

O suporte é remoto e diário, feito por Whatsapp, e-mail e pela central de atendimento ao franqueado. A rede ainda possibilita suporte presencial, caso o franqueado solicite uma visita.

A Mix Potato busca expansão por todo o território brasileiro e, também, para outros países: Estados Unidos, Portugal e Espanha estão na lista para o crescimento da rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui