Quais são os riscos de uma franquia?

0
1427
riscos de uma franquia
riscos de uma franquia

Abrir uma franquia pode ser muito vantajoso, porque essa é considerada uma forma mais segura e econômica do que empreender sozinho. Porém, como acontece em todos os tipos de negócio, também existem riscos para os quais os investidores devem estar preparados.

Afinal, o sucesso da unidade franqueada está atrelado a vários detalhes, como por exemplo, a aceitação do mercado, a concorrência, o mercado de atuação e até mesmo aos imprevistos, como aconteceu no Brasil em 2020, com a chegada da pandemia.

Sabendo disso, é muito importante entender quais são os riscos envolvidos em investir em uma franquia, não para que você desista de empreender, mas para que esteja melhor preparado para transformar desafios em oportunidades!

Riscos na abertura de uma franquia: quais são e como se proteger 

os riscos de uma franquia 03

Oscilações do segmento

Esse provavelmente é um dos principais medos de quem pensa em abrir uma empresa, e no franchising não é diferente.

O mercado de atuação realmente pode sofrer muitas oscilações – para cima ou para baixo – e os investidores precisam estar cientes disso.

Um bom exemplo foi o aconteceu com os setores de turismo e construção civil por conta da pandemia. Enquanto o primeiro teve uma queda drástica, devido ao isolamento social e ao fechamento das fronteiras, o segundo apresentou crescimento exponencial.

Em alguns casos, é impossível prever mudanças tão radicais e inesperadas. Mas uma forma de diminuir as chances de investir em uma franquia e, logo depois, ver o segmento no qual atua entrando em colapso é estar atento as tendências, conhecer muito bem quem é o seu público alvo e como ele está se comportando em relação ao mercado. Também ajuda muito se você se aliar à uma rede de franquias que demonstrou ter apoiado seus parceiros durante a crise.

Franqueadores despreparados

Outro risco que os franqueados podem perceber na hora de selecionar franquias é se deparar com franqueadores que não tenham uma boa estrutura para oferecer treinamento e suporte.

De acordo com Roberto Vautier, especialista em varejo da AGR Consultores, muitos franqueados fazem essa queixa e, infelizmente, é algo que pode impactar no sucesso da unidade. “Um problema sintomático de uma franquia com uma gestão pouco saudável é a falta de suporte ou a má qualidade dele aos seus franqueados”, explica.

Para que isso não aconteça com você, é muito importante pesquisar a fundo sobre o franqueador e conversar com outros franqueados para entender como é o relacionamento entre eles e as marcas.

Concorrência 

Roberto Vautier também sinaliza que um dos receios dos novos investidores é concorrer com outros franqueados que atuam nas mesmas regiões. E isso realmente pode ser um risco para o seu negócio.

A melhor forma de evitar uma competição direta, principalmente se eles pertencem à mesma rede de franquias que você, é escolher um franqueador que ofereça exclusividade de região para os seus parceiros.

Para isso, é interessante que o contrato de franquia mencione essa questão, inclusive delimitando qual é a área geográfica de atuação que o franqueado poderá explorar.

Não olhar para a realidade do seu negócio

Muitas pessoas trabalham somente sob a perspectiva da franqueadora – que certamente possui conhecimento e experiência -, mas também é necessário enxergar a sua realidade.

Mesmo que o franqueador tenha tido bons resultados com outras franquias, é fundamental criar previsões alinhadas com a sua localização, público da região, entre outros detalhes que podem ser decisivos no faturamento e no prazo de retorno da sua unidade.

Para o especialista em varejo, as pessoas devem ter cuidado com as promessas e expectativas do franqueador. “Não estou dizendo que todos os prazos são falsos, muito pelo contrário. Em teoria, esses prazos e números são definidos com base na experiência de outras unidades da rede, mas dependem das variáveis para alcançar os patamares e prazos que são divulgados”, aconselha Roberto Vautier.

5 dicas para minimizar os riscos de abrir uma franquia 

os riscos de uma franquia 02

Agora que você já entendeu quais são os principais pontos de atenção na hora de se tornar um franqueado, confira algumas dicas extras que podem te ajudar a fugir desses riscos e maximizar as suas chances de sucesso.

Escolha criteriosamente a franqueadora

Você deve ter percebido que muitos riscos de uma franquia podem ser minimizados se você escolher uma rede competente, com uma estrutura sólida e que ofereça benefícios significativos para os investidores.

Para isso, pesquise bastante sobre a marca, avalie as exigências dela, conheça sua trajetória e seus princípios ético e verifique, na prática, como é o suporte prestado aos franqueados.

“Para minimizar o risco de trabalhar com uma franquia que apresente ineficiência em seu suporte, cheque se existe uma equipe dedicada para prestar suporte as franquias e questione qual o plano de aumento da equipe de acordo com o crescimento da empresa em unidades franqueadas”, explica Vautier.

Leia com atenção a COF (Circular de Oferta de Franquia)

A COF é um documento que determina as condições gerais da parceria, incluindo os aspectos legais e financeiros para abertura de uma nova unidade, além dos direitos e dos deveres do franqueado e do franqueador.

Por isso, é ideal que o empreendedor leia a COF com muita atenção para evitar surpresas. Se tiver dúvidas, não hesite: fale com a franqueadora e conte com a ajuda de um advogado para interpretar cláusulas e detalhes que talvez não estejam tão claros para você.

Estude o mercado no qual está ingressando

Busque referências em relação às franquias e marcas que já atuam no mesmo mercado que você está pensando em ingressar para entender melhor quais são os desafios e as oportunidades no seu nicho.

Neste estudo, vale a pena analisar se as marcas do setor tiveram crescimento nos últimos anos, quais são as principais redes em atuação, se os franqueados conseguiram abrir novas unidades recentemente, etc.

Se possível, converse com os franqueados das marcas que está analisando e pergunte se as expectativas deles foram atingidas.

Ainda não escolheu sua franquia? Confira essa lista de franquias baratas e de sucesso. São redes que têm mais de 250 unidades e um histórico de sucesso no franchising. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui